Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Produtos Educacionais

2023
Linha de Pesquisa 1 – Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
Turma 8 Título dos Produtos Educacionais
Darlan Pacheco Silva PROPOSTA DE DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA
Edvânia Souza Sena Coelho GUIA DIDÁTICO PRÁTICO: Sugestões para escolha dos Livros Didáticos com perspectivas investigativas
Luciana Pereira de Souza ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA MINUTA DE PROJETO DE LEI: Instituir a Política de Educação Física na Rede Municipal de Ensino
Luciene Rosa Santos Carvalho ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma proposta para a formação humana e social
Vanessa Pinheiro de Oliveira Gomes Marinho A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões e ações docentes
Vivian Santos Gomes O TRABALHO PEDAGÓGICO E O CURRÍCULO HISTÓRICO-CRÍTICO
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
   
Linha de Pesquisa 2 – Políticas Educacionais e Gestão Escolar
Alexandra Alves dos Santos PLANO DE AÇÕES DE FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ CABRÁLIA-BA
Fabrícia dos Santos Dantas
MARIA NGELA: a professora que fazia poesias
Flordeni Santos Matos Freitas DA ESCOLA COMERCIAL DE ILHÉUS AO CEEP ÁLVARO MELO VIEIRA: imagens e documentos que contam uma história
Franciele Brito Barbosa QUEM DÁ AS CARTAS NO JOGO DA POLÍTICA? Uma análise sobre representatividade de mulheres negras com estudantes do ensino médio
Gabriela Jesus de Amorim O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA: diretrizes para uma proposta de formação continuada
Iure Alcântara dos Santos Barros CURTA-METRAGEM: O legado do Colégio Central da Bahia para a História da Educação via arquivo escolar
Josiane Santa Inês Soares PLANO DE AÇÃO PARA ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO NO TERRITÓRIO DO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA
2022
Linha de Pesquisa 1 – Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
Turma 7 Título dos Produtos Educacionais
Augusta Maria Fontes Veloso PODCAST PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: guia digital para desenvolvimento dos processos de alfabetização linguística, tecnológica e científica.
Fábio Vasconcelos Araújo PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA
Geisa Fideles dos Santos SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO: Dinâmicas demográficas e as relações socioespaciais
Heidi Sirlei e Oliveira Lima SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES: a Língua Inglesa na Educação Infantil
Juciene Dias da Luz SEQUÊNCIA DIDÁTICA: uma proposta de leitura compartilhada nos anos finais do Ensino Fundamental
Katiussia Araújo Amaral SUGESTÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DOS ESPORTES
Lilian Cristina Fonseca Menezes GUIA DE ORIENTAÇÕES À COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO NOVO ENSINO MÉDIO
Luana Santos Melo UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR PARA A ÁREA DE
LINGUAGENS
Marilu dos Santos Borba PRÁTICAS DE ENSINO NA ÁREA DE LINGUAGENS: um estudo de caso na educação hospitalar em Itabuna - Sul da Bahia
Maurício Santana ABRINDO “ARMÁRIOS” DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA
Patrícia Santos de Carvalho A COMUNICAÇÃO COMO UMA PRÁTICA EPISTÊMICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: compartilhando saberes
Sinara Bomfim Ribeiro FORMAÇÃO E CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Linha de Pesquisa 2 – Políticas Educacionais e Gestão Escolar
Gabriela Anastácio de Oliveira Lima PROGRAMA DE SOCIOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO
BÁSICA
João José dos Santos MUSEU VIRTUAL: intelectuais negros/negras para a sala de aula
Laiana Porto do Nascimento PLANO DE AÇÕES COLABORATIVAS PARA O APERFEIÇOAMENTO DA
IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA
DE AVALIAÇÃO BAIANO DE EDUCAÇÃO (SABE): uma construção coletiva com as coordenadoras pedagógicas das escolas de Ensino
Médio do Município de Itabuna-BA
Laiana de Oliveira Foeppel Dias PLANO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES/AS DA
EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO
Patrícia Silva Lima GESTÃO ESCOLAR: uma análise das práticas à luz da qualidade da educação na rede municipal de Teixeira de Freitas-Bahia
Sérgio Santos Ribeiro PLANO DE AÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO COLÉGIO ALMAKAZIR GALLY GALVÃO
Sônia Valéria Barbosa de Oliveira MEMÓRIAS DA PANDEMIA DE COVID -19 2020/2021: Registros da Comunidade Escolar do Colégio Estadual Carneiro Ribeiro / Uruçuca - Bahia
Stephanie Santana Oliveira PLANO DE AÇÕES COLABORATIVAS DE FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE ILHÉUS-BA
Talita Oliveira Duarte PRODUTO EDUCACIONAL PRINCÍPIOS NORTEADORES PARA CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA POLÍTICO PEDAGÓGICA DO NTM/Itabuna
Walter de Alcântara Filho CIBERPROFESSOR: seu espaço colaborativo em rede
   
2021
Linha de Pesquisa 1- Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
Turma 6 Título dos Produtos Educacionais
Adriana Vitória Cardoso Lopes O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Proposições para a Organização da Prática Pedagógica na Educação Profissional
Carla Conceição do Vale Silva REESCRITA TEXTUAL: algumas orientações
Catarina Oliveira Franco de Mendonça MANUAL CAIXA SENSORIAL: recurso para a estimulação de habilidades em alunos com autismo
David Raniére Bastos Magalhães O ESTUDO DO MEIO NA VILA CACHOEIRA EM ILHÉUS-BAHIA
Fabricia Zanelato Bertolde CADERNO PEDAGÓGICO COM ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DO (A) ALUNO(A) (A) COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Fátima Santa Fé Borges DIÁRIO PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
Katiúscia Pereira da Silva Anjos JOGOS MATEMÁTICOS NO CONTEXTO HOSPITALAR: orientações teóricas e práticas
Natalice Ferreira dos Santos CADERNO DIDÁTICO PARA UM NOVO QUADRO DA "VIRADA PRAGMÁTICA"
Linha de Pesquisa 2 - Políticas Educacionais e Gestão Escolar
Andrea Cunha Meireles PROJETO RODAS DE CONVERSA: o Grêmio Estudantil Costa do Cacau conversa com escolas da região
Cristina Verônica Santos Novaes SEMINÁRIO INTERNO ON-LINE: formação continuada para analistas universitários da UESC
Inaiara Alves Rolim PLANO DE FORMAÇÃO PARA JUVENTUDE DO CAMPO
José Feliciano dos Santos PLANO DE AÇÃO DOS(AS) PROFESSORES(AS), COORDENADORES(AS) E GESTORES(AS) DO COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSOR ÁLVARO HENRIQUE SANTOS DE PORTO SEGURO/BA
Líbia de Araújo Pereira REDE COLABORATIVA DO PROJETO E-NOVA EDUCAÇÃO
Marciléa Melo Alves Lima PRODUTO EDUCACIONAL: Plano de Formação Continuada para Profissionais da Educação Infantil
Sandra Silva Santos Batista PLANO DE AÇÃO DE FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE UNA-BAHIA
2019
Linha de Pesquisa 1- Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
Turma 5 Título dos Produtos Educacionais
ANDHIARA LEAL ANTUNES OLIVEIRA
MARIA ELIZABETE SOUZA COUTO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: repensando a escolha do livro didático nas turmas de alfabetização
CRISTIANE DE SOUZA LEAL VENTURIN
ADRIANE LIZBEHD HALMANN
CATÁLOGO ALIMENTAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR
DEISE FIGUEIREDO DOS SANTOS
LUCIANA FERREIRA DO NASCIMENTO
LUCIANA SEDANO
SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA: a transformação da matéria na natureza EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
JAILTON DOS REIS SANTOS FEITOSA
MARIA ELIZABETE SOUZA COUTO
POR UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CONTEXTUALIZADA
LARISSA CAFÉ DE OLIVEIRA E LACERDA
CRISTIANO DE SANT'ANNA BAHIA
RECOMENDAÇÕES PARA O TRABALHO COM OS ALUNOS SURDOS: relações entre os professores e intérpretes educacionais
RAFAEL GAMA MOREIRA
JEANES MARTINS LARCHERT
GRUPO FOCAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
VERBENIA ALMEIDA SANTOS
VIVIANE BRICCIA
ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO: INVESTIGAR E PARTILHAR SABERES. Orientações pedagógicas
Linha de Pesquisa 2 - Políticas Educacionais e Gestão Escolar
ANA PAULA QUEIROZ DE ARAÚJO SANTANA
ELIS CRISTINA FIAMENGUE
HISTÓRIAS DE VIDA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO BARROSO CAMAMU-BAHIA
ELIOENAI SANTOS DE SANTANA FARIAS
EMILIA PEIXOTO VIEIRA
PLANO DE AÇÃO DOS CONSELHEIROS DE EDUCAÇÃO DE ITABUNA/BA
GEANE SILVA DOS SANTOS DE ANDRADE
CÂNDIDA MARIA SANTOS DALTRO ALVES RACHEL DE OLIVEIRA
TECENDO DIÁLOGOS FORMATIVOS NA CRECHE
JACIARA DE SOUZA SANTOS
EMILIA PEIXOTO VIEIRA
PLANO DE AÇÃO DE FORTALECIMENTO E ESTUDO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DE UBAITABA-BA
JOSE VICENTE D'ÁVILA CASSIMIRO
EMILIA PEIXOTO VIEIRA
ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO COM ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
LIZANDRA SILVA LIMA
JOSEFA SÔNIA PEREIRA DA FONSECA
PLANO DE AÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR FRENTE À APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA À LUZ DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM DOS EGRESSOS DE 2018 DO 2º, 3º E 4º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
NAYARA BITENCOURT ANDRADE OLIVEIRA PINHEIRO
CÂNDIDA MARIA SANTOS DALTRO ALVES RACHEL DE OLIVEIRA
RELICÁRIO DE BRINCADEIRAS
VALERIA PRAZERES DOS SANTOS
ARLETE RAMOS DOS SANTOS
PROPOSTA DE FORMAÇões PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA CRÍTICA
2018
Turma 4
Linha de Pesquisa 1- Alfabetização e Práticas Pedagógicas
JANUSIA SOUZA AQUINO
LÚCIA FERNANDA PINHEIRO COIMBRA BARROS
CADERNO DIDÁTICO-LITERÁRIO:
A ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA EM DIFERENTES NÍVEIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM TRAJETO DE (DES) ENCANTAMENTO?
THAYS SANTOS COSTA
LÚCIA FERNANDA PINHEIRO COIMBRA BARROS
CICLO DE ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS
Linha de Pesquisa 2 - Políticas Educacionais
MARICÉLIA DE SOUZA PEREIRA MOREIRA
EMILIA PEIXOTO VIEIRA
REGULAMENTA A ELEIÇÃO PARA DIRETOR (A) E VICE-DIRETOR (A) EM COARACI/BA (minuta)
SARAH SANTANA NASCIMENTO
EMILIA PEIXOTO VIEIRA
GUIA DIDÁTICO INCLUSÃO ESCOLAR
2017
Turma 3
Linha de Pesquisa 1- Alfabetização e Práticas Pedagógicas
DÉBORA PEREIRA DOS SANTOS
JEANES MARTINS LARCHERT
PROPOSTA DIDÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR PARA UMA CLASSE MULTISSERIADA
DORA MÔNICA ALVES DE ARAÚJO
ADRIANE LIZBEHD HALMAN
FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO ESCOLAR
ELIONAI FERNANDES DA SILVA
VIVIANE BRICCIA
AC E ALFABETIZAÇÃO LINGUÍSTICA: estabelecendo relações através do gênero textual relato de experimento científico
Linha de Pesquisa 2 - Políticas Educacionais
CÁTIA REGINA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
RAIMUNDA ALVES MOREIRA DE ASSI
DE SETEMBRO A SETEMBRO: EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ATITUDE EMANCIPATÓRIA
LUCIENE ROCHA SILVA
ARLETE RAMOS DOS SANTOS
PROPOSTA DE RESOLUÇÃO QUE DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES EDUCACIONAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
MAIUSA FERRAZ PEREIRA SANTOS
JOSEFA SÔNIA PEREIRA DA FONSECA
ESTRATÉGIAS DO IFBA-CAMPUS EUNÁPOLIS PARA DIRIMIR A EVASÃO E REPROVAÇÃO ESCOLAR NA INSTITUIÇÃO