Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Estrutura Curricular

Matriz curricular  (Regimento Interno n.11/2024)

De acordo com a Resolução CONSEPE nº.11/2024, a estrutura curricular será composta de disciplinas obrigatórias (núcleo comum), eletivas e atividades obrigatórias.

I - Atividades Obrigatórias para Mestrado e Doutorado

  1. Seminário Interno de Pesquisa I e II.
  2. Exame de Qualificação.
  3. Trabalho Final de Conclusão de Curso (Dissertação para Mestrado e Tese para Doutorado).
  4. Atividade Integradora de Educação (somente para o Doutorado).
  5. Estágio Docência (somente para o Doutorado)

II - Número de créditos exigidos
37 (trinta e sete) créditos, em disciplinas, incluindo os créditos correspondentes à dissertação, para o Mestrado, e 56 (cinquenta e seis) créditos correspondentes à tese, incluindo os 4 créditos da Atividade Integradora de Educação, para o Doutorado.

III - Duração do curso
Máximo de 24 (vinte e quatro) meses, para o Mestrado; máximo de 48 (quarenta e oito) meses para o Doutorado.

A integralização curricular tomará por base o sistema de crédito/hora, na equivalência de cada 1 crédito corresponder a 15 horas de atividades teóricas, a 30 horas de atividades práticas ou a 45 horas de atividades de campo.

O Colegiado deverá ofertar disciplinas suficientes para que a/o mestranda/o ou doutoranda/o possa integralizar os créditos no máximo até seis meses do prazo de integralização do curso.

IV Créditos – Disciplinas obrigatórias e optativas para Mestrado e Doutorado

Estrutura Curricular do Mestrado

DISCIPLINAS / ATIVIDADES

Caráter

C/H

Créditos

NÚCLEO COMUM

Políticas Públicas em Educação

OB

60

4

Currículo e Formação Docente

OB

60

4

Prática de Pesquisa I

OB

60

4

Prática de Pesquisa II

OB

45

3

Prática de Pesquisa III

OB

45

3

Prática de Pesquisa IV

OB

45

3

LINHA DE PESQUISA 1:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS E/OU ELETIVAS

Organização da Prática Pedagógica e a Docência

OB

60

4

Ciclos de Desenvolvimento Profissional Docente

OB

60

4

Docência, Poder e Diversidade

OB

60

4

 

 

 

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO

Infâncias, Crianças, Educação Infantil e Territorialidade

OP

60

4

Produção Escrita Acadêmica

OP

60

4

Cotidiano e Educação

OP

60

4

Abordagens contemporâneas da Educação

OP

60

4

Indicadores sociais e Avaliação de Sistemas Educacionais

OP

60

4

Cultura Escolar e História da Educação

OP

60

4

Pedagogias das conexões: narrativas digitais, cotidianos educativos e interseccionalidades

OP

60

4

Formação Continuada de Professores

OP

60

4

Movimentos Sociais, Educação do Campo e Formação Humana

OP

60

4

Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores

OP

60

4

Alfabetização Científica em sala de aula: conceitos e práticas

OP

60

4

Organização e Gestão Escolar

OP

60

4

Gestão dos Espaços Públicos e Relação com a Comunidade

OP

60

4

Princípios e Práticas Investigativas em Alfabetização

OP

60

4

 

 

 

 

LINHA DE PESQUISA II:
POLÍTICAS, CULTURAS E EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS /ELETIVAS

Mídias e Tecnologias no cotidiano escolar

OB

60

4

Financiamento da Educação e a Escola

OB

60

4

Políticas Públicas Educacionais e Diversidade Cultural

OB

60

4

 

 

 

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO

Infâncias, Crianças, Educação Infantil e Territorialidade

OP

60

4

Produção Escrita Acadêmica

OP

60

4

Cotidiano e Educação

OP

60

4

Abordagens contemporâneas da Educação

OP

60

4

Indicadores sociais e Avaliação de Sistemas Educacionais

OP

60

4

Cultura Escolar e História da Educação

OP

60

4

Pedagogias das conexões: narrativas digitais, cotidianos educativos e interseccionalidades

OP

60

4

Formação Continuada de Professores

OP

60

4

Movimentos Sociais, Educação do Campo e Formação Humana

OP

60

4

Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores

OP

60

4

Alfabetização Científica em sala de aula: conceitos e práticas

OP

60

4

Organização e Gestão Escolar

OP

60

4

Gestão dos Espaços Públicos e Relação com a Comunidade

OP

60

4

Princípios e Práticas Investigativas em Alfabetização

OP

60

4

Total 555 horas / 37 créditos de disciplinas


OB - Obrigatória; OP - Optativa.
Estrutura Curricular do Doutorado

DISCIPLINAS / ATIVIDADES

Caráter

C/H

Créditos

NÚCLEO COMUM

Políticas Públicas Em Educação

OB

60

4

Currículo e Formação Docente

OB

60

4

Seminário de Tese I

OB

60

4

Seminário de Tese II

OB

60

4

Pesquisa Orientada I

OB

60

4

Pesquisa Orientada II

OB

60

4

Pesquisa Orientada III

OB

60

4

Pesquisa Orientada IV

OB

60

4

Pesquisa Orientada V

OB

60

4

Pesquisa Orientada VI

OB

60

4

LINHA DE PESQUISA 1:
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS /ELETIVAS

Organização da Prática Pedagógica e a Docência

OB

60

4

Ciclos de Desenvolvimento Profissional Docente

OB

60

4

Docência, Poder e Diversidade

OB

60

4

 

 

 

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO

Infâncias, Crianças, Educação Infantil e Territorialidade

OP

60

4

Produção Escrita Acadêmica

OP

60

4

Cotidiano e Educação

OP

60

4

Abordagens contemporâneas da Educação

OP

60

4

Indicadores sociais e Avaliação de Sistemas Educacionais

OP

60

4

Cultura Escolar e História da Educação

OP

60

4

Pedagogias das conexões: narrativas digitais, cotidianos educativos e interseccionalidades

OP

60

4

Formação Continuada de Professores

OP

60

4

Movimentos Sociais, Educação do Campo e Formação Humana

OP

60

4

Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores

OP

60

4

Alfabetização Científica em sala de aula: conceitos e práticas

OP

60

4

Organização e Gestão Escolar

OP

60

4

Gestão dos Espaços Públicos e Relação com a Comunidade

OP

60

4

Princípios e Práticas Investigativas em Alfabetização

OP

60

4

LINHA DE PESQUISA 2:
POLÍTICAS, CULTURAS E EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS /ELETIVAS

Mídias e Tecnologias no cotidiano escolar

OB

60

4

Financiamento da Educação e a Escola

OB

60

4

Políticas Públicas Educacionais e Diversidade Cultural

OB

60

4

 

 

 

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO

Infâncias, Crianças, Educação Infantil e Territorialidade

OP

60

4

Produção Escrita Acadêmica

OP

60

4

Cotidiano e Educação

OP

60

4

Abordagens contemporâneas da Educação

OP

60

4

Indicadores sociais e Avaliação de Sistemas Educacionais

OP

60

4

Cultura Escolar e História da Educação

OP

60

4

Pedagogias das conexões: narrativas digitais, cotidianos educativos e interseccionalidades

OP

60

4

Formação Continuada de Professores

OP

60

4

Movimentos Sociais, Educação do Campo e Formação Humana

OP

60

4

Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores

OP

60

4

Alfabetização Científica em sala de aula: conceitos e práticas

OP

60

4

Organização e Gestão Escolar

OP

60

4

Gestão dos Espaços Públicos e Relação com a Comunidade

OP

60

4

Princípios e Práticas Investigativas em Alfabetização

OP

60

4

Total 840 horas / 56 créditos de disciplinas + Estágio Docência


OB - Obrigatória; OP - Optativa.
A execução dos cursos guardará estreita observância ao Regulamento Geral da Pós-Graduação da UESC, ao Regimento Interno do Programa n.11/2024 e às normas aprovadas pelo Colegiado dos cursos.