PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Objetivos

Geral
O principal objetivo do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação – é formar mestras/es e doutoras/es, pesquisadores críticos na busca de soluções para problemáticas do contexto educacional, por meio da pesquisa de natureza interventiva, comprometidas/os com o processo de desenvolvimento da sociedade brasileira e suas diferentes especificidades socioculturais, pela articulação da investigação científica com a prática educativa, em uma perspectiva de formação docente promotora do reconhecimento das culturas e da diversidade. Formar mestras/es e doutoras/es, profissionais da educação, tendo em vista o papel que exercem nos sistemas educacionais, com o compromisso com a docência e a gestão em suas particularidades, complexidade e com a aprendizagem e, consequentemente, que exerçam sua capacidade de transformação da realidade, utilizando, na realidade que estão inseridos, a aplicação do conhecimento produzido embasado no rigor metodológico, nos fundamentos científicos e tecnológicos.
Específicos
  • I - Formar profissionais que, contribuam para a construção de soluções em torno de problemas educacionais, em diferentes esferas de atuação, com vistas ao desenvolvimento do território local, regional e nacional.

  • II - Contribuir à formação das/os profissionais da educação, fundamentada em princípios teórico-metodológicos, nos fundamentos científicos e tecnológicos, em que valorizem a experiência profissional e a articulação entre teoria e prática, que conjuguem a atitude investigativa, o exercício de uma prática inovadora e de excelência na docência e na gestão educacional, a fim de provocar mudanças no processo de práticas pedagógicas, alfabetização e da gestão escolar numa perspectiva crítica e, com isso, contribuir para a elevação da qualidade da educação básica com vistas ao desenvolvimento local e regional.

  • III - Formar mestras/es e doutoras/es que estejam alinhadas/os e conscientes da importância do exercício democrático e da educação como prática libertadora e conscientizadora, abarcando as discussões e propostas de ações que reconheçam e valorizem as culturas tradicionais da região Sul da Bahia, bem como as questões étnico- raciais, de gênero, sexualidade com vistas ao desenvolvimento do território local, regional e nacional.

  • IV - Desenvolver ações junto à comunidade da região, por meio de desenvolvimento de pesquisa de natureza interventiva, que reconheçam e valorizem as culturas tradicionais, bem como as questões étnico-raciais, de gênero, sexualidade com vistas ao desenvolvimento do território local, regional e nacional.

 

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