Área concentração - territórios educacionais: diversidade, política e práticas pedagógicas
Investigação Científica sobre os espaços de produção educacional - instituições, sujeitos e práticas - que envolvem a dinâmica social das ações pedagógicas projetadas e construídas em relação aos contextos econômicos, políticos, sociais, históricos e culturais. Produção de conhecimento decorrente da interlocução do território com a diversidade, as culturas escolares, as políticas, os sujeitos, as formações e aprendizagens dos/as profissionais da Educação Básica.
Linhas de Pesquisa | Descrição |
Linha 1 - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas |
Estudos de natureza teórica e empírica, abrangendo os territórios educacionais em seus contextos: cultural, histórico e social, bem como as possibilidades de orientações e ações didático-pedagógicas, da alfabetização às diversas áreas de conhecimento. A construção da identidade do professor, em sua formação inicial, continuada, e trajetória e desenvolvimento profissional, como produtor de conhecimento, tendo a formação e a organização da prática pedagógica como elementos estruturantes da relação ensino e aprendizagem. |
Linha 2 - Políticas, Culturas e Educação Democrática |
Estudos sobre projetos e ações políticos, sociais, históricos e culturais sob a perspectiva das Ciências da Educação articulados às demandas dos territórios educacionais. Estudos sobre Estado, Educação e Sociedade. Educação como processo de construção social democrática, em atenção à diversidade, compreendida nas dimensões de classe, raça, gênero e espaço social, na qual se articulam imposições econômicas e simbólicas decorrentes da participação dos sujeitos da educação. |