PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Grupos de Estudo e Pesquisa

O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil – CNPq, constitui-se no inventário dos grupos de pesquisa científica, tecnológica e inovadora em atividade no País. O PPGE reune docentes líderes de Grupos de Pesquisa, conforme registro CNPq, que contribuem para o exercício permanente de atividades de pesquisa e/ou inovação na instituição UESC.

Grupo de Pesquisa

Líderes

 Eixos das Linhas

Docentes PPGE participantes

Estudos do Atlântico e da Diáspora Africana

Flávio Gonçalves dos Santos

  1. Experiência da Diáspora Africana: Identidade, Cultura e Sociedade
  2. Experiências Atlânticas: Economia, Política e Sociedade

Elis Cristina Fiamengue

Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo - GEPEC

Celi Nelza Zulke Taffarel

Marize Souza Carvalho

 

  1. Teoria Marxista, Pedagogia Histórico-Critica da Produção do Conhecimento em Educação do Campo
  2. Teoria Marxista, Pedagogia Histórico-Critica do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo
  3. Teoria Marxista, Pedagogia Histórico-Critica em Formação de Professores
  4. Teoria Marxista, Pedagogia Histórico-Critica em Políticas Públicas na Educação do Campo

Celi Nelza Zulke Taffarel

Grupo de Estudo e Pesquisa em Comunicação e Educação – GEPECE

Antônio Nolberto de Oliveira Xavier

Lívia Andrade Coelho

  1. Arte Educação e Folkcomunicação
  2. Educomunicação e Mídia Educação
  3. Novas Tecnologias em Educação e Educação para os Meios

Lívia Andrade Coelho

Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Pedagógicas e a Docência – GEPED

Luciana Sedano de Souza

  1. Didática e Organização da Prática Pedagógica
  2. Ensino de Ciências
  3. Formação de professores

Luciana Sedano de Souza

Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Humana e Educação Física – GEPEFEF

Tiago Nicola Lavoura

  1. Educação Física, Educação Escolar e Sociedade

Tiago Nicola Lavoura
Celi Nelza Zulke Taffarel

Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade - GEPEMDECC

Arlete Ramos dos Santos

  1. Educação Popular, Movimentos Sociais e Educação de Jovens e Adultos
  2. Juventudes e Educação
  3. Movimentos sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade
  4. Políticas públicas educacionais e Relações étnico-raciais

Arlete Ramos dos Santos

Grupo de Pesquisa Ciberxirè: redes educativas, juventudes e diversidade na cibercultura

Luzineide Miranda Borges

Mille Caroline Rodrigues Fernandes

  1. Feminismos e Negritudes nas redes sociais digitais
  2. Formação de Professores e redes educativas no contexto da cibercultura
  3. Juventudes, Educação e Trabalho: identidades culturais, econômicas e étnicas na cibercultura

Luzineide Miranda Borges

Grupo de Pesquisa em Alfabetização Científica - GRUPAC

Viviane Briccia do Nascimento

  1. Alfabetização Cientifica  
  2. Ensino de Ciências por Investigação
  3. Formação de Professores de Ciências

Viviane Briccia do Nascimento
Luciana Sedano de Souza

Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar e Esporte

Cristiano de Sant’anna Bahia

  1. Formação Continuada e permanente dos professores de Educação Física
  2. Pedagógica do Esporte e Prática pedagógica da Educação Física Escolar

Cristiano de Sant’anna Bahia

Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação – GRUPPHED

Cíntia Borges de Almeida

Marcelo Gomes da Silva

  1. Instituições, Intelectuais e Experiências de Educabilidade      
  2. Trajetória, sociabilidade e história da profissão docente
  3. População negra na Bahia: História da Educação e Ensino de História  

Cíntia Borges de Almeida
Marcelo Gomes da Silva
Cristiane Batista da Silva Santos
Ilka Miglio de Mesquita

LEPEL - Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer

Celi Nelza Zulke Taffarel

Joelma de Oliveira Albuquerque

  1. Teoria Marxista, Pedagogia Histórico-Critica e Abordagem Critico-Superadora da Produção do Conhecimento em Educação Física, Esportes e Lazer
  2. Teoria Marxista, Pedagogia Histórico-Critica e Abordagem Critico-Superadora do Trabalho Pedagógico
  3. Teoria Marxista, Pedagogia Histórico-Critica e Abordagem Critico-Superadora em Formação de Professores
  4. Teoria Marxista, Pedagogia Histórico-Critica e Abordagem Critico-Superadora em Políticas Públicas de Educação Física, Esporte e Lazer.

Celi Nelza Zulke Taffarel

Núcleo de Pesquisa em Políticas Educacionais, Educação e Geografia – NUPEGeo

Humberto Cordeiro Araujo Maia

Joseane Gomes de Araújo

  1. Formação de Professores de Geografia e Políticas Educacionais
  2. Geografia e Educação: currículo, práticas de ensino e materiais didáticos

Humberto Cordeiro Araujo Maia

Políticas Públicas e Gestão Educacional – PpeGE

Emilia Peixoto Vieira

Maricélia de Souza Pereira Moreira

  1. Formação de Professores 
  2. Políticas Públicas em Educação    
  3. Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas

Emilia Peixoto Vieira

Portal do Bicentenário

Cíntia Borges de Almeida

Aléxia Pádua Franco

  1. Portal do Bicentenário - 200 anos de Escolas Públicas no Brasil
  2. Portal do Bicentenário - 200 anos de Escolas Públicas no Centro-Oeste
  3. Portal do Bicentenário - 200 anos de Escolas Públicas no Nordeste
  4. Portal do Bicentenário - 200 anos de Escolas Públicas no Norte
  5. Portal do Bicentenário - 200 anos de Escolas Públicas no Sudeste
  6. Portal do Bicentenário - 200 anos de Escolas Públicas no Sul

Cíntia Borges de Almeida
Marcelo Gomes da Silva
Cristiane Batista da Silva Santos
Ilka Miglio de Mesquita


 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web