PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Inserção Social

O Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação - PPGE faz parte de uma política da Universidade Estadual de Santa Cruz de capacitação e formação docente continuada em áreas estratégicas e críticas para o desenvolvimento da região. A interação com a Região acontece na medida em que estamos presentes, enquanto cursos de Pós-graduação (mestrado profissional e doutorado profissional) nas escolas, nas redes de ensino na área de abrangência da UESC, bem como em outras instituições educativas articuladas à Educação Básica
Há que se fazer referência ao processo de seleção de novas turmas, em que o Programa tem registrado candidatas/os residentes em grande parte do território baiano. As 09 (nove) turmas concluídas até 2024, foram constituídas por alunas/os dos seguintes municípios: Ilhéus, Itabuna, Canavieiras, Itamaraju, Itajuípe, Itacaré, Gandú, Teixeira de Freitas, Aurelino Leal, Bom Jesus da Lapa, Coaraci, Maraú, Barra Grande, Camacâ, São José da Vitória, Ubaitaba, Porto Seguro, Buerarema, Ibirataia, Ipiaú, Itajú do Colônia, Itapitanga, Jequié, Uruçuca, Jitaúna, Una, Santa Cruz de Cabrália, Eunapólis, Valença, Vitória da Conquista, Itapetinga, Salvador, Serra do Ramalho, Feira de Santana, Nilo Peçanha, Gongogi. Além disso, registramos nossa primeira internacionalização, com a formação de discente de Moçambique. Nesse sentido, registramos a presença de professores como discentes do Curso representando uma parcela da Educação dos municípios da região.

Para o Programa, o desenvolvimento profissional docente de mestrandas/os e doutorandas/os exerce papel essencial proporcionando a problematização de problemas nevrálgicos da educação pública. O Programa potencializa a inserção social ao adentrar em escolas, secretarias de educação, instituições educativas articuladas à Educação Básica da região com propostas de pesquisa implicadas com suas realidades sociais.

As pesquisas forjam espaços para atuarmos como intervencionistas garantindo à/ao docente e pesquisadora/or, mestrandas/os e doutorandas/os, o fortalecimento de vínculo permanente com a Educação Básica. Cada discente desenvolve sua pesquisa no lócus da sua prática docente, engajando-se no contexto educacional, social, político e histórico de um determinado contexto e local. Essa inserção vem possibilitando visualizar em cada pesquisa e no conjunto maior, em cada turma, o impacto dos resultados dos estudos sobre a prática docente, bem como, suas análises e formulações de políticas públicas para a educação escolar dos municípios, projeções para o impacto regional. A formação de Mestras/es e Doutoras/es no PPGE promove estudos e construção de propostas curriculares e/ou educacionais visando à atualização permanente dos desenhos e das práticas curriculares locais, interconectadas com as tendências nacionais e internacionais de inovação/atualização educacional.

Até o ano de 2024, acompanhamos a dimensão do perfil atendido pelo PPGE. Nota-se a expressão do setor público das/os egressas/os, desde os processos de escolarização até a formação destas/es nos cursos superiores e mestrado. Essa marca permanece na área de atuação, na sua maioria, no setor público e na Educação Básica. Oitenta e três (83%) por cento das/os egressas/os são oriundas/os de escola pública e cerca de noventa por cento (90%) atuam na rede pública de ensino. A maioria também possui formação em instituição de ensino superior pública (85%). A maior parte é composta por mulheres negras, responsáveis pelo sustento da família, com renda familiar até 3 salários mínimos. Essas características reafirmam o compromisso do Programa com o setor público e o diálogo com a Educação Básica. O perfil racial e de gênero indica para outra marca que justifica a área de concentração proposta pelo PPGE, com enfoque nos territórios educacionais e na diversidade.

A pesquisa interventiva é foco prevalente de inserção social seja pelos temas objeto de estudo, seja na metodologia e lócus de coleta de dados, seja mediante socialização dos resultados. A referência aqui são as pesquisas realizadas por docentes e pelo corpo discente, como importantes espaços de inserção social do PPGE. São projetos que produzem impactos nas redes públicas de ensino e em outros espaços educativos articulados à Educação Básica. A produção cientifica e inserção social dos egressos também deve ser referida, pois indica as repercussões do PPGE.
O Programa realiza um conjunto de atividades de extensão em parceria com: Secretarias de Educação, com os cursos de Licenciatura da UESC, com ONGs, com Movimentos Sociais, entre outros. Entre essas atividades, destacamos a formação docente para diferentes níveis educacionais (Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos Iniciais, EJA) e em diferentes tipos de comunidade (Quilombolas, Campo); formação de alfabetizadores, gestores escolares e conselheiros municipais e a construção de políticas públicas; formação docente e produções de materiais didáticos; etc. Essas atividades são realizadas por meio dos grupos de estudos e pesquisa envolvendo docentes e alunas/os do Programa e da graduação. A inserção se realiza também por meio das palestras e oficinas realizadas pelo corpo docente permanente, visitante e colaborador do PPGE.
Consideramos, ainda, que nossa intervenção social pode ser acompanhada pelas seguintes dimensões realizadas:

  1. Desenvolvimento de processo continuado de acompanhamento e avaliação do PPGE, articulando corpo docente e discente num esforço de formação sistemática, pesquisa e relacionamento com sistemas de ensino da região;
  2. Desenvolvimento de processos investigativos que se caracterizem por projetos que envolvam focos temáticos relacionados à inovação, intervenção e qualidade da educação, articulando em grupos de pesquisa sob a liderança de docentes do PPGE, mestrandas/os, alunas/os de IC de cursos de graduação e professoras/es de instituições e redes de ensino da região;
  3. Relacionamento com outros mestrados profissionais da área de educação do país no sentido de envolver docentes do PPGE na organização e/ou participação em paineis, eventos, publicações, voltadas para a análise e debate das ações e identidade dos MPs da área frente ao contexto da pós-graduação no Brasil, composição de bancas de avaliação de trabalhos finais com docentes de outros MPs e Acadêmicos, bem como a realização de redes de pesquisa com MP e Acadêmicos no país;
  4. Renovação do quadro docente, atentando para processos de credenciamento e a manutenção de um conjunto de professores com formação multidisciplinar, sustentada em consistente experiência profissional relacionada a processos de formação de professores, gestão em instituições educacionais da educação básica, diversificação de produções técnicas e produção científica pertinente.

 

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