Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações
Autoavaliação
- Autoavaliação
- Planejamento Estratégico
- Metodologia da Autoavaliação
A autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagens e Representações - PPGL/UESC resulta de ações articuladas com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UESC, o corpo discente e docente e servidores técnicos, tendo por finalidade implementar e gerir o processo de avaliação do Programa. A autoavaliação segue calendário anual, desde 2023, e visa suprir o Programa de dados que possibilitem definir estratégias de planejamento.
Seguindo os parâmetros estabelecidos pela Política de Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, gerida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entende-se que o processo de autoavaliação favorece a compreensão, a construção e a consolidação da identidade e envolvimento do programa, para além dos padrões mínimos garantidos pela avaliação externa. Assim, a autoavaliação, desenvolvida de forma sistemática e contínua, permite o autoconhecimento do Programa, bem como oportuniza aprofundamentos de natureza qualitativa e contextualizada.
Fundamental para balizar o processo de Autoavaliação, o Planejamento Estratégico constitui um conjunto de mecanismos sistêmicos que, utilizando metodologias específicas, visa contextualizar e definir a formulação de metas, a implementação de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões, com o intuito de alcançar melhores resultados para o Programa. A partir do Planejamento Estratégico, são identificados e estabelecidos a identidade, a missão, a visão e os valores do PPGL e esse é o ponto de partida para a definição de metas e objetivos a serem planejados, executados e avaliados.
Por meio da sua Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, a UESC contratou um serviço de consultoria para orientar as Comissões de Autoavaliação dos Programas a elaborarem os seus planos estratégicos e conhecer metodologias adequadas de levantamento e análise de dados de Pós-graduação. A Comissão de Autoavaliação e a Coordenação do PPGL puderam, então, realizar um processo de formação sob a orientação da consultora contratada, que culminou com levantamento e análise de dados de 2021-2022 da plataforma Sucupira, reformulação do Planejamento Estratégico, anteriormente construído, e elaboração do plano de ações com a definição mais clara e precisa de metas de curto, médio e longo prazo.
Nesse processo, foi utilizada a metodologia e Análise SWOT, também chamada de matriz FOFA, utilizada para identificar os fatores impulsionadores e restritivos, tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo. A sigla SWOT significa Strengths (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Essa ferramenta de gestão, atrelada ao Planejamento Estratégico, é de grande relevância para a elaboração de planos de ação, tendo em vista a consecução dos objetivos e das metas delimitadas.
a) Missão, Visão, Valores e Análise SWOT do PPGL 2021-2024b) Planejamento Estratégico PPGL 2021-2024
A metodologia da Autoavaliação do PPGL/UESC está alinhada à Política de Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, gerida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e, desse modo, segue as etapas definidas em documento norteador elaborado pelo GT de Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação. Tais etapas dão conta dos seguintes processos: preparação, implementação, divulgação dos resultados, uso dos resultados e meta-avaliação, na disposição visualizada na figura abaixo:
Figura 1: Etapas de avaliação estabelecidas pelo GT de Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação da CAPES
Fonte: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-autoavaliacao-de-programas-de-pos-graduacao-pdf
Abaixo são apresentados os principais documentos, pertinentes às etapas de Autoavaliação:
a) Preparação
i) Comissão definitiva de Autoavaliação PPGL 2021-2024 designada pela Portaria Reitoria UESC Nº 540/2024
ii) Projeto de Autoavaliação PPGL 2021-2024
b) Implementação
i) Instrumento de diagnóstico para Docentes
ii) Instrumento de diagnóstico para Discentes
iii) Instrumento de diagnóstico para Egressos
iv) Instrumento de diagnóstico para Gestores
v) Instrumento de diagnóstico para Servidores Técnicos
c) Divulgação
i) Seminário de Autoavaliação PPGL 2021-2024
ii) Registros fotográficos do Seminário de Autoavaliação
iii) Resumo do Diagnóstico de Autoavaliação 2021-2024
d) Uso de Resultados
i) Resumo de atividades realizadas, em realização e a realizar definidas a partir dos resultados obtidos pelo diagnóstico da Comissão de Autoavaliação