PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação
Egressos
O perfil do egresso do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado Profissional em
Educação – PPGE deve ter:
- Visão sobre os sistemas educacionais, assumindo compromisso com a docência e a
gestão em suas particularidades, complexidade e com a aprendizagem e, consequentemente, exercendo sua capacidade de transformação da realidade, com a aplicação do conhecimento produzido embasado no rigor metodológico, nos fundamentos científicos e tecnológicos;
- Capacidade de desenvolver pesquisas aplicadas para a realidade da instituição escolar envolvida, articulando conhecimentos para a análise de cenários e definição de políticas e estratégias nos diferentes contextos educacionais;
- Base de conhecimento sobre as novas práticas pedagógicas, a organização e a necessidade de aplicação de propostas de ensino que, realmente, concretizam a aprendizagem, a construção de materiais didáticos, da reflexão crítica sobre a gestão educacional e gestão escolar e com a gestão pública municipal e/ou estadual;
- Formação qualificada para trabalhar na perspectiva da gestão compartilhada da educação, mediante as novas tecnologias da informação, e considerando, também, os diferentes segmentos e modalidades da Educação Básica, bem como as implicações e complexidades da natureza política, didática e pedagógica do trabalho com a diversidade, como, por exemplo, as relações étnico-raciais, a educação quilombola, do campo, as questões de gênero e sexualidade;
- Capacidade para buscar soluções para problemáticas do contexto educacional, por meio da pesquisa de natureza interventiva, comprometidos com o processo de desenvolvimento da sociedade brasileira e suas diferentes especificidades socioculturais, pela articulação da investigação científica e interventiva com a prática educativa, em uma perspectiva de formação docente promotora do reconhecimento das culturas e da diversidade;
- Consciência da importância do exercício democrático e da educação como prática libertadora e conscientizadora, abarcando as discussões e propostas de ações que reconheçam e valorizem as culturas tradicionais da região Sul da Bahia, bem como as questões étnico-raciais, de gênero, sexualidade com vistas ao desenvolvimento do território local, regional e nacional;
- Base de conhecimentos sólida sobre processos de alfabetização, práticas pedagógicas,
avaliação, política educacional, gestão educacional e escolar com vistas a propiciar condições para o desenvolvimento de ações/intervenções na Educação Básica;
- Formação qualificada que lhe prepare para enfrentar os desafios que afetam a educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos diante das rápidas transformações da sociedade e as condições do exercício profissional (docência e gestão);
- Visão da contribuição que a aprendizagem sobre a alfabetização, as práticas de ensino, avaliação, gestão educacional e da escola possa oferecer à formação das pessoas para o exercício da cidadania;
- Conhecimento teórico-prático dos meios pedagógicos de fomentar melhores condições (prática pedagógicas) no ensino das várias áreas do conhecimento em um contexto interdisciplinar e adequado aos diversos contextos sociais e culturais;
- Formação sólida para participar da gestão das instituições, dos sistemas de ensino, secretarias de educação, contribuindo para elaboração, implantação, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação das aprendizagens das crianças, dos alunos, do projeto pedagógico da escola, dos projetos das redes de ensino;
- Visão de desenvolvimento de pesquisas que proporcionem conhecimentos: sobre as crianças, as/os alunas/os, a comunidade em geral, as aprendizagens, as práticas pedagógicas, a formação de professores, a política educacional e a gestão educacional e escolar;
- Capacidade de conhecer as legislações (diretrizes, leis, etc.) e políticas educacionais para avaliar, planejar e desenvolver ações de melhoria da educação básica;
- Conhecimento das comunidades tradicionais do Sul e Extremo Sul da Bahia e se capaz de propor diferentes ações formativas promotoras do reconhecimento e da valorização dos povos e das culturas tradicionais.