Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

Kàwé

Pesquisadores

Fazem parte do grupo de pesquisadores e colaboradores do KÀWÉ:

Valéria Amim (DLA)

Bio:

Possui Especialização em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e em Psicologia Social pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2000), Ilhéus, Bahia, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999), Doutorado em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (2009), Salvador, BA e Pós-doutorado em Sociologia na Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal. Atualmente é professora Plena do Curso de Comunicação Social e integra o Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Representações da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É pesquisadora do KÀWÉ - Núcleo de Estudos Afro-Baianos e Indígenas Regionais (NEABI) da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia. Coordenou o Projeto de Mapeamento de Comunidades Religiosas de Matriz Afrodescendente da Bacia do Leste (2009-2013), organizando a publicação de um catálogo com a identificação dos Terreiros e de suas lideranças; coordenou duas pesquisas distintas: a primeira, financiada pelo CNPq, se desenvolveu nos quilombos de Itacaré, BA, e de Rio de Contas, Chapada Diamantina, BA, e buscou refletir sobre as interfaces entre as práticas religiosas e as manifestações culturais. A segunda, oportunizada por uma bolsa de estudos concedida pela CAPES, foi objeto central de estudo do meu pós doutoramento e versava sobre a nação de candomblé Ijexá no Sul da Bahia inserindo à reflexão os diversos contextos que contribuíram para que os africanos da diáspora se inventassem, recorrentemente, em termos de nações e de identidades, entre outros arranjos. Atualmente desenvolve uma investigação sobre gênero e sexualidade nos Candomblés, vislumbrando perceber as relações míticas, litúrgicas e ordinárias nestes territórios. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em arte-educação e elaboração de projetos. Atua, hoje, em pesquisas teóricas e na produção de documentação audiovisual que tenham como temáticas principais a cultura, a religiosidade, especialmente, as afro-brasileiras, a inclusão social, territórios e identidade, Foi curadora das Exposições Fotográficas “Águas do Leste: um olhar sobre os terreiros” (2012 e 2013), “Porto de Trás: imagens de um quilombo urbano” (2013) e “Quilombos de Itacaré”, no I Festival Quilombola de Itacaré (2014).

Link do Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/9397293014699124
E-mail: vamim@uesc.br

Rogério Modesto (DLA)

Bio:

Professor Adjunto A de Língua Portuguesa e Linguística do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, onde atua na graduação e no Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagens e Representações, programa do qual é também o Coordenador. Possui Licenciatura e Bacharelado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2010), Mestrado (2014) e Doutorado (2018) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Durante o doutorado, realizou estágio de pesquisa (Doutorado Sanduíche) no Laboratoire Triangle, da École Normale Supérieure de Lyon. É líder do DTeR - Discurso e Tensões Raciais (DLA/UESC). Interessa-se por Análise de Discurso, História das Ideias Linguísticas, Língua e Racialidade.

Link do Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/4517176127497696
E-mail: rlmsantos@uesc.br

Alex Santana França (DLA)

Bio:

Professor Assistente do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), pesquisador e escritor. Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (2002-2009), Especialização em Metodologia do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena pela Faculdade de Ciências Educacionais (2008-2010), Mestrado em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia (2010-2012) e Doutorado em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia (2014-2018). Desenvolve pesquisa sobre masculinidades, negritude e sexualidades em produções da literatura, da fotografia e do cinema de países africanos e afrodiaspóricos. Possui experiência docente na educação básica, ensino técnico e ensino superior (graduação e pós-graduação). Tem poemas, contos e textos acadêmicos publicados em anais de eventos nacionais e internacionais, em livros impressos e digitais e em revistas impressas e eletrônicas. É um dos organizadores do livro Cinema negro baiano (2021), publicado pela editora Emoriô e autor do livro de contos Paralelepípedos (2023), publicado pela editora Pedregulho. Atua na curadoria e crítica de cinema em festivais, mostras e cineclubes.

Link do Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/0809692329484222
E-mail: asfranca@uesc.br

Randra Kevelyn Barbosa Barros (DLA)

Bio:

Professora Assistente, na área de Literatura, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Doutora em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PPGLCC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Mestra em Estudo de Linguagens (PPGEL), Linha de Pesquisa 1 - Leitura, Literatura e Identidades, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com período sanduíche no Programa de Pós-graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO/2019) através do PROCAD/CAPES. Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É autora do livro “O canto de Graúna: uma poética da heterogeneidade nas literaturas indígenas brasileiras contemporâneas” (EDUNEB, 2022). Desenvolve pesquisas no campo da crítica literária e cultural expandida, na perspectiva anticolonial, com foco em autorias indígenas, escritas e artes dos povos originários.

Link do Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/5627538864650308
E-mail: rkbbarros@uesc.br

Maria Dolores Sosin Rodriguez (DLA)

Bio:

Maria Dolores Sosin Rodriguez é poeta, artista visual e pesquisadora. Professora, na área de Literatura, vinculada ao Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Doutora e Mestra em Teorias e Críticas da Literatura e da Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realizou graduação em Letras com Língua Espanhola na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisa, estuda, atua e desenvolve trabalhos principalmente dentro dos seguintes temas e áreas: teoria da literatura; literatura brasileira; literatura contemporânea; literatura e outras artes; epistemologias, intelectualidades e artes negras. Integra o conselho editorial do Selo DasPretas (Editora Segundo Selo). É autora do livro-objeto “Procurem Luisa no Mercado de Arte Popular” (Estúdio Arumã, 2021) e do livro de poesia “Oblíqua Glosa” (Organismo Editora, 2023). É uma das organizadoras dos livros “Feira de Santana Negra” (Editora Segundo Selo, 2021) e “Rasuras Epistêmicas das (Est)Éticas Negras Contemporâneas” (Organismo Editora e Grupo Rasuras, 2020).

Link do Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/9880910308730510
E-mail: mdsrodriguez@uesc.br

Flávia Alessandra de Souza (DFCH)

Bio:

Flávia Alessandra de Souza possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (2008), com estágio doutoral na Universidade de Pittsburgh (PA, EUA, 2007). Trabalhou como conferencista convidada na Universidade da Cidade de New York, City University of New York, John Jay College of Criminal Justice, Department of Latin American and Latina/o Studies (NY, EUA, 2009). É Professora Adjunta de Sociologia lotada no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus-BA, Brasil, desde 2009. É membro da Associação Internacional de Sociologia e tem experiência interdisciplinar em Relações Raciais, Movimento Negro e Poder Local no Interior Paulista, América Afro-Latina, Mulheres Negras e Expressões de África (Kliptown-Soweto, África do Sul) e da Diáspora Africana.

Link do Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/3083149924291027
E-mail: fasouza@uesc.br

José Luiz França (DFCH)

Bio:

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1991). Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Professor Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área do ensino de Filosofia, atuando principalmente com os seguintes temas: História da Filosofia contemporânea (Fenomenologia) e Metodologia da Pesquisa em Filosofia.

Link do Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/1371172331606465
E-mail: jlfranca@uesc.br

Lucas Gabriel Santos Costa (DCJUR)

Bio:

Professor de Direito Penal e Processual Penal da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Doutor em Direito - Universidade Federal da Bahia - UFBA. Linha: Constituição, Estado e Direitos Fundamentais. Projeto de Pesquisa: A Posição da Vítima no Direito Penal. Mestre em Direito Público - Universidade Federal da Bahia - UFBA. Projeto de Pesquisa: Autonomia e Consentimento em Direito Penal. Especialista em Ciências Criminais - Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor Visitante da Especialização em Ciências Criminais da Universidade Católica do Salvador. Ex-Coordenador Pedagógico do Centro Universitário de Salvador - UNICEUSA. Ex-Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Salvador - FACSAL. Líder do Grupo de Pesquisa Crítica Social e Sistema do Direito Penal. Coordenador das Linhas de Pesquisa Direito Penal e Novas Tecnologias; e Sistema Penal e Afrocentricidade. Pesquisador dos Grupos: Revisando Direitos: Justiça Socioambiental, em Gênero, Relações Étnico-raciais e Geracionais (REDIREITO); Democracia, Justiça, Alteridade e Vulnerabilidades (DeJAVu); Cinestesia: Grupo de Pesquisa em Direito, Filosofia e Cinema; e Kàwé - Núcleo de Estudos Afro-Baianos e Indígenas Regionais (NEABI) da Universidade Estadual de Santa Cruz. Coordenador-chefe do Grupo de Estudos Avançados em Dogmática Penal e Sistema Penal Contemporâneo do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. 2020-2022; e do Grupo de Estudos Crítica Social e Sistema do Direito Penal da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Link do Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/7219279981152038
E-mail: lgscosta@uesc.br

Raquel de Oliveira (DCIE)

Bio:

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Metropolitanas Unidas (1979), graduação em Estudos Sociais pela Universidade de Franca (1984), graduação em Pedagogia - Faculdades Metropolitanas Unidas (1978), graduação em Orientação Educacional - Faculdades Metropolitanas Unidas (1978), Mestrado em Educação na área de Supervisão e Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC. (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2001). Professora de Ensino Fundamental I (aposentada). Professora Titular do Departamento de Ciências de Educação - DCIE- da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Diversidade Cultural, Relações Étnico-raciais, com ênfase na análise da situação educacional das crianças negras e educação nas comunidades quilombolas. Foi professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - área de concentração: Educação Matemática, Cultura e Diversidade no período de 2012 a 2015. Professora do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional. Área de concentração Educação e Diversidade Cultural, no período de 2013 a 2015. Coordenadora do Projeto Educação e Multiculturalismo: formação para a diversidade, desde 2008. Membro do Grupo Práticas Sociais e Processos Educativos da UFUSCar.- Pesquisadora responsável pelo projeto de Pesquisa e Extensão “Educação e Juventude: a realidade de Ilhéus” resultado de um acordo entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a Fundação Carlos Chagas (FCC).

Link do Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/8078034777913239
E-mail: rakkadeoliveira@gmail.com

Luzineide Miranda Borges (DCIE)

Bio:

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2008), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2002), Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2000). Professora Adjunta e do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação - PPGE da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Líder do Grupo de Pesquisa Ciberxirè: redes educativas, juventudes e diversidade na Cibercultura. Possui 16 anos de experiência na Educação Básica: Gestão, Coordenação, docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, e EAD e 14 anos de docência no Ensino Superior. Foi formadora e consultora de projetos sócio educacionais com uso de interfaces digitais, por 5 anos na Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia. Pesquisa em andamento: Redes Educativas, Educação Antirracista, Educação e Cibercultura, Educação e Diferença: Religiosidades afro, Gênero, Raça e Classe, Feminismos e seus Ciberativismos, Juventudes de Terreiros. Atualmente é Diretora de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Povos de Terreiros do Ministério da Igualdade Racial.

Link do Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/3222185188456229
E-mail: Imborges@uesc.br

Ricardo Oliveira de Freitas (PPGEL-UNEB)

Bio:

Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus I - Salvador, do Programa de Pós-Graduação em Estudos das Linguagens (PPGEL-UNEB) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras, Linguagens e Representações (UESC). Possui Graduação em Artes pela UFRJ, Mestrado e Doutorado em Comunicação e Cultura pela UFRJ, Pós-Doutorado em Estudos Culturais pelo Programa Avançado em Cultura Contemporânea da UFRJ, e Coordena o Grupo de Pesquisa e Estudos em Midiativismo e Midialternativas – GUPEMA. Tem experiência na área de Comunicação e Artes, com ênfase em Teorias, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias da comunicação, estética e comunicação de massa, estudos culturais, mídia e etnicidade, cultura de minorias, etnografia da comunicação, midiativismo e comunicação comunitária e popular, redes sociais e cibercultura. É professor pesquisador para Ensino à Distância da UAB/UNEAD/CAPES, editor da Revista Tabuleiro de Letras, do PPGEL/UNEB e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens.

Link do Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/5195847447332323
E-mail: rofreitas@uneb.br

Saskya Miranda Lopes

Bio:

Doutoranda em Direitos Humanos em Sociedades Contemporâneas pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar - III em parceria com o Centro de Estudos Sociais - CES da Universidade de Coimbra -(Coimbra - PT), Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (Salvador- BA), Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Professora Assistente do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (Ilhéus-BA), leciona nas áreas de Direito Penal e Direitos Humanos, atua como pesquisadora e líder do Grupo Redireito: revisando direitos em gênero, étnico/raciais, geracionais e sustentabilidade. Atua em projetos de extensão como: Coordenadora do Laikos: enfrentando a intolerância religiosa e promovendo a igualdade racial e como Vice-Coordenadora do SER-Mulher, serviço de referência dos direitos da mulher, além de ser professora colaboradora junto a Universidade Aberta à Terceira Idade - UNATI/UESC. no curso Direitos Humanos e Cidadania na terceira idade.

Link do Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/4219988533535661
E-mail: profsaskya@gmail.com

Marialda Jovita Silveira

Bio:

Possui graduação em Letras pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1998). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz, atuando também na Pós-graduação Lato Sensu. Tem experiência na área de Lingüística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes áres: africanidade, linguagem, oralidade e análise do discurso em interface com os estudos sobre africanidade e relações étnicas.

Link do Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/3453041398294618
E-mail: mjsilveira@uesc.br

Ruy do Carmo Póvoas

Bio:

Possui graduação em Letras Português Inglês pelo Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna(1972) e mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1983) Dr. Honoris Causa pela UESC. Atualmente é Membro de corpo editorial da Revista Kàwé e fundador do Núcleo. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras. Atuando principalmente nos seguintes temas:linguagem - candomblé - sócio-lingúística.

Link do Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/5182464086482125
E-mail: