Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

Kàwé

Linhas de Pesquisa

O Núcleo desenvolve suas ações a partir das seguintes Linhas de Pesquisa:

1. RELIGIOSIDADES, MITOLOGIAS E FILOSOFIAS AFRICANAS E AFRODIASPÓRICAS
As pesquisas nesta linha voltam-se para as práticas relacionadas às religiosidades, mitologias e filosofias africanas e afrodiaspóricas, assim como às discussões que se ocupam das políticas e dos enfrentamentos à intolerância religiosa.

Integrantes: Valéria Amim, José Luiz de França, Ruy Póvoas e Luzineide Miranda Borges.


2. COMUNICAÇÃO ANTIRRACISTA E EXPRESSÕES AFRODIASPÓRICAS
Essa linha de pesquisa debruça-se sobre investigações e análises que refletem sobre a comunicação inclusiva e democrática, sustentada por projetos de mídia que se comprometem com a luta antirracista e com as intersecções gênero, classe, localismos e sexualidades. Para tanto, incentiva estudos que analisam práticas comunicacionais alternativas, comunitárias, contra-hegemônicas e ativistas, nas quais a diversidade racial e a luta contra o racismo se apresentam como práticas de resistência.

Integrantes: Valéria Amim, Ricardo Freitas, Luzineide Miranda Borges e Alex França


3. DIREITO E RELAÇÕES RACIAIS
Considerando o sistema jurídico como uma espécie de subsistema social que obtém das relações raciais o seu fundamento de correção normativa, a pesquisa tem como objetivo analisar, através de uma perspectiva crítica, as estruturas que possibilitam a instrumentalização do sistema do direito como aparelho de controle racial, bem como levantar e desenvolver perspectivas sociojurídicas de enfrentamento ao racismo estrutural/sistêmico e de contramotivação às ações racistas.

Integrantes: Lucas Gabriel Santos Costa


4. RELAÇÕES RACIAIS, EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS
Nesta linha de pesquisa temos como foco de análise as interações sociais alicerçadas na categoria raça, dirigindo especial atenção para: as bases do racismo; os grupos de identidade e de protesto raciais; o caráter racial da educação que se concretiza em núcleos sociais diversos, nas escolas e universidades; as ações afirmativas, que, originadas da mobilização política de vanguarda do movimento negro, constam corporificadas no Estado.

Integrantes: Flávia Alessandra de Souza, Luzineide Miranda Borges, Rogério Modesto, Rachel de Oliveira e Randra Kevelyn Barbosa Barros.


5. SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA
Nesta linha nossa investigação está voltada para os processos que, informados, por raça e racismo, resultam em interações que atacam e deterioram a saúde da população negra, por um lado, e que constituem mobilizações políticas específicas e focais em favor da saúde integral da população negra, por outro. Nossos estudos encontram ampla sustentação na bibliografia sobre saúde da população negra, a qual tem sido produzida por agentes que combinam ciência e militância negra de modo muito profícuo.

Integrantes: Flávia Alessandra de Souza e Noemia Neves


6. LINGUAGENS, LITERATURAS, AFRICANIDADES, INDIANIDADES E AFROBRASILIDADES
Nesta linha, nos voltamos para o estudo das inscrições das africanidades, indianidades e afrobrasilidades nas diferentes expressões de linguagens, o que pressupõe uma postura transdisciplinar em diálogo com diversas áreas do conhecimento. Nesse contexto, nos interessa compreender os atravessamentos das africanidades, indianidades e afrobrasilidades nas produções literárias e não literárias de autoria negra e indígena na história e formação do português brasileiro e da literatura brasileira, nos discursos racializados nas condições históricas da nossa sociedade.

Integrantes: Marialda Jovita Silveira, Rogério Modesto, Randra Barros, Maria Dolores Sosín Rodriguez, Alex França


7. GÊNEROS SOCIAIS, SEXUALIDADES, RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS E OUTRAS INTERSECCIONALIDADES
Esta linha, de caráter transdisciplinar, propõe abordar questões concernentes aos gêneros sociais, raça e sexualidades, de forma interseccional, com ênfase nas comunidades negras e indígenas, em especial, na região do Sul da Bahia.

Integrantes: Valéria Amim e Alex França