Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

III Seminário de Língua Portuguesa e Ensino

Anais

1. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS METODOLOGIAS: O USO DO BLOG EM SALA DE AULA
Abigail dos Santos Fonseca – UNEB

2. O GÊNERO ENTREVISTA EM SALA DE AULA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA REALIZADA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Alyere Silva Farias - UFCG
Bruno Alves Pereira - UFCG
Thaís de Andrade Lima - UFCG
Profa. Dra. Maria Augusta de G. M. Reinaldo – UFCG

3. LEITURA DE CONTO COM ALUNOS DE 8º ANO: AMPLIANDO O FOCO DOLIVRO DIDÁTICO
Carolina Nicácia O. da Rocha - PIBIC/ UFCG
Profª. Drª. Maria Augusta Reinaldo – UFCG

4. ALUSÃO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO GÊNERO LITERÁRIO
Denise Gonzaga dos Santos – UESC
Orientadora: Profª. Drª. Vânia Lucia Menezes Torga - UESC

5. A FORMAÇÃO CONTINUADA NAS ESCOLAS E AS MENSAGENS DE AUTOAJUDA
Divanir Maria de Lima - UNEAL

6. DIALOGISMO E PRESCRIÇÃO: GÊNERO, DISCURSO, PERSUASÃO E GRAMÁTICA
Edson Nascimento Campos - FALE/UFMG-FASEH/CESUV

7. REFLEXOS PEDAGÓGICOS DA SIMPLIFICAÇÃO DO GERÚNDIO EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Geisa Borges da Costa - UFBA

8. OS SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS PELAS CRIANÇAS A PARTIR DE PRÁTICAS LITERÁRIAS VIVENCIADAS NO COTIDIANO ESCOLAR
Helen da Silva Escansette - UNIRIO

9. ESTRANGEIRO: CAETANO VELOSO COMO INTELECTUAL DIASPÓRICO
Isaías Francisco de Carvalho - UESC

10. A PRÁTICA BISSEXUAL MASCULINA COMENTADA
Ismar Inácio Santos Filho - PPGLetras/UFPE/CNPq-Brasil

11. ESCRITA, IDENTIDADE E CULTURA:TRÍADE DAS MANIFESTAÇÕES SOCIAIS QUE POSSIBILITAM A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO
Lívia de Carvalho Mendonça - UNEB

12. ANÁLISE DO DISCURSO DA INTRODUCÃO DOS PCN’s DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA
Maria Luiza Cotia Santos - UESC

13. LINGUAGEM, INSTRUMENTO DE PODER: DEMOCRATIZANDO O ACESSO AO CEFET
Arlane Rodrigues Soares - UNEB
Maria Natividade Almeida de Jesus Souza - UNEB

14. DO SUJEITO DA SINTAXE AO SUJEITO DO DISCURSO: UMA APLICAÇÃO DIDÁTICA
Marilena Inácio de Souza – UNEMAT

15. O OUVINTE E SUA RELAÇÃO COM A LÍNGUA DE SINAIS E COM A SURDEZ
Marlene Catarina de Freitas - IEL/UNICAMP

16. E O TRÁGICO PEDE PASSAGEM EM MEMÓRIAS DE LÁZARO
Mirélia Ramos Bastos Marcelino – UESC
Orientadora: Profa Dra. Vânia Lúcia Menezes Torga - UESC

17. A GENTE É DO SÍTIO, DONA. A GENTE NÃO CONSEGUE APRENDER.”: IDENTIDADES, CULTURAS E ESCOLARIZAÇÃO
Renata Roveri Cândido - IEL/ Unicamp

18. A LINGUAGEM DO VÍDEO E AS IDENTIDADES MASCULINAS PÓSMODERNAS NUMA ABORDAGEM DISCURSIVA
Roberto Ribeiro Miranda Cotta - FAPESB/UESC

19. O TEXTO ARGUMENTATIVO E SUAS ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO:EXPLICITANDO OS “ANDAIMES” DESSA CONSTRUÇÃO
Rosane Miranda Rodrigues dos Reis - SMEM

20. DISCURSO, LINGUAGENS E SUJEITOS NO CINEMA EM LÍNGUA ESPANHOLA E NÓS, OUTROS, SOB UMA PERSPECTIVA MULTICULTURALISTA
Scheilla Franca de Souza - PROIIC/UESC

21. O EMBATE NORMA POPULAR/ NORMA CULTA/ NORMA PADRÃO: IMPLICAÇÕES NO TRABALHO COM ANÁLISE LINGUÍSTICA PARA FALANTES DO PORTUGUÊS RURAL AFRO-BRASILEIRO
Silvana Silva de Farias Araujo - UEFS

22. A ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE A MULHER CASADA EM ARTIGOS DE TRÊS CÓDIGOS DE LEIS
Sônia Maria Aparecida de Souza Naufal - UESC

23. A PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: EU ESCREVO, TU ESCREVES, ELE ESCREVE... COMO?
Vanessa Cerqueira dos Santos