Educação Infantil
Seleção
O processo seletivo será realizado por uma Banca Examinadora composta de 04 professores especialmente constituída pelo Departamento de Ciências da Educação para este fim. O processo será realizado em três etapas, a saber:
1ª Etapa: Homologação das Inscrições
2ª Etapa: Análise do Curriculum Vitae – Modelo Lattes (Classificatória)
Será realizada a contagem dos títulos conforme o seguinte barema:
ASPECTOS AVALIADOS – CV | PONTUAÇÃO | PONTUAÇÃO MÁXIMA |
Atividades de Pesquisa (participação em grupos de estudo e iniciação científica) | 0,5 ponto (para cada semestre) | 1,0 |
Participação em congressos, colóquios e outros eventos acadêmicos ou educacionais | 0,5 ponto (por participação) |
1,5 |
Experiência docente na Educação Infantil | 0,5 ponto (por ano) |
2,5 |
Experiência docente no Ensino Fundamental e Médio | 0,5 ponto (por ano) |
1,5 |
Apresentação de trabalho (comunicação ou painel) em congressos, colóquios e outros eventos acadêmicos ou educacionais |
1,0 ponto por trabalho |
2,0 |
Participação em cursos de extensão na área de ciências humanas | 0,5 ponto por curso realizado | 1,5 |
TOTAL | 10,0 |
3ª Etapa: Produção Escrita Presencial (Eliminatória)
Na Produção Escrita serão considerados os seguintes aspectos:
a) Clareza e domínio das ideias apresentadas
b) Domínio teórico dos conhecimentos dissertado
c) Objetivos que trazem o candidato ao curso e suas expectativas.
d) Capacidade argumentativa
e) Domínio Linguístico
Cronograma:
ETAPA | REALIZAÇÃO |
RESULTADO |
1ª etapa |
19 a 22/08/2016 |
23/08/2016 |
2ª etapaa |
24 a 27/08/2016 |
29/08/2016 |
3ª etapa |
31/08/2016 |
12/09/2016 |
Resultado Final |
|
12/09/2016 |
Referências:
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. A escola deve envolver fortemente a família e a comunidade nas ações e decisões da escola. Rio de Janeiro: LTC, 1978.
BRASIL. Resolução CEB nº 1, de 07 de abril de 1999. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Disponível em: http://www.portal.mec.gov.br Acesso em: 26 fev. 2008.
CARVALHO, Eronilda Maria Góis. Educação infantil: percursos, percalços, dilemas e perspectivas. Ilhéus (BA): Editus, 2007.
___________. Relações de Gênero, Cuidado e Trabalho Docente na Educação Infantil: quem cuida dos professores e das professoras? Ilhéus – Bahia, Editus, 2011.
CORSARO, William A. Sociologia da infância. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
DIAS, Fátima Regina Teixeira de Salles; FARIA, Vitória Líbia Barreto de. Currículo na Educação Infantil. São Paulo: Scipione, 2008.
FARIA, Ana Lúcia Goulart de; FINCO, Daniela (Orgs). Sociologia da Infância no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2011.
FREITAS, Marcos Cézar de (Org.). Historia Social da Infância no Brasil. 5. Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
KUHLMANN JR, Moysés. Infância e educação Infantil: Uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.
KRAMER, Sônia. Profissionais de Educação Infantil: Gestão e Formação. São Paulo: Ática, 2005.
__________. A política do Pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. São Paulo: Cortez, 2006.
NEGRINE, A. Aprendizagem e desenvolvimento infantil – Simbolismo e Jogo. Porto Alegre: PRODIL, 1994.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica Appezzato (Orgs.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
OLIVEIRA, Zilma Moraes R. de. Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 1994.
OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky, aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. Série pensamento e ação no magistério. São Paulo: Scipione, 1993.