Educação Infantil
Área de Pesquisa
ESTUDOS SOBRE A INFÂNCIA
Eixos temáticos que compõem essa linha de pesquisa:
1. INFÂNCIAS
2. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
3. POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
4. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ÁREA DE PESQUISA: ESTUDOS SOBRE A INFÂNCIA
EIXOS TEMÁTICOS | DESCRIÇÃO |
1.INFÂNCIAS | Estuda concepções de crianças e infância na história e na contemporaneidade. Visibilidade da infância. Cultura infantil. As crianças e a diversidade nas culturas contemporâneas. A construção da identidade pessoal e coletiva. Interações sociais. Afetividade na Educação Infantil. Desenvolvimento e aprendizagem infantil. Cultura do brincar.A sexualidade Infantil. Inclusão na infância. |
2. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Estuda a natureza da profissão docente. O processo histórico de delimitação dos saberes docentes. A profissionalização enquanto competência e reconhecimento social. As identidades socioprofissionaisdos professores de Educação Infantil.Estudo sobre o exercício profissional. A questão de gênero na Educação Infantil. Formação inicial e continuada do professor de Educação Infantil.Valorização do professor de Educação Infantil. O professor reflexivo e pesquisador. |
3. POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL | Estuda a legislação brasileira e as políticas públicas de Educação Infantil. Gestão da Educação Infantil. Aspectos históricos da administração da educação. Políticas e Gestão da Educação. Gestão democrática da educação. A equipe gestora. Condições objetivas do trabalho escolar e suas implicações pedagógicas. Direitos da criança à educação e direitos de aprendizagem. |
4. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | Estuda a articulação entre teoria e prática.Ressignificação e reinvenção do trabalho docente na Educação Infantil. Experiências docentes. Planejamento e Avaliação na Educação Infantil. O trabalho pedagógico em creches e pré-escolas. O cotidiano nas instituições infantis. Organização do espaço e tempo. A rotina na Educação Infantil. |