Educação Infantil
Estrutura Curricular
DISCIPLINA/CARGA HORÁRIA | EMENTA |
Infâncias, Crianças e História da Educação Ifantil 60 HORAS |
Estudo das concepções de infância, criança e educação infantil em diferentes momentos históricos, até a contemporaneidade. As diferentes formas de ser criança,a visibilidade da infância para cada grupo e em cada época/tempo cronológico e psicológico desta fase do ciclo de vida.As crianças e a diversidade nas culturas contemporâneas. A construção da identidade pessoal e coletiva (etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística, religiosa, etc.) nas interações, relações e práticas cotidianas da cultura contemporânea. Interações sociais, afetividade e aprendizagem numa perspectiva histórico-cultural.A história da educação infantil no Brasil. |
Políticas Públicas de Educação Infantil 45 HORAS |
A Educação Infantil na legislação brasileira. As políticas públicas vigentes para a Educação Infantil. Políticas de atendimento às crianças de 0 a 5 anos no Brasil. Direito da criança à educação em seu contexto histórico e legal e os movimentos contemporâneos de luta pelo direito à Educação Infantil. Documentos orientadores de políticas de educação infantil. A educação infantil no contexto local: história, concepções e situação do atendimento. Aspectos históricos, legais e pedagógicos. |
Currículo e Educação Infantil 60 HORAS |
O conceito do currículo nas diferentes teorias. Currículo como uma construção histórica na relação com as políticas sociais O currículo e a prática pedagógica na educação infantil. Currículo, Identidade e diversidade na educação infantil. Análise das tendências da organização curricular na Educação Infantil: áreas do desenvolvimento e áreas do conhecimento. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Propostas pedagógicas. Projeto político-pedagógico e seu comprometimento com o desenvolvimento integral das crianças, com a prática inclusiva e com a valorização da diversidade sociocultural no cotidiano de creches e pré-escolas. |
Organização Didático-Pedagógica na Educação Infantil 60 HORAS |
A especificidade de creches e pré-escolas quanto a organização e gestão do espaço e tempo, a agrupamentos das crianças e as possibilidades de convivência com diferentes faixas etárias, a inserções e transições casa-escola, creche-pré-escola, pré-escola - primeiro ano do Ensino Fundamental, a rotinas de atividades. Planejamento e avaliação na Educação Infantil.Observação, registro e documentação pedagógica.Interrelações entre educar, cuidar e brincar, mente e corpo. O lúdico como eixo integrador do trabalho docente. Construção da linguagem musical e suas implicações no desenvolvimento cognitivo, afetivo, socio-cultural e psicomotor de crianças de 0 a 5 anos. A Criança e a Psicomotricidade. A Matemática na Educação Infantil. Arte e cultura: apreciar-conhecer-produzir. Literatura na educação infantil. Relação entre oralidade e cultura escrita. |
Inclusão na Educação Infantil 45 HORAS |
Histórico, características e políticas públicas. Lugar da pessoa com necessidades especiais na sociedade. Dilemas e perspectivas da Educação Especial e da Inclusão na Educação Infantil. Discute as abordagens com ênfase na concepçãosocio-histórico-cultural (Wallon, Piaget e Vygotsky), destacando às Necessidades Educativas Especiais (NEE), as Adaptações Curriculares, à inclusão na construção do conhecimento e seus significados na Educação Infantil.O atendimento educacional especializado (AEE). O acesso e a permanência da criança com necessidades educacionais especiais. |
Metodologia da Pesquisa 45 HORAS |
A importância científico-social da pesquisa educacional no contexto das ciências e da sociedade. A pesquisa em educação e na educação infantil. O projeto de pesquisa: consistência teórica e delineamento. Método científico e pesquisa em educação. Abordagens qualitativas e quantitativas: características, limites e possibilidades. Pesquisas no campo da educação infantil: principais tendências ao longo da história e cenário atual. Pesquisa com crianças: metodologias investigativas. Relação entre pesquisa e prática docente na educação infantil: Problematização e implementação de ações pedagógicas a partir da observação, do registro, do planejamento e da avaliação sobre a prática educativa e pedagógica na educação infantil. |
Pesquisa Orientada I 30 HORAS |
Pesquisa orientada com vistas à elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (Monografia ou Artigo), sua elaboração e publicação. Elaboração do Projeto de Pesquisa. |
Pesquisa Orientada II 30 HORAS |
Pesquisa orientada com vistas à elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (Monografia ou Artigo), sua elaboração e publicação. Planejar os procedimentos teórico-metodológicos da pesquisa, elaboração dos instrumentos de coleta dos dados. Elaboração dos dados e informações. Análise dos dados e informações.Apresentação da primeira versão do TCC. |
Pesquisa Orientada III 30 HORAS |
Pesquisa orientada com vistas à elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (Monografia ou Artigo), sua elaboração e publicação. Orientação direcionada ao acompanhamento da redação final do TCC. Observação quanto à coerência, a lógica teórica do texto elaborado.Apresentação final do TCC. Organização do livro para publicação. |