Comitê de Ética
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Quer ter seu protocolo analisado e aprovado rapidamente? Nós temos algumas dicas!
- A análise é feita com base em normas. A principal delas é a Resolução CNS 466/2012. Uma leitura dela pode poupar algumas pendências;
- Revise atentamente o seu projeto, antes de iniciar a submissão. A maioria das pendências decorrem de aspectos confusos, mal esclarecidos, ausentes ou conflitantes. Se é um projeto em orientação (TCC, Mestrado, Doutorado), revise atentamente com o seu orientador. Se você é professor, vale a pena aproveitar a ajuda dos seus pares;
- Se você tiver dúvidas sobre como preencher a Plataforma, não hesite em buscar os manuais, todos são públicos e bem esclarecedores (Veja "Manuais" na aba "Público" na Plataforma);
- Muita atenção ao preencher os documentos, todos devem estar com todas as informações preenchidas, corretas, em conformidade com o que é informado no projeto. Existe uma lista de documentos que você pode providenciar antes mesmo de iniciar a submissão;
- Atenção maior ainda ao redigir o TCLE. NÃO UTILIZE TCLE DE OUTRAS PESQUISAS. Não existe modelo, mas napágina do CEP há instruções de como construí-lo. Se você seguir atentamente todas as instruções, provavelmente se poupará da pendência mais frequente. Não hesite em ajustar a metodologia se considerar necessário para torná-la mais clara em relação aos aspectos éticos;
- Na penúltima etapa de submissão do protocolo é solicitada a impressão de um documento gerado pela plataforma (Folha de Rosto), o qual deve ser assinado e carimbado pelo pesquisador responsável e pelo responsável institucional. Lembre você precisa encontrar as pessoas necessárias com antecedência. A plataforma só permite a geração deste documento após o preenchimento de todos os campos obrigatórios;
- Atente para o calendário de submissão e reuniões. Para evitar imprevistos, recomendamos que você submeta seu protocolo pelo menos 15 dias antes de cada reunião.
- Depois de enviar, fique atendo às atualizações no sistema. Eventualmente, quando falta algum documento ou existe alguma inconformidade, o protocolo volta para o pesquisador para ajustes. Geralmente são poucos dias para fazer estes ajustes. Opcionalmente, após enviar seu protocolo, você pode ligar para o CEP para saber se ele tem condições de ser recebido.
- Se foi recebido, é só aguardar a análise e o parecer. O pesquisador não pode realizar nenhuma ação nesse período.
- Após a emissão do parecer, leia atentamente TODO o parecer, ele é um documento. No caso de pendência, preste todos os esclarecimentos ou execute todos os ajustes solicitados, um a um, com cuidado e zelo. Revise todos os documentos que for necessário. Descreva cada alteração realizada em um ofício, este deve acompanhar o retorno das pendências. A maioria das pendências de segunda tramitação decorre do não esclarecimento de pendências anteriores ou de informações novas conflitantes.
Com estes pequenos cuidados você seguramente terá uma tramitação mais rápida e ajudará no fluxo de tramitações de todos os protocolos neste CEP.
Para obter informações sobre a tramitação de protocolo, do qual você é pesquisador responsável ou equipe da pesquisa, basta acessar a Plataforma Brasil, na aba Pesquisador, e buscar mais informações sobre a tramitação do mesmo. Ali (e só ali) você consegue ver o histórico de tramitação e fazer o download dos pareceres.
Os protocolos de pesquisa aprovados devem ter seus relatórios parciais (semestrais) e final (ao término da pesquisa) enviados ao CEP, via Plataforma Brasil, na forma de NOTIFICAÇÃO. Veja abaixo como enviar seu relatório de pesquisa.
Em pesquisas de curta duração cabe envio apenas do relatório final.
As notificações também podem ser utilizadas para cancelamento, suspensão de projeto e outros. Em caso de dúvidas, procure o CEP. Veja aqui as instruções sobre como enviar notificação. Consulte também os formulários para elaboração de relatório.
Recomendamos aos pesquisadores responsáveis por pesquisas ou membros de equipe de projeto em tramitação ou que já foram analisados por este CEP, que verifiquem a regularidade dos protocolos:
- Projetos analisados e aprovados devem ter seus relatórios parciais/final enviados no prazo devido;
- Projetos em tramitação que receberam parecer de pendente devem ter a pendência respondida. Caso o pesquisador tenha desistido de executar a pesquisa, é necessário informar, via plataforma, que a pesquisa não será realizada e solicitar sua retirada.
A não regularização dos protocolos antigos pode trazer implicações na recepção de protocolos novos futuros.
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CEP Convida Para Discussão Sobre Minuta de Resolução Complementar
- Atividade: Debate da Minuta de Resolução Complementar sobre “As Especificidades Éticas das Pesquisas nas Ciências Sociais e Humanas e de outras que se utilizam de metodologias próprias dessas áreas”
- Data: 19 de agosto de 2015
- Horário: 9h
- Local: Auditório da Torre Administrativa
- Para ver a notícia completa, clique aqui.
- A chamada de consulta à sociedade e a minuta na íntegra encontra-se
disponível no site do Conselho Nacional de Saúde.
- Atividade: Debate da Minuta de Resolução Complementar sobre “As Especificidades Éticas das Pesquisas nas Ciências Sociais e Humanas e de outras que se utilizam de metodologias próprias dessas áreas”
- Portaria Reitoria UESC nº 1331 - Portaria que delega poderes para assinar folha de rosto.
- Visite a Central de Suporte da
- Para submissão de PROTOCOLO DE PESQUISA
- Normas Operacionais do sistema CEP-CONEP
- Informações Adicionais
Atenção!
Toda a comunicação com o sistema CEP/CONEP, relativa à análise dos protocolos de pesquisas, é feita pela Plataforma Brasil, que encaminha mensagens ao seu e-mail cadastrado no sistema.
Para acompanhamento da submissão e análise do protocolo, bem como das comunicações do sistema CEP/CONEP, caso não receba notificação por e-mail, você deve acessar a Plataforma Brasil e verificar o andamento.
Recomendamos que o pesquisador, ao final da submissão do protocolo, entre em contato com o CEP-UESC pelo telefone (73) 3680-5319 para confirmar se o mesmo está validado para ser analisado pelo CEP/UESC.