Programa AMANA
Resumo do Programa Amana
- Resumo
- Viabilidade
- Articulação com ensino e pesquisa
- Implicações Éticas
O Programa Amana propõe-se a implementar ações conjuntas, propostas por diversos Departamentos da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, visando à retomada econômica das regiões imediatas de Ilhéus-Itabuna, Camacan e Ipiaú afetadas diretamente pela pandemia Covid-19, cujo público alvo compõe-se de pessoas físicas, empreendedores informais, micro e pequenas empresas e gestores públicos municipais dos 43 municípios que compõem a supracitada região.
Os municípios vinculados às ações do Programa estão relacionados a seguir:
Da Região Imediata de Ilhéus-Itabuna: Almadina, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Ibicaraí, Ibicuí, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Maraú, Santa Cruz da Vitória, São José da Vitória, Ubaitaba, Uruçuca;
Da Região Imediata de Camacan: Arataca, Camacan, Canavieiras, Jussari, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia e Una;
Da Região Imediata de Ipiaú: Barra do Rocha, Dário Meira, Gandu, Gongogi, Ibirataia, Ipiaú, Itagibá, Itamari, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Teolândia, Ubatã e Wenceslau Guimarães.
Características socioeconômicas do conjunto de municípios: população estimada superior a um milhão de habitantes, com um produto interno bruto (PIB) em torno de R$13 milhões de reais. O índice de desenvolvimento humano médio regional apresenta-se baixo, com magnitude inferior a 0,6. A arrecadação pública, por sua vez, vem acumulando reduções significativas em todas as receitas, sobretudo as oriundas do ICMS e do FPM.
As ações do Amana estão embasadas em projetos de extensão e programas de especialização latu sensu que se encontram em execução na Uesc, adequadas a objetivos específicos que visam dar respostas à desaceleração econômica e à consequente recessão da economia regional no período pós-crise sanitária atribuída à disseminação do vírus Covid-19, que alterou fortemente as relações de trabalho e as questões sociais regionais.
O Programa prevê disponibilizar painéis informativos sobre as atividades econômicas regionais em tempo real, consultorias e assessorias nas áreas pública e privada, auxiliando na tomada de decisões setoriais e contribuindo com a retomada das atividades econômicas.
O Programa Amana viabiliza-se por possuir um corpo docente capacitado para a elaboração das atividades previstas, além de toda expertise já desenvolvida por meio dos Cursos, Programas de Pós-graduação e Projetos de Extensão em atividade na Uesc.
Os recursos para sua realização são os que estão disponíveis atualmente nos Departamentos e respectivos Programas de Extensão diretamente integrantes do Amana, além de recursos captados especificamente para atender às atividades passíveis de consultoria e assessoria econômica, ou de financiamentos por meio de editais e/ou convênios, bem como de contrapartidas dos municípios.
O Programa Amana articula diversos cursos de graduação, sobretudo dos Departamentos de Ciências Econômicas, Administração e Ciências Contábeis e Ciências Jurídicas, com vários outros programas Latu Sensu e inúmeros projetos de extensão em execução na Uesc.
Fazem parte do Programa, além de vários docentes e discentes dos Cursos de graduação, os bolsistas, voluntários e pesquisadores dos programas dos Cursos de Especialização em Planejamento de Cidades (lato sensu); Especialização em Formação de Consultores (lato sensu); Especialização em Contabilidade Gerencial e Administração Financeira (lato sensu); Especialização em Gestão Pública (lato sensu – EAD); e Especialização em Gestão Pública Municipal (lato sensu – EAD).
Integram o presente Programa, os seguintes projetos de extensão universitária: Acompanhamento do Custo da Cesta Básica; Índice de Atividade Econômica Municipal – INDICA; Cia Jr. Consultoria - Empresas Jr. dos Cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis; Conhecimento, Inclusão e Desenvolvimento - CID (Conocimiento, Inclusión y Desarrollo); Economia no Ensino Médio; Escritório de Projetos e Consultoria Econômica (EPEC); Programa de Apoio Aos Egressos de Economia (PAECE); Administração com Arte; Reflexão e Ação sobre Educação Empreendedora na UESC; e o Programa Extensionista em Direitos Humanos e Fundamentais do Curso de Direito da Uesc.
Além dos projetos citados, o Programa Amana dialogará diretamente com o Programa Agir-LS-Fórum de Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Agricultura e Fórum de Assistência Social cadastrado na própria Uesc.
Nesse sentido, o Programa abrange uma inexorável rede multifacetada de docentes, discentes, bolsistas, pesquisadores e extensionistas da Uesc, que, em conjunto, trabalharão dados de forma coletiva, disseminando informações que serão úteis à formação profissional e ampliação de conhecimentos, revelando a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, além de permitir uma visão mais ampla sobre as regiões de abrangência do Programa na formação dos estudantes de graduação e pós-graduação.
Caso haja a necessidade de realizar a obtenção de dados dos possíveis beneficiados, será esclarecido que as atividades realizadas irão beneficiá-los apenas na obtenção e transmissão de conhecimento e de informações. Será garantida aos participantes a total preservação de identidade, tendo o cuidado de identificá-los, se e quando for necessário, por letras, números ou símbolos. Os objetos de coleta de dados produzidos pelos participantes ficarão guardados em poder da coordenação e deverão ser incinerados após cinco anos. Estes dados não serão fornecidos a terceiros em hipótese alguma. Quanto à possível divulgação dos dados, esta será feita de forma a não permitir a identificação dos atores envolvidos.