Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

Programa AMANA

Acompanhamento das Ações do Programa

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  • Ação 10

MUNIR AGENTES PÚBLICOS E PRIVADOS COM INFORMAÇÕES QUE AUXILIEM A TOMADA DE DECISÃO, POR MEIO DE PAINÉIS SOCIOECONÔMICOS.

1.1. - Elaborar um panorama da realidade socioeconômica dos municípios das regiões imediatas de Ilhéus-Itabuna, Camacan e Ipiaú: coletar, sistematizar e divulgar informações sobre a região – agricultura, turismo, comércio e serviços, arrecadação municipal – vulnerabilidade social, adensamento populacional e pobreza;

Público alvo: prefeituras, associações de empresários, sindicatos, associações civis, cooperativas e associações de produção e serviços.

Demandas da ação para o cumprimento das metas estabelecidas:

Elaborar um painel que capte a atividade econômica das regiões imediatas de Ilhéus-Itabuna, Camacan e Ipiaú: coletar e divulgar um conjunto de dados – consumo de energia, receita e despesas públicas municipais, preço de cesta básica, informações do setor de saúde, arrecadação de ICMS, movimentação de mão de obra.

Os resultados dos panoramas serão divulgados por meio de boletins curtos e, ou notas técnicas, com linguagem acessível, bem como de por lives semanais promovidas pela Coordenação do Curso de Ciências Econômicas e pelo projeto de extensão Conhecer Economia.

Elencam-se as seguintes atividades na consecução das metas desta ação:

  1. Informações sobre o custo da cesta básica em Ilhéus-Itabuna: para auxiliar nas análises acerca do efeito da Covid-19, o projeto de extensão Acompanhamento do Custo da Cesta Básica continuará publicando os boletins mensais para as cidades de Ilhéus e Itabuna, porém incrementará com o lançamento de informativos quinzenais acerca do custo e preço dos itens que compõem a cesta (por semana e por bairro de cada cidade que faz parte do projeto). Além disso, serão produzidos mapas, tabelas e gráficos, além da aplicação de modelo preditivo aos dados de custo e preço. Dessa forma, espera-se produzir informações que auxiliem na tomada de decisão de consumidores em relação aos seus gastos (antecipar ou adiar a compra de algum item) e a escolha do local de compra.

  2. Apresentar um painel sobre os seguintes indicadores econômicos e sociais dos 43 municípios que compõem o Programa:

    1. Índice de abertura externa dos. Este índice será calculado por meio do valor monetário da exportação de produtos agropecuários, minerais, manufaturados, agropecuários e da importação de minerais e manufaturados. Esses indicadores serão obtidos a partir das informações coletadas nos sistemas de disseminação das estatísticas de comércio externo brasileiro: o Comex Stat, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços;

    2. Índice de Arrecadação Municipal. Este índice será calculado por meio dos valores monetários da Arrecadação do ICMS no setor agrícola e pecuária, da indústria de extração, da indústria de transformação, do setor de serviços e dos repasses aos municípios do IPI e do IPVA;

    3. Condições de acesso a serviços básicos de política de desenvolvimento social, com dados sobre saneamento básico, habitação e vulnerabilidade econômica e social;

    4. Condições gerais da agropecuária, com dados sobre os estabelecimentos agropecuários ocupados pelos grupos de atividades produtivas e das receitas e rendas dos estabelecimentos agropecuários;

    5. Emprego formal nas atividades características do Turismo, com dados das variáveis "saldo de empregos e caracterização" e "gasto por item".

1.2. - Montar radar de editais para captação de recursos no âmbito da crise sanitária e econômica, nos âmbitos público e privado.

Público alvo: prefeituras, associações de empresários, sindicatos, associações civis, cooperativas e associações de produção e serviços.

Demandas da ação para o cumprimento das metas estabelecidas:

Elaborar um painel com informações relativas aos editais abertos em todas as instituições públicas e privadas para financiamento de ações no âmbito do Programa Amana, seja no Brasil ou no exterior, atualizando-o diariamente e disponibilizando ao público por meio do site institucional da Uesc e por meio das redes sociais institucionais.

PRESTAR CONSULTORIA E ASSESSORIA A PESSOAS FÍSICAS, EMPRESAS DE PEQUENO PORTE, EMPREENDEDOR INDIVIDUAL, ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS DA ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA.

2.1 - Por intermédio do Escritório de Projetos e Consultoria Econômica (Epec) serão prestadas consultorias ao público alvo, por meio de a elaboração e execução de projetos socioeconômicos;

Público alvo: associações, cooperativas, e demais organizações do setor privado.

Demandas da ação: levantamentos socioeconômicos, planos de negócios, análises de custos e de oportunidades, análises de viabilidade econômica e financeira, diagnósticos rápidos e participativos e montagens de unidade produtivas e de beneficiamento.

2.2 - A Empresa Júnior dos Cursos de Administração, Economia e Contabilidade da Uesc (CIAjr.) prestará consultoria às empresas (pequenas e médias) para o enfretamento da nova realidade de mercado, alinhando e redimensionando seus planejamentos estratégicos voltados para a inovação, eficiência e eficácia na gestão empresarial.

Público alvo: micro e pequenas empresas, com atenção especial para os barraqueiros das praias de Ilhéus-Bahia.

Demandas da ação: oferta de serviços de consultoria e formação dos pequenos e médios empresários. A aproximação com os empresários deverá ser feita por meio das Associações que os representam, além das redes sociais e o site institucional da Uesc. Como formações definem-se:

  1. Construindo o Plano de Negócios – 30h;

  2. Operacionalizando o Plano de Negócio – 120h (Essa formação abordará as seguintes áreas da empresa: Recursos Humanos; Financeiro; Comercial e Operacional. Convém ressaltar que essas formações deverão ser multidisciplinar, a depender da área da empresa. Ex.: quando for o caso de empresa da área de alimentos necessitará de profissional da saúde).

PROPOR E IMPLANTAR AÇÕES QUE MINIMIZEM OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA PANDEMIA COVID 19, PRINCIPALMENTE PARA AS COMUNIDADES DE BAIXA RENDA E MULHERES.

3.1 - Ofertar mentorias voluntárias para empreendedores sociais e microempreendedores;

Público alvo: empreendedores(as) sociais e microempreendedores(as).

Demandas da ação: as mentorias serão realizadas por meio de atendimento online via aplicativo whatsapp.

3.2 - Prestar consultoria às Prefeituras na elaboração dos planos de retorno às atividades pós Covid-19, especificamente para comunidades vulneráveis.

Público alvo: população vulnerável.

Demandas da ação: elaboração de estudos e análises que subsidiem os planos de retomada das atividades, considerando as especificidades da população vulnerável.

QUALIFICAR PESSOAL, SOBRETUDO AGENTES PÚBLICOS, NO EXERCÍCIO OPERACIONAL DA GESTÃO PÚBLICA.

4.1 - Apoiar as organizações assistenciais de Ilhéus e Itabuna para a captação de recursos e doações.

Público alvo: organizações sociais da região de abrangência do Programa.

Demandas da ação:

  1. divulgação de serviços de apoio gratuitos, disponibilizados por organizações e profissionais parceiros, para o desenvolvimento humano, profissional e construção de redes colaborativas para apoio aos pequenos empreendimentos regionais;

  2. realizar, semanalmente, entre 1 e 2 lives no instagram sobre temas relacionados aos impactos socioeconômicos da Covid-19, sobre empreendedorismo feminino na crise, criatividade na crise, ansiedade e Covid-19, desenvolvimento humano, moda consciente na crise, agricultura familiar, sobrevivência e luta na crise, entre outras temáticas pertinentes.

CAPACITAR PROFISSIONAIS QUE POSSAM INTERVIR NA REALIDADE SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA LOCAL E REGIONAL.

5.1 - Promover cursos de formação e capacitação do gestor público.

Público alvo: gestores públicos municipais da região de abrangência do Programa.

Demandas da ação:

  1. Qualificação de pessoal, com graduação em nível superior, no exercício operacional da gestão pública;

  2. Capacitar os gestores públicos para que os mesmos possam intervir na realidade social, política, econômica local e regional;

  3. Os cursos ofertados terão formato modular (conteúdos específicos distribuídos em módulos), ficando a escolha do módulo, a ser estudado, a critério do interessado.

CONTRIBUIR PARA QUE O GESTOR PÚBLICO DESENVOLVA VISÃO ESTRATÉGICA NOS SERVIÇOS PÚBLICOS.

Público alvo: gestores públicos municipais da região de abrangência do Programa.

Demandas da ação:

  1. Organização de equipe multidisciplinar que ofertará ações de restruturação de gestão dos serviços de auxílio na elaboração do Planejamento Estratégico do município;

  2. Auxílio na elaboração dos Planos de Saneamento Básico (águas fluviais, resíduos sólidos, esgotamento sanitário e captação, tratamento e distribuição de águas);

  3. Formação dos recursos humanos com foco no intraempreendedorismo;

  4. Desenho dos processos internos;

  5. Auxílio na elaboração de Plano de Reestruturação Financeira do Município;

  6. Desenvolvimento de plataforma online objetivando um escola de governo.

DESENVOLVER A CULTURA DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA ENTRE OS PROFESSORES E ESTUDANTES COM FOCO NA CRIAÇÃO DE PRODUTOS, SERVIÇOS E TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ECONÔMICOS, SOCIAIS E AMBIENTAIS.

A atividade proposta está assim estruturada:

  1. Ações de formação em Educação Empreendedora para Estudantes do Ensino Médio nas Escolas do Estado da Bahia;

  2. Ações de formação em Educação Empreendedora para os Estudantes da Uesc que participam em outros Projetos, por exemplo: Projeto de Apoio ao Egresso dos Cursos de Administração e Ciências Econômicas.

Público alvo: estudantes dos Cursos de graduação em Administração e demais cursos da Uesc, que dispõem no Projeto Acadêmico do Curso a disciplina de Empreendedorismo e egressos dos Cursos de Administração e Ciências Econômicas.

Demandas da ação:

  1. Validar instrumentos pedagógicos que possibilitem a promoção de competências empreendedoras a partir dos conhecimentos e vivências dos professores e alunos que integram redes nacionais e internacionais de empreendedorismo e impacto social (Ford Fellowship, Inovação em Cidadania Empresarial, Rede Enactus Brasil, Aliança Empreendedora, entre outros);

  2. Ações com estudantes realizadas por meio de metodologias ativas estimulam o estudante ao desenvolvimento das competências empreendedoras, das softs skills e hard skills partindo de suas crenças, despertando a reflexão e mudando as atitudes (CRA), fundamentada no pensamento crítico, comunicação, colaboração e criatividade;

  3. Realização de seminários on-line e presenciais, interdepartamentais e entre os colegiados sobre a educação para o empreendedorismo e os impactos sociais.

DIREITOS+HUMANOS: REDES SOCIAIS DE CIDADANIA FRENTE AO COVID-19.

Público alvo: Lideranças comunitárias, facilitadores sociais, representantes da sociedade civil organizada e grupos de defesa dos direitos humanos no Sul da Bahia.

Parceiros em potencial: Servidores públicos e agentes políticos municipais e estaduais, lideranças políticas e segmentos da sociedade civil interessadas na promoção cultural dos direitos humanos.

Demandas da ação:

  1. Discutir, por meios virtuais e/ou presenciais, a atualidade do enfrentamento do Covid-19 em temas como o direito à saúde pública, as populações urbanas e rurais vulneráveis – em especial às comunidades de baixa renda, população em situação de rua e grupos sociais marginais (povos e comunidades tradicionais, LGBTQIA+, mulheres em situação de risco social, criança e adolescente, idosos e pessoas com doenças graves ou condicionantes prévios de contágio pela Covid-19), as relações jurídicas internacionais sobre refugiados/migrações, as medidas legais que afetam as justiças ecológica e ambiental, as relações de direito privado na esfera dos direitos humanos do trabalho (relações individuais e coletivas) e da dignidade humana na esfera privada (consumo, contratos e relações mercantis, etc.) e as repercussões penais e administrativas das medidas adotadas, em nível regional, diante do enfrentamento da Covid-19 nos municípios do Sul da Bahia;

  2. Criar contas de comunicação virtual (palestras on-line, lives, podcasts, etc.) em plataformas virtuais populares (Instagram, YouTube, Hangouts, Skype, Zoom ou análogos) voltadas a discutir, de forma não-presencial, os objetos desta ação;

  3. Produzir, em colaboração ativa com os parceiros em potencial, cartilhas, manuais e boletins, eletrônicas e/ou físicas, sobre as alterações legais municipais que vislumbrem o enfrentamento regional da Covid-19;

  4. Estabelecer observatórios de leitura de conjuntura jurídica e social para aproximar, nas suas atividades práticas, o público alvo com os parceiros em potencial, criando arenas favoráveis para dialogar sobre as medidas jurídicas, sociais e políticas em face da Covid-19.

DESENVOLVER ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA, ATRAVÉS DE CAPACITAÇÕES E ORIENTAÇÕES INDIVIDUAIS.

Público alvo: pessoas físicas.

Demandas da ação:

  1. Capacitar profissionais que atuarão como mentores da Educação Financeira;

  2. Auxiliar a sociedade com conhecimentos que possam contribuir com suas vidas;

  3. No caso de inclusão na grade curricular, capacitar graduandos com ferramentas que possam auxiliar na gestão de seus planejamentos pessoais.

COLABORAR COM EMPREENDEDORES, TRABALHADORES INFORMAIS E CRIADORES DE STARTUPS NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS.

Carga horária da equipe: 2 horas por colaborador(a).

Público alvo: empreendedores, curiosos e praticantes da educação financeira, administradores, gerentes, investidores e demais trabalhadores do setor privado.

Demandas da ação: inovação, modelo de negócio, planos de negócios, diagnósticos dinâmicos e participativos, estrutura financeira, educação financeira.

Recursos necessários: disponíveis atualmente na Uesc.