Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

CEBIOMA - Centro de Biotecnologia da Mata Atlântica

Metas

O Projeto tem como meta a formação de um pólo de biotecnologia regional, que venha a contribuir para a ampliação dos trabalhos de conservação, a geração de tecnologias para a utilização sustentável da biodiversidade da Mata Atlântica, o desenvolvimento da agricultura tropical sustentável, a formação de recursos humanos, e a melhoria sócio-econômica da população local, inclusive quanto à geração de empregos e crescimento industrial.

De imediato, serão priorizadas as questões relativas à busca de soluções para o controle da doença do cacaueiro, vassoura-de-bruxa, propiciando ao cacauicultor possibilidades de auferir maiores lucros com a exploração dessa cultura e continuar preservando a Mata Atlântica associada ao cacau.

Uma outra questão muito relevante diz respeito à conservação da diversidade genética e à exploração das riquezas biológicas (prospeção gênica), para a obtenção de genes e produtos gênicos de interesse para a produção de bioinseticidas, remédios, lubrificantes, corantes, detergentes, celulose, etc. Não menos importante são os recursos biológicos do mar, que são explorados de forma predatória e carecem de novas tecnologias para o manejo dos estoques de peixes, moluscos e crustáceos.

Esforços serão alocados também, a fim de acelerar o desenvolvimento de plantas melhoradas geneticamente, especialmente as plantas perenes (cacau, dendê, côco, café, seringueira, fruteiras diversas e madeiras da Mata Atlântica), cultivadas em regiões tropicais, para que sistemas de agricultura tropical sustentável possam ser desenvolvidos