Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

CEBIOMA - Centro de Biotecnologia da Mata Atlântica

Importância

A implantação do CEBIOMA será de grande importância para as regiões de Mata Atlântica do Brasil, uma vez que propiciará novos conhecimentos, tecnologias e processos para conservação e exploração sustentável da biodiversidade e dos recursos naturais desse Bioma. As ferramentas da biotecnologia, além de ajudarem na conservação racional das inúmeras plantas medicinais e madeira de lei, dos diferentes tipos de mamíferos, peixes, aves, insetos e microrganismos, podem, ainda, transformá-los em produtos de interesse para a indústria, agregando valor a essas riquezas e gerando tecnologias de manejo sustentável.

A sua implantação na Bahia justifica-se, porque este Estado, além de possuir uma das maiores áreas de Mata Atlântica do Nordeste, tem o privilégio de contar com a maior costa marítima do país, sendo encontradas, aproximadamente, 50 espécies de peixes de valor econômico no mar e 10 nos rios, além de diferentes tipos de crustáceos. Aliada a esses fatores está a forte agropecuária, sendo a cacauicultura um dos melhores exemplos de agricultura tropical sustentável, mas que está ameaçada pela doença vassoura-de-bruxa, cuja solução poderá advir da biotecnologia.

Mas, toda essa riqueza está ameaçada pela destruição sem precedentes dos recursos biológicos da Mata Atlântica, das restingas e dos manguezais da faixa costeira. A crise da cacauicultura, ocasionada pela enfermidade vassoura-de-bruxa, tem levado ao abandono dessa cultura ou a sua substituição por outras que requerem a derrubada da mata, associada a ela. Muitas espécies estão sendo perdidas antes mesmo de serem conhecidas sob o ponto de vista científico, ocasionando o empobrecimento dos ecossistemas, com a perda de muitas biomoléculas de interesse científico e econômico.

Com o crescimento da consciência conservacionista em nível mundial, a nação brasileira se comprometeu a conservar e usar, de maneira sustentável, suas riquezas biológicas, especialmente quando se constatou que 3,5 bilhões de pessoas, que vivem em países em desenvolvimento, dependem de remédios baseados em plantas para sua saúde. Atualmente, cerca de 25 a 30% dos medicamentos consumidos nos países desenvolvidos são baseados em componentes químicos originados de plantas. A tendência mundial desse mercado é a de se ampliar cada vez mais, à medida em que novos produtos ou processos sejam identificados ou desenvolvidos.

Ademais, as toxinas encontradas em venenos animais vêm despertando grande interesse por seu potencial na bioindústria. Ultimamente, cerca de 60 drogas derivadas de toxinas de serpentes e 20 de aranhas e escorpiões foram registrados no Escritório de Patentes dos Estados Unidos da América. O uso de apenas alguns poucos bioinseticidas (produtos ou genes, como o gene Bt da bactéria Bacillus thurigiensis) está revolucionando a agricultura em todo mundo, oferecendo oportunidade de plantio de variedades transgênicas que exigem menor uso de inseticidas durante o ciclo de cultivo. Essa revolução agrícola, segundo especialistas, representa apenas o começo de um processo em que se prevê que as formas de cultivo e utilização de plantas e microrganismos serão completamente reformuladas em futuro muito próximo.

A biotecnologia movimenta bilhões de dólares em todo o mundo e deverá constituir-se em uma das maiores indústrias do terceiro milênio. Segundo a ONU, ela é indispensável para o desenvolvimento socioeconômico em nível mundial. Assim, o CEBIOMA será estratégico para o Brasil, especialmente no que diz respeito à conservação e uso sustentável dos recursos biológicos da Mata Atlântica. Será estratégico para a Bahia que, hoje, experimenta um grande desenvolvimento fundamentado em uma política de respeito ao meio ambiente, conservação da Mata Atlântica e dos manguezais, e melhoria da qualidade de vida da população. Será importante para o Nordeste, porque esta região passa a se integrar no cenário nacional de pesquisa em biotecnologia, recebendo recursos e benefícios que a tecnologia traz para a sociedade. É de fundamental importância para a UESC, que ganhará projeção nacional e internacional, tornando-se um centro de excelência nessa área de pesquisa.