PROFLETRAS- Mestrado Profissional em Letras
O Curso
O público-alvo do Profletras é constituído por docentes de todas as gerações de egressos de cursos de graduação em letras e que lecionam língua portuguesa no ensino fundamental.
A capacitação de docentes em nível de mestrado profissional, por meio do PROFLETRAS, tem como objetivos:
- O aumento da qualidade do ensino dos alunos do nível fundamental, com vistas a efetivar a desejada curva ascendente quanto à proficiência desses alunos no que se refere às habilidades de leitura e de escrita
- O declínio das atuais taxas de evasão dos alunos durante o ensino fundamental
- O multiletramento exigido no mundo globalizado com a presença da internet
- O desenvolvimento de pedagogias que efetivem a proficiência em letramentos compatível aos nove anos cursados durante o ensino fundamental.
O PROFLETRAS busca também concretizar os seguintes objetivos:
- Qualificar os mestrandos/docentes para desenvolver múltiplas competências comunicativas dos alunos em ambiente online e offline;
- Instrumentalizar os mestrandos/professores do ensino fundamental de maneira que eles passem a bem conduzir classes heterogêneas, seja do ponto de vista de níveis de competências linguísticas dos alunos, seja no que tange aos quadros de desenvolvimento atípicos que os alunos apresentem;
- Indicar os meios adequados para trabalhar diferentes gêneros discursivos e tipos textuais nas práticas de ensino e da aprendizagem da escrita, da leitura e da produção textual em suportes digitais e não digitais;
- Salientar as funções referenciais e metacognitivas das línguas de forma que os docentes saibam trabalhar peças textuais com traços literais e não literais, distinguindo-as, assim, os planos denotativo e conotativo da linguagem e dos textos;
- Aprofundar os conhecimentos dos docentes no que se refere aos diversos subsistemas fonológico, morfológico, sintático e semântico-pragmático da linguagem;
- Instrumentalizar os docentes de ensino fundamental com objetivo de elaborar material didático inovador que lance mão, quando conveniente e relevante, de recursos tecnológicos modernos à disposição.
Com esses objetivos e considerando as múltiplas tendências teórico-metodológicas e uma perspectiva fortemente transdisciplinar, o Profletras busca formar professores de língua portuguesa voltados para a inovação na sala de aula, ao mesmo tempo que, de forma crítica e responsável, possam refletir acerca de questões relevantes sobre diferentes usos da linguagem presentes contemporaneamente na sociedade. Esse professor precisará responder aos desafios educacionais do Brasil contemporâneo, considerando princípios fundamentais da construção de uma educação linguística que vise a práticas sociais mediadas pela linguagem.
Carga horária e disciplinas
O Profletras prevê o cumprimento de 360 horas em um prazo de dois anos. Entre as disciplinas, quatro são obrigatórias e duas são optativas, estas últimas escolhidas em um conjunto de 12. Para integralizar o curso, o aluno deverá cursar, no mínimo, 24 créditos. Além dessas disciplinas, é necessário cumprir as seguintes atividades acadêmicas: Exame de qualificação, Exame de proficiência em língua estrangeira e trabalho de conclusão de curso.
Matriz curricular
Disciplinas/Atividades Obrigatórias | Disciplinas Optativas |
- Fonologia, variação e ensino - Texto e ensino - Gramática, variação e ensino - Literatura e ensino - Exame de qualificação - Exame de proficiência em uma língua estrangeira - Trabalho de conclusão de curso |
- Alfabetização e Letramento - Elaboração de projetos - Aspectos Sociocognitivos e Metacognitivos da Leitura e da Escrita - Ensino da Escrita, Didatização e Avaliação - Gêneros Discursivos/Textuais e Práticas Sociais - Leitura do Texto Literário - Linguagem, Práticas Sociais e Ensino - Literatura Infanto-Juvenil - Práticas de Oralidade e Práticas Letradas do 6º ao 9º ano - Produção de Material Didático para o Ensino de Língua Portuguesa como Adicional - Práticas de análise Linguística e Ensino de Aspectos Fonológicos - Práticas de Análise Linguística e Ensino de Aspectos Gramaticais - Práticas de Leitura e Ensino - Práticas de Produção Textual e Ensino - Práticas de oralidade e ensino |