PROFLETRAS- Mestrado Profissional em Letras
Dissertações Defendidas
Nome completo | Título | Data de defesa | Banca |
Ivone Santana Amorim | O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 NA PERSPECTIVA DO BILINGUISMO PARA SURDOS | 25/03/2024 | Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) - Orientador; Profa. Dra. Francislene Cerqueira de Jesus (UESB); Profa. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UESC) |
Jailson Silva dos Santos | A dimensão afetiva no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita: uma análise de pesquisas no PROFLETRAS/UESC | 28/03/2024 | Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) - Orientador; Profa. Dr. Oton Magno Santana dos Santos (UNEB); Profa. Dra. Fernanda Almeida Vita (UESC) |
Karina Oliveira Santiago | Literatura negro-brasileira escrita por mulheres: quem (ainda) precisa da identidade na educação básica? | 27/03/2024 | Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho (UESC) - Orientador; Profa. Dr. Renato Gonçalves Peruzzo (DLA-UESC); Profa. Dra. Gessilene Silveira Kanthack (UESC) |
Liliane da Silva Sousa Fróis | A LITERATURA INFANTIL COMO INSTRUMENTO MOBILIZADOR DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: Uma proposta didática de mediação | 23/08/2024 | Prof, Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC) - Orientadora; Prof. Dr. Oton Magno Santana dos Santos (UNEB); Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) |
Luís Sérgio Alves de Souza | TEXTOS MULTIMODAIS NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA: uma análise das “Trilhas” – Cadernos de Apoio à Aprendizagem (SEC/BA) | 25/03/2024 | Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) - Orientador; Profa. Dra. Fernanda Almeida Vita- (UFBA);Prof. Wagner Carvalho de Argolo Nobre (UESC); Profa. Dra. Andréia Silva Araujo (PPGL – UESC) |
Maria de Fátima Oliveira de Jesus Marques | A leitura de charges e o discurso atribuído ao idoso: uma análise discursiva na sala de aula do ensino fundamental II | 30/08/2024 | Profa. Dra. Fernanda Luzia Lunkes ( UESC) - Orientadora; Profa. Dra. Ceres Ferreira Carneiro (UERJ) ; Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) |
Neriane Sousa Porto Ferreira | Propriedades formais e funcionais do verbo TOMAR em tweets: curso de formação continuada para o ensino da categoria "verbo" | 13/12/2023 | Profa. Dra. Gessilene Silveira Kanthack (UESC) - Orientadora; Profa. Dra. Andréia Silva Araújo (PPGL-UESC); Prof. Dr Wagner Carvalho de Argolo Nobre (UESC) |
Rosiane Moreira de Jesus Costa | O DISCURSO POÉTICO EM SALA DE AULA: trilha de aprendizagem “Espalhando Poesia” e o podcast PodPoesia | 29/02/2024 | Profa. Dra. Fernanda Luzia Lunkes ( UESC); Profa. Dra. Luciane Thomé Schröder (UNIOESTE); Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) |
Valdinéa França Ferraço | Era uma vez a (trans)versalidade da narrativa: entrelinhas do letramento literário e a formação docente no contexto da transexualidade | 06/03/2024 | Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) - Orientador; Prof. Dr. Anderson Lins Rodrigues (PPGL- UESC); Paulo Henrique Pressotto (ProfLetras-UEMS); Profa. Dra. Letícia Carolina Pereira do Nascimento (UFPI) |
Vivian Conceição Feitosa Lona | Veja-me como sou... Instrumentalização docente com práticas em letramentos no contexto inclusivo de alunos com TEA | 14/03/2024 | Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) - Orientador; Profa. Dra. Danúsia Cardoso Lago (UFBA); Profa. Dra. Mariângela de Araújo (ProfLetras- USP) |
Nome completo | Título | Data de defesa | Banca |
Alana Araújo Almeida Santos | A ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: uma análise teórico-metodológica de língua portuguesa do primeiro ano do ensino fundamental. | 03/04/2023 | Profa. Dra. Rosenaide Pereira dos Reis Ramos (UESC) - Orientadora; Profa. Dra. Maria Vitória da Silva (UESB); Prof. Dr. Wagner Carvalho de Argolo Nobre (UESC) |
Clébia Rocha Lima Lira | VARIABILIDADE FUNCIONAL DA FORMA FONOLOGICAMENTE REDUZIDA DO VERBO ESTAR: Sequência Didática como instrumento de reflexão linguística | 28/03/2023 | Profa. Dra. Gessilene Silveira Kanthack(UESC) - Orientadora; Profa. Dra. Valéria Viana Sousa (UESB); Prof. Dr. Wagner Carvalho de Argolo Nobre (UESC) |
Dulcelir Dias de Queiroz da Silva | Memes no ensino de língua portuguesa sob a perspectiva da Análise do Discurso | 07/08/2023 | Profa. Dra. Fernanda Luzia Lunkes(UESC); Profa. Dra. Silmara Cristina Dela da Silva (UFF); Profa. Dra. Cristina Santos Peixoto (UESC/UFSB) |
Fernanda Márcia Barbosa Santos | A PRODUÇÃO ESCRITA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo de processos cognitivos da escrita, em gênero textual argumentativo. | 25/09/2023 | Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) - Orientador; Profa. Dra. Cláudia Martins Moreira (UNEB); Profa. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC) |
Geórgia Cristina Costa Ramos | A CONTRIBUIÇÃO DO TEXTO MULTISSEMIÓTICO PARA A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO-LEITOR | 08/12/2023 | Profa. Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (UESC) - Orientadora; Profa. Dra. Luciana Beatriz Ávila- (UFSB); Profa. Dra. Fernanda Lunkes- (UESC) |
Milena de Almeida Costa | Afetividade na formação de professores de Língua Portuguesa: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. | 27/09/2023 | Profa. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC) - Orientadora; Profa. Dra. Aline Silva Gomes (UNEB); Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira(UESC) |
Noélia Miranda Afra | O material didático-pedagógico de Língua Portuguesa no AEE para estudantes com Deficiência Intelectual: Desafios e Potencialidades | 06/09/2023 | Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) - Orientador; Profa. Danúsia Cardoso Lago (UFBA); Profa. Dra. Fernanda Luzia Lunkes- (UESC) |
Rubienes Souza Santos | A autoria na escrita da perspectiva da Análise de Discurso materialista: o trabalho com a argumentação | 21/03/2023 | Profa. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UESC);Profa. Dra. Dantielli Assumpção Garcia (UNIOESTE); Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) |
Sandra Demétrio Gomes Silveira | O português brasileiro na sala de aula: uma interpretação sócio-histórica | 04/09/2023 | Prof. Dr. Wagner Carvalho de Argolo Nobre (UESC) - Orientador; Dra. Aline silva Gomes (UNEB); Dra. Gessilene Silveira Kanthack (UESC) |
Nome completo | Título | Data de defesa | Banca |
Ana Lúcia Gama de Oliveira | O COMPONENTE AFETIVO NA PRODUÇÃO ESCRITA: UMA ANÁLISE SOBRE AS PESQUISAS NO PROFLETRAS/BAHIA | 04/03/2022 | Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) - Orientador; Profa. Dra. Fernanda Almeida Vita (UFBA); Profa. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (PROFLETRAS/UESC) |
Cátia Maria Carneiro de Sena Hughes | A escrita de si no Fundamental II: oficinas de poemas e afetos | 24/02/2021 | Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho (PROFLETRAS- UESC) – Orientador; Profa. Dra. Débora Duarte dos Santos (DLA-UESC); Prof. Dr. Rodrigo Camargo Aragão ( PROFLETRAS- UESC) |
Dinailza Maria Lima | IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NEGRA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA | 31/08/2021 | Profa. Dra. Inara de Oliveira Rodrigues (UESC)- Orientadora; Prof. Dr. Paulo Roberto Alves dos Santos (PPGL-UESC); Profa. Dra. Ana Cristina Peixoto (UESC) |
Eliane Vieira do Nascimento Dantas | ARGUMENTATIVIDADE VISUAL DOS SURDOS: Escrita em língua portuguesa mediada pela imagem | 27/08/2021 | Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) – Orientador; Profa. Dra. Tatiana Bolivar Lebedeff (UFPel); Profa. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UESC) |
Élio Andrade Barbosa | Flutuação categorial de palavras e ensino: em cena o adjetivo adverbializado | 18/03/2021 | Profa. Dra. Gessilene Kanthack Silveira (UESC) – Orientador; Prof. Dr. Urbano Cavalcante da Silva Filho (IFBA); Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris (UESC) |
Inael Lopes de Souza | VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS EM PATATIVADOASSARÉ: O canto de luta e resistência do poeta do sertão | 07/03/2022 | Profa. Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (UESC) - Orientador; Profa. Dra. Keila Mara de Araújo Maciel (UFSB); Profa. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UESC) |
Jefferson Santos Sousa | O silenciamento do/a negro/a no livro didático de língua portuguesa do Ensino Fundamental II (PNLD 2020-2023) | 31/08/2021 | Profa. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UESC) – Orientadora; Profa. Dra. Ana Paula Peron (UNESPAR); Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) |
Joana Angélica Oliveira Campos | A biblioterapia como mediadora das emoções de alunos em tratamento hospitalar | 04/03/2022 | Profa. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC)-Orientadora; Profa. Dra. Fernanda Almeida Vita (UFBA); Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) |
Juliana Santiago Gomes | A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO FACEBOOK: contribuições para a formação do sujeito leitor | 29/07/2021 | Prof. Dr. Urbano Cavalcante da Silva Filho (UESC)– Orientador; Prof. Dr. Alexandro Teixeira Gomes (UFRN); Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) |
Kiliane Cunha Lemos Damásio | O fomento da leitura nos anos finais do Ensino Fundamental II: Integrando as tecnologias digitais/virtuais no cotidiano escolar, | 27/08/2021 | Profa. Dra.Fernanda Luzia Lunkes (UESC) – Orientadora; Prof. Dr. Urbano Cavalcante da Silva Filho (IFBA) Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) |
Loiane de Oliveira Santana Novaes | A proposta de sequência didática de gênero para a produção escrita em livros didáticos da língua portuguesa | 31/08/2021 | Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) - Orientador; Profa. Dra. Fernanda Almeida Vita (UFBA); Profa. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UESC) |
Maria Verônica Dantas Brito de Santana | Quarto de despejo: intervenções pedagógicas | 25/02/2021 | Profa. Dr. Isaías Francisco de Carvalho (UESC) – Orientador; Profa. Dra. Walkíria França Vieira e Teixeira- Coorientadora (UESC); Profa Dra.Ana Cristina Santos Peixoto (UFSB); Profa. Dra. Inara de Oliveira Rodrigues (UESC) |
Mariselma Oliveira Reis | LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS POR MEIO DA EXPERIÊNCIA DE DIÁRIOS DE LEITURAS | 08/09/2021 | Profa. Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (UESC) - Orientador; Profa. Dra. Keila Mara de Araújo Maciel (UFSB); Profa. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UESC) |
Mércia Brito Dias Costa | Letras e Emoções: a (in)visibilidade da dimensão afetiva da leitura no ensino e na pesquisa | 19/11/2021 | Profa. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC)-Orientadora; Profa. Dra. Aline Silva Gomes (UNEB); Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida; (UESC) |
Tatiana Almeida Gavião Coelho | A escrita da língua de sinais como suporte ao aprendizado do português escrito para educandos surdos: uma mediação possível | 25/08/2021 | Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) – Orientador; Profa. Dra. Marianne Rossi Stumpf (UFSC); Profa. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC) |
Nome completo | Título | Data da defesa | Banca |
LETRAMENTO LITERÁRIO E A CONSTRUÇÃO DE AUTORIA POR MEIO DO PROVÉRBIO AFRICANO | 01/06/2020 |
Profª. Dra. Cynthia de Cássia Santos Barra (UFSB; UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Keila Mara de Souza Araújo Maciel (UFSB); Profª. Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (UFSB; UESC) | |
Daniela Regina Evangelista dos Santos | A RETEXTUALIZAÇÃO INTERGÊNERO DIALOGIZADA: a transformação do texto literário para o teatral | 27/03/2020 | Prof. Dr. Urbano Cavalcante da Silva Filho (IFBA; UESC) – Orientador; Profª. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UFSB); Profª. Dra. Gessilene Silveira Kanthack (UESC) |
Daniela Ribeiro de Carvalho | Variação linguística em sala de aula: indo além do livro didático | 24/03/2020 | Profª. Dra. Gessilene Silveira Kanthack (UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Sandra Carneiro de Oliveira (UFBA); Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) |
Danúbia Queiroz Santos | Encaminhamentos pedagógicos para a correção de textos com enfoque na argumentação | 03/03/2020 | Profª. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UESC) –Orientadora; Profª. Dra. Ângela Sivalli Ignatti (UFSB); Profª. Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (UESC) |
Glece Aparecida Lima Guimarães Souza | Leitura e produção textual utilizando práticas de letramento e multimodalidade com construção de guia pedagógico para turmas da EJA juvenil | 31/03/2020 | Profª. Dra Ana Cristina Santos Peixoto (UFSB; UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Keila Mara de Souza Araujo Maciel (UFSB); Profª. Dra Fernanda Luzia Lunkes (UFSB; UESC) |
Izabel Conceição Bastos Santos | A FORMAÇÃO DO LEITOR E A MEMÓRIA AFETIVA NA CONSTRUÇÃO DO GOSTO PELA LEITURA | 30/03/2020 | Profª. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC) - Orientador; Profª. Dra. Aline Silva Gomes (UNEB); Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) |
Jackson Cruz dos Santos | Além da biblioteca: os espaços escolares como promotores interativos de leitura | 19/03/2019 | Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho (UESC) – Orientador; Prof. Dr. Lucas Santos Campos (UESB); Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris (UESC) |
Jamille Santos Oliveira | A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma análise bakhtiniana dos gêneros discursivos e do livro didático | 24/06/2020 | Prof. Dr. Urbano Cavalcante da Silva Filho (IFBA; UESC) – Orientador; Profª. Dra. Sheila Vieira de Camargo Grillo (USP); Profª. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UESC) |
Joziane Mares dos Santos | O LETRAMENTO EMOCIONAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: Um estudo de caso | 06/01/2020 | Profª. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC) - Orientadora; Profª. Dra. Aline Silva Gomes (UNEB); Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) |
Keila Souza Góes Farias | A LITERATURA DE CORDEL EM SALA DE AULA: FORMAÇÃO DE LEITORES E AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA | 31/03/2020 | Profª. Dra. Inara de Oliveira Rodrigues (PROFLETRAS/UESC) – Orientadora; Prof. Dr. Paulo Roberto Alves dos Santos (UESC); Prof. Dr. Isaias Francisco de Carvalho (PROFLETRAS/UESC) |
Lucia Helena Malta da Silva Sousa | A multimodalidade como estratégia pedagógica para prática do professor no processo de ensino-aprendizagem na leitura e escrita | 31/03/2020 | Profª. Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (UFSB; UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Keila Mara de Souza Araújo Maciel (UFSB); Profª. Dra. Fernanda Luzia Lunkes- (UFSB; UESC) |
Maria do Perpétuo Socorro da Silva | A MÚSICA COMO RECURSO DE LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA | 17/01/2020 | Profª. Dra. Sandra Maria Pereira do Sacramento (UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Milena Cláudia Guidio (UFSB); Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho (UESC) |
Marluce Lima de Jesus | Consciência fonológica na alfabetização de alunos com deficiência visual: Uma proposta didática | 31/03/2020 | Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) – Orientador; Profª. Dra. Marcia Torres Neri Soares (UNEB); Profª. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC) |
Milena Alves de Santana | O ensino de língua portuguesa para alunos surdos numa perspectiva colaborativa | 31/03/2020 | Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) – Orientador; Profª. Dra. Marcia Torres Neri Soares (UNEB); Prof. Dr. Urbano Cavalcante da Silva Filho (IFBA; UESC) |
Raphaela Lacerda Nascimento Maciel | Das diferenças entre interpretar e compreender à formação do leitor autônomo | 07/02/2020 | Profª. Dra. Rosenaide Pereira dos Reis Ramos (UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Maristela Midlej Silva de Araújo Veloso (UFSB); Profª. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC) |
Roberta Leal Lopes Guimarães | A gostatividade e a produção de contos fantásticos nas aulas de Língua Portuguesa | 09/03/2020 | Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) -Orientador; Prof. Dr. Oton Magno Santana dos Santos (UNEB); Profª. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC) |
Rosangela Santos Souza Costa | Charge: gênero multimodal como estratégia de aprendizagem | 17/03/2020 | Profª. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UFSB) – Orientadora; Profª. Dra. Keila Mara de Souza Araújo Maciel (UFSB); Profª. Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (UFSB; UESC) |
Soade Pereira Jorge Calhau | A argumentação no ensino de português por meio de projetos de letramentos: mapeamento de trabalhos desenvolvidos no Profletras e formulação de proposta de projeto | 28/08/2020 | Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris (UESC) – Orientador; Profª. Dra. Isabel Cristina Michelan de Azevedo (UFS); Prof. Dr. Rui Alexandre Grácio (Universidade do Minho- UM); Prof. Dr. Rodrigo Camargo Aragão (UESC) |
Nome completo | Título | Data da defesa | Banca |
O ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: um estudo sobre a reescrita nas aulas de língua portuguesa |
05/07/2019
|
Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) - Orientador; Profª. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC); Prof. Dr. Oton Magno Santana dos Santos (UNEB)
|
|
Produção de textos no ensino de língua portuguesa na perspectiva do letramento escolar |
29/03/2019
|
Profª. Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (PROFLETRAS/UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UFSB); Prof. Dr. Rogério Soares Oliveira (PROFLETRAS/UESC) |
|
A contribuição do texto literário na formação do leitor proficiente |
27/08/2019
|
Profª. Dra. Cynthia de Cássia Santos Barra (UFSB) – Orientadora; Profª. Dra. Keila Mara de Souza Araújo Maciel (UFSB); Profª. Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (PROFLETRAS/UESC) |
|
28/03/2019
|
Profª. Dra. Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro (UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Fernanda Almeida Vita (UFBA); Profª. Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (PROFLETRAS/UESC) |
||
Ter x Haver e Ter de x Ter que: estruturas variáveis e ensino |
14/03/2019
|
Profª. Dra. Gessilene Kanthack Silveira (UESC) – Orientadora; Maurício Beck (UESC); Profª. Dra. Valéria Viana Sousa (PROFLETRAS/UESB) |
|
|
04/07/2019
|
Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) – Orientador; Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC); Dra. Danúsia Cardoso Lago (UESB) |
|
29/03/2019
|
Profª. Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (UFSB) – Orientador; Profª. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UFSB); Profª. Dra. Maria D’Ajuda Alomba (PROFLETRAS/UESC) |
||
Contos moçambicanos na sala de aula: propostas de letramento literário |
05/07/2019
|
Profª. Dra. Inara de Oliveira Rodrigues (UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Silvia Niederauer (PUC-RS); Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho (UESC) |
|
UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE SELEÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
29/03/2019
|
Profª. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Fernanda Almeida Vita (UFBA); Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (PROFLETRAS/UESC) |
|
26/03/2019
|
Profª. Dra. Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro (UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Marlúcia Mendes da Rocha (UESC); Prof. Dr. Urbano Calvacante da Silva Filho (IFBA; PROFLETRAS/UESC) |
||
Versos na era digital: a contribuição do ciberespaço para a formação do leitor literário |
13/03/2019
|
Profª. Dra. Inara de Oliveira Rodrigues (UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Simone Souza de Assumpção (PROFLETRAS/UFBA); Prof. Dr. Rodrigo Camargo Aragão (PROFLETRAS/UESC) |
|
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: estratégias metodológicas para a leitura na escola |
28/03/2019
|
Profª. Dra. Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro (UESC) – Orientadora; Prof. Dr. Urbano Cavalcante da Silva Filho (IFBA; PROFLETRAS/UESC); Profª. Dra. Fernanda Almeida Vita (UFBA) |
|
03/07/2019
|
Profª. Dra. Cynthia de Cássia Santos Barra (UFSB) – Orientadora; Profª.); Profª. Dra.Milena Claudia Magalhães Santos Guidio (UFSB); Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (UFSB; PROFLETRAS/UESC
|
||
03/07/2019
|
Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) Orientador; Profª. Dra. Fernanda Almeida Vita (UFBA); Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida - (UESC) |
Nome |
Título |
Data de defesa |
Banca |
Histórias de professores leitores : da práxis leitora à formação de leitores |
14/03/2018 |
Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro - Orientadora (UESC) |
|
Leitura, música e emoção: uma proposta didática para os anos finais do ensino fundamental |
04/06/2018 |
Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta -Orientadora (UESC) |
|
Linguagem e identização dos sujeitos homossexuais em idade escolar |
01/03/2018 |
Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro - Orientadora (UESC) |
|
28/03/2018 |
Profª Drª Inara de Oliveira Rodrigues -Orientadora (UESC) |
||
09/03/2018 |
Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro - Orientadora (UESC) |
||
Multimodalidade textual: desafios e possibilidades no ensino de Língua Portuguesa |
28/03/2018 |
Prof. Dr. Rodrigo Camargo Aragão -Orientador (UESC) |
|
14/03/2018 |
Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro - Orientadora (UESC) |
||
A argumentação no ensino de português: entre o material didático e a sala de aula |
01/03/2018 |
Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris - Orientador (UESC) |
|
Motivação para a produção escrita no ensino fundamental II: o olhar do aluno |
28/03/2018 |
Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira - Orientador (UESC) |
|
Raimário Bomfim Panta | Das coerções das políticas de ensino às possibilidades de ensino na escola: focalizando a leitura dos textos intersemióticos charge e tirinhas | 26/02/2018 | Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris - Orientador (UESC) Profª Dra. Fernanda Luzia Lunkes - Examinadora (UFSB) Profª Dra. Lúcia Fernanda Pinheiro Coimbra Barros - Examinadora (UESC) |
Verbo ir e seu comportamento sintático-semântico: um caso de gramaticalização? |
30/03/2018 |
Profª. Drª Gessilene Silveira Kanthack –Orientadora (UESC) |
|
A leitura literária na escola da zona rural: pela emancipação de crianças e jovens do campo |
28/03/2018 |
Profª Drª Inara de Oliveira Rodrigues - Orientadora (UESC) |
|
Leitura: um estudo analítico para as estratégias leitoras na escola |
14/03/2018 |
Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro - Orientadora (UESC) |
|
O literário dinamizado nas interfaces da performance no Ensino fundamental II |
18/05/2018 |
Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho - Orientador (UESC) |
|
O texto literário e o estímulo afetivo e significativo na formação do leitor |
18/05/2018 |
Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho - Orientador (UESC) |
|
A formação de professores mediadores da leitura sob a perspectiva da pesquisa colaborativa |
22/02/2018 |
Profª. Drª Rosenaide Pereira dos Reis Ramos – Orientadora (UESC) |
|
06/03/2018 |
Profª Drª Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro UESC –Orientadora (UESC) |
Nome |
Título |
Data de defesa |
Banca |
Verbos de movimento e uso variável das preposições: uma investigação em textos de alunos do Ensino Fundamental II |
02/12/2016 |
Profª Drª Gessilene Silveira Kanthack - Orientadora (UESC) Profª Drª Sandra Carneiro de Oliveira - Examinadora (IFBA) Profª Drª Arlete Vieira da Silva - Examinadora (UESC) |
|
Carla Nataly Andrade Pithon | Letramento de alunos surdos: Por uma prática pedagógica que forme e transforme | 26/09/2018 | Profa. Dra. Rosenaide Pereira dos Reis Ramos – orientadora (UESC) Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida – coorientador (UESC) Profa. Dra. Danúsia Cardoso Lago (UFSB) Profa. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC) |
A correção e a avaliação do texto escrito na escola: uma proposta didática a partir da correção textual- interativa. |
30/05/2017 |
Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira -Orientador (UESC) Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida – Examinador (UESC) |
|
O aluno não gosta de ler ou não lê o que não gosta? Um estudo da dimensão afetiva da leitura nas aulas de língua portuguesa |
29/05/2017 |
Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira -Orientador (UESC) Prof. Dr. Oton Magno Santana dos Santos -Examinador (UNEB) Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta -Examinadora (UESC) |
|
11/05/2017 |
Élida Paulina Ferreira -Orientadora (UESC) Prof. Dr. Rodrigo Camargo Aragão - Examinador (UESC) Profª Drª Simone Souza Assumpção - Examinadora (UFBA) |
||
A manifestação cultural “Rancho do Bicho Caçador’: cultura popular e inclusão social na escola |
29/11/2016 |
Profª Drª Inara de Oliveira Rodrigues -Orientadora (UESC) Profª Drª Edil Silva Costa - Examinadora (UNEB) Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho - Examinador (UESC) |
|
O ensino de literatura a partir da pedagogia dos multiletramentos |
26/02/2016 |
Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta - Orientadora Prof. Dr. Rogério Soares -Coorientador (UESC) Profª Drª Fernanda Almeida Vita - Examinadora (UFBA) |
|
Multiletramento e produção de material didático integrado de língua portuguesa na EJA |
30/05/2017 |
Prof. Dr. Rodrigo Camargo Aragão - Orientador (UESC) Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira - Examinador (UESC) Profª Drª Simone Souza Assumpção - Examinadora (UFBA) |
|
O ensino de língua portuguesa e a formação integral do educando: uma proposta de intervenção pedagógica |
05/05/2017 |
Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta -Orientadora (UESC) Profª Drª Rosenaide Pereira dos Reis Ramos - Examinadora (UESC) Profª Drª Sandra Carneiro de Oliveira - Examinadora (IFBA) |
|
A leitura nos manuais do EJA do II segmento: reflexões teóricas e didático-pedagógicas |
16/12/2016 |
Profª Drª Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro - Orientadora (UESC) Profª Drª Arlete Vieira da Silva- Examinador (UESC) Profª Drª Fernanda Almeida Vita- Examinadora (UFBA) |
|
Produções escritas em ambientes virtuais: o blog como recurso didático possível nas práticas do ensino fundamental II |
09/05/2017 |
Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro - Orientadora (UESC) Profª Drª Marlúcia Mendes de Rocha - Examinadora (Faculdade de Ilhéus) Profª Drª Ana Cristina Peixoto - Examinadora (UFSB) |
|
O texto literário no 9º ano do ensino fundamental: lugar-comum entre a norma e a prática |
05/12/2016 |
Profª Drª Zelina Márcia Pereira Beato – Orientadora (UESC) Prof. Dr. André Luís Mitidieri Pereira - Examinador Prof. Dr. Paulo César Souza García – Examinador (UNEB) |
|
A pedagogia dos multiletramentos como prática transformadora e incentivadora da escrita do texto noticioso em suporte digital |
16/12/2016 |
Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro - Orientadora (UESC) Profª Drª Arlete Vieira da Silva - Examinadora (UESC) Profª Drª Ana Cristina Peixoto - Examinadora (UFSB) |
|
O efeito retroativo da avaliação unificada na proficiência leitora de alunos do 9° ano |
05/05/2017 |
Profª Drª Dra. Élida Paulina Ferreira -Orientadora (UESC) Profª Drª Miriam Sester Retorta-Examinadora - Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira -Examinador (UESC) |
|
Desenho e pesquisa como mediação pedagógica no ensino da leitura e da escrita |
12/06/2017 |
Profª Drª Rosenaide Pereira dos Reis Ramos - Orientadora (UESC) Marlúcia Mendes de Rocha- Examinadora (Faculdade de Ilhéus) Profª Drª Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro - Examinadora (UESC) |
|
Uso variável de eu/mim e mim/me em textos escritos de anos finais do ensino fundamental: a influência de fatores extralinguísticos |
02/12/2016 |
Profª Drª Gessilene Silveira Kanthack - Orientadora/Examinadora (UESC) Profª Drª Sandra Carneiro de Oliveira - Examinador (IFBA) Prof. Dr Maurício Beck- Examinador (UESC) |
|
Didatização dos gêneros orais no ensino de português |
17/10/2016 |
Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho - Orientador (UESC) Profª Drª Inara de Oliveira Rodrigues - Orientadora (UESC) Prof. Dr. José Ricardo Rosa dos Santos-Examinador (IFBA) |
|
O letramento literário, o poema e as tic: uma proposta de intervenção didática para o nono ano do ensino fundamental. |
05/05/2017 |
Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta - Orientadora (UESC) Profª Drª Sandra Carneiro de Oliveira- Examinadora Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho - Examinador (UESC) |
|
07/07/2017 |
Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira -Orientador (UESC) Profª Drª Fernanda Almeida Vita -Examiandora (UFBA) Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida -Examinador (UESC) |
||
A formação dos leitores autônomos e o ensino de estratégias de leitura no livro didático |
26/02/2016 |
Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta Orientadora (UESC) Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) Profª Drª Fernanda Almeida Vita (UFBA) |
|
Contribuições da obra literária Reinações de Narizinho para a formação leitora no ensino fundamental |
30/11/2016 |
Profª Drª Inara de Oliveira Rodrigues - Orientadora (UESC) Prof. Dr. Lucas Santos Campos - Examinador (UESB) Prof. Dr. Paulo Roberto Alves dos Santos – Examinador (UESC) |
|
Prática de produção textual na escola: do livro didático à sala de aula. |
05/12/2016 |
Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris -Orientador (UESC) Profª Drª Fernanda Luzia Lunkes- Examinadora (UFSB) Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho - Examinador (UESC) |
|
Contos de Mia Couto no ensino fundamental: resistência cultural e inclusão social |
18/10/2016 |
Profª Drª Inara de Oliveira Rodrigues - Orientadora (UESC) Profª Drª Silvia Helena Niederauer – Examinadora (URI- Frederico Westphalen/RS) Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho – Examinador (UESC) |
|
Multiletramentos, redes sociais e ensino de língua portuguesa
|
30/05/2017 |
Prof. Dr. Rodrigo Camargo Aragão - Orientador (UESC) Profª Drª Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro - Examinadora (UESC) Profª Drª Simone Souza Assumpção - Examinadora (UFBA) |
|
Em busca de novos caminhos para o letramento literário no ensino fundamental II |
17/10/2016 |
Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho – Orientador (UESC) Profª Drª Inara de Oliveira Rodrigues – Examinadora (UESC) Prof. Dr. José Ricardo Rosa dos Santos – Examinador (IFBA) |
|
A formação do leitor: trilhando caminhos para uma mediação pedagógica afetiva |
30/08/2017 |
Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta -Orientadora (UESC) Profª Drª Fernanda Almeida Vita -Examinadora (UFBA) Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida -Examinador (UESC) |
|
20/02/2017 |
Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris-Orientador (UESC) |
Nome | Título | Data da defesa | Banca |
Abraão Augusto da Silva Santos | O uso dos pronomes Nós e A Gente na escrita de alunos do ensino fundamental II da zona rural de Itaibó | 31/07/2015 | Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro - Orientadora (UESC) Profª Drª Gessilene Silveira Kanthack - Examinadora (UESC) Dra. Valéria Viana Sousa - Examinadora (UESB) |
Alane Batista dos Santos | Leitura: a interface pedagógica no material didático da EJA no campo pelo viés da sequência didática. | 20/11/2015 | Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro - Orientadora (UESC) Profª Drª Marlúcia Mendes da Rocha - Examinadora (Faculdade de Ilhéus) Profª Drª Rosenaide Pereira dos Reis Ramos Examinadora (UESC) |
Aline Lima Sobrinho de Andrade | A leitura no livro didático de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental: o efeito das perguntas na compreensão leitora | 11/12/2015 | Profª Drª Rosenaide Pereira dos Reis Ramos -Orientadora (UESC) Profª Drª Ana Regina da Silva Dias - Examinadora (UNEB) Profª Drª Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro - Examinadora (UESC) |
Aline Souza de Jesus Caetano | Projeto ler para ser: possibilidades para o letramento literário e a construção da identidade leitora. | 08/09/2015 | Profª Drª Dra. Élida Paulina Ferreira -Orientadora (UESC) Profª Drª Sheila Oliveira Lima - Examinadora (UEL) Profª Drª Zelina Márcia Pereira Beato - Examinador (UESC) |
Andréa Caldas Duarte | O texto nos cadernos das 7ª/8ª e 8ª/9ª séries/anos do programa Gestar II – Língua portuguesa: concepções e ensino. | 10/12/2015 | Profª Drª Élida Paulina Ferreira - Orientadora (UESC) Prof. Dr. Alexandre Fernandes- Examinador (IFBA) Profª Drª Gessilene Silveira Kanthack -Examinadora (UESC) |
Bougleux Bomjardim da Silva Carmo | A sistematização dos conectores contra argumentativos na concepção do material didático. | 25/08/2015 | Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro -Orientadora (UESC) Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho -Examinador (UESC) Prof. Dr. José Augusto Alves da Silva - Examinador (UESB) |
Cássia Goretti Oliveira Varjão | O suporte digital para a construção de sequências argumentativas: uma estratégia de ensino para alunos do 9º ano | 31/08/2015 | Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro Orientadora (UESC) Profª Drª Valquíria Claudete Machado Borba - Examinadora (UNEB ) Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho -Examinador (UESC) |
Clebiane Santos da Silva e Silva | O trabalho com o gênero propaganda sob a perspectiva do letramento crítico | 31/08/2015 | Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira-Orientador (UESC) Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta - Examinadora (UESC) Prof. Dra. Fernanda Vita - Examinadora (UFBA) |
Cyntia Leite Freitas Silva Caliari | A abordagem dos mecanismos de coesão sequencial pela conexão em livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental II: o caso das conjunções | 29/10/2015 | Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira -Orientador (UESC) Profª Drª Fernanda Almeida Vita -Examinadora (UFBA) Profª Drª Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro - Examinadora (UESC) |
Débora da Silva Santana Moreira | Formação docente e sensibilização do professor para a variação linguística : uma análise do uso variável do artigo definido diante de antropônimo na escrita de estudantes da cidade baiana de Tucano | 17/08/2015 | Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris - Orientador (UESC) Profª Drª Isabel Cristina Michelan de Azevedo – Examinadora (UFS) Profª Drª Lúcia Fernanda Pinheiro Barros - Examinadora (UESC) |
Denise Queiroz Santos | A prova Brasil como instrumento de avaliação e planejamento de práticas escolares relativas à proficiência leitora | 19/08/2015 | Profª Drª Élida Paulina Ferreira - Orientadora (UESC) Profª Drª Matilde Scaramucci - Examinadora (UNICAMP) Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira-Examinador (UESC) |
Eliana Aparecida da Silva Caliari | As sequências didáticas como estratégia para o letramento literário | 06/08/2015 | Profª Drª Inara de Oliveira Rodrigues –Orientadora (UESC) Profª Drª Fabiane Verardi Burlamaque – Examinadora (UPF/RS) Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) |
Elisângela Santos Mendes | Um estudo sobre bilinguismo e letramento visual no ensino de língua portuguesa escrita para surdos no ensino fundamental II | 30/09/2015 | Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira -Orientador (UESC) Profª Drª Lucyenne Matos da Costa Vieira Machado - Examinadora (UFES) Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta - Examinadora (UESC) |
Ivonete de Souza Susmickat Aguiar | Histórias de leitura de educandos jovens e adultos: uma análise dos percursos de formação do sujeito-leitor | 31/08/2015 | Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta (Orientadora) Profª Drª Arlete Vieira da Silva - Examinadora (UESC) Profª Drª Valquíria Claudete Machado Borba -Examinadora (UNEB) |
Janainna Alves de Freitas Rocha Dias | Considerações sobre a motivação dos desvios ortográficos: uma proposta de ensino reflexivo da ortografia | 24/08/2015 | Profª Drª Élida Paulina Ferreira - Examinadora (UESC) Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro - Examinadora (UESC) Profª Drª Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa - Examinadora (UFPE) |
Joildes Santos de Sousa | Ensino de gramática no 9º ano do ensino fundamental: uma interface com o gênero crônica | 25/08/2015 | Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro Orientadora (UESC) Prof. Dr. Jorge Augusto Alves da Silva - Examinador (UESB) Profª Drª Marlúcia Mendes da Rocha -Examinadora (UESC) |
Josélia Nunes da Rocha | (Re)pensando a interface epilinguística/produção de texto no ensino fundamental II | 28/08/2015 | Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta - Orientadora (UESC) Profª Drª Fernanda Almeida Vita - Examinadora (UFBA) Profª Drª Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro - Examinador (UESC) |
Maria Felicidade Penha de Lacerda | As metáforas e antíteses no processo de subjetivação do negro em Racionais MC: uma contribuição para o cumprimento da Lei 10.639/03 em turmas de 9º ano | 21/08/2015 | Profª Drª Zelina Márcia Pereira Beato -Orientadora (UESC) Prof. Dr. Márcio Ricardo Muniz Coelho - Examinador (UFBA) Prof. Dr. André Luis Mitidieri Pereira - Examinador (UESC) |
Maria Lígia Macêdo Silva | Tão presente e tão distante do mundo letrado: narrativas de alunos do ensino fundamental II | 31/08/2015 | Profª Drª Rosenaide Pereira dos Reis Ramos – Orientadora (UESC) Prof. Dr Marcos Bispo dos Santos - Examinador (UNEB) Prof. Dr Geovani de Jesus Silva - Examinador (UESC) |
Marise Rodrigues Guedes | A notícia: caminhos possíveis para o trabalho com o texto em sala de aula | 21/08/2015 | Profª Drª Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro -Orientadora (UESC) Profª Drª Darcilia Marindir Pinto Simões - Examinadora (UERJ) Profª Drª Dra. Nair Floresta Andrade Neta - Examinador (UESC) |
Milena Cleyse Rigaud de Souza Costa | Substantivos concretos e abstratos: um olhar sobre as abordagens das gramáticas descritiva, funcionalista e normativa | 20/10/2015 | Profª Dra. Maria D' Ajuda Alomba Ribeiro- Orientadora (UESC) Profª. Dra. Girlene Lima Portela- Examinadora (UEFS) Profª Drª Marlúcia Mendes da Rocha -Examinadora (UESC) |
Patrícia Regina dos Santos | O uso de advérbios temporais em produções textuais do ensino fundamental II: descrição e análise de propriedades morfossintáticas e semânticas | 25/08/2015 | Profª Drª Gessilene Silveira Kanthack -Orientadora (UESC) Prof. Dr. Jorge Augusto Alves da Silva - Examinador (UESB) Prof. Dr. Maurício Beck - Examinador (UESC) |
Paulo Henrique Soares Souza | Objeto direto anafórico em produções textuais do ensino fundamental II: uso variável e ensino | 17/09/2015 | Profª Drª Gessilene Silveira Kanthack -Orientadora (UESC) Profª Drª Valéria Viana Sousa - Examinador (UESB) Prof. Dr. Eduardo Lopes Pires - Examinador (UESC) |
Ricardo Santos Dantas | Multiletramentos, bilinguismo e inclusão: uma experiência com professores ouvintes e estudantes surdos no ensino fundamental II | 28/08/2015 | Prof. Dr. Rodrigo Camargo Aragão - Orientador (UESC) Profª Drª Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro - Examinadora (UESC) Prof. Dr. Lucas Santos Campos (UESB) |
Rosana Ramos Chaves | O clássico no ensino fundamental: a história contada pelas bibliotecas de Itabuna | 25/08/2015 | Profª Drª Inara de Oliveira Rodrigues -Orientadora (UESC) Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho - Examinador (UESC) Prof. Dr. Paulo Roberto Alves dos Santos - Examinador (FACULDADE DE ILHÉUS) |
Rose Márcia Costa Sampaio | Estratégias de leitura no livro didático de português: a proficiência leitora no fundamental II | 27/11/2015 | Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho - Orientador (UESC) Prof. Dr. Lucas Santos Campos - Examinador (UESB) Prof. Dr. Fernando José Reis de Oliveira - Examinador (UESC) |
Tadna Simone Azevedo Ralile Menezes | Leitura, livro didático e tira: possibilidades e entraves para aprendizagem | 28/08/2015 | Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta - Orientadora (UESC) Profª Drª Reheniglei Rehem - Examinadora (UESC) Profª Drª Cláudia Martins Moreira - Examinadora (UNEB) |
Tatiana Falcão Rodrigues Cardoso | Rádio-escola e ensino de língua portuguesa: uma abordagem com gêneros orais | 27/08/2015 | Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho - Orientador (UESC) Prof. Dr. Lucas Santos Campos- Examinador (UESB) Profª. Drª Rita Virgínia Alves Santos Argollo –Examinadora (UESC) |
Tiago Pereira Aguiar Susmickat | Uma análise sobre a abordagem do gênero tirinha no livro didático de língua portuguesa, à luz dos postulados bakhtinianos | 21/08/2015 | Profª. Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro -Orientadora (UESC) |
Vânia Pereira da Silva | Gêneros orais formais: abordagem teórico- prática do livro didático de português | 27/08/2015 | Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho - Orientador (UESC) Prof. Dr. Lucas Santos Campos- Examinador (UESB) Profª Drª Inara de Oliveira Rodrigues -Examinadora (UESC) |