Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

PROFLETRAS- Mestrado Profissional em Letras

Dissertações Defendidas

TURMA 8 (2022-2024)
Nome completo Título Data de defesa Banca
Ivone Santana Amorim O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 NA PERSPECTIVA DO BILINGUISMO PARA SURDOS 25/03/2024 Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) - Orientador; Profa. Dra. Francislene Cerqueira de Jesus (UESB); Profa. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UESC)
Jailson Silva dos Santos A dimensão afetiva no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita: uma análise de pesquisas no PROFLETRAS/UESC 28/03/2024 Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) - Orientador; Profa. Dr. Oton Magno Santana dos Santos (UNEB); Profa. Dra. Fernanda Almeida Vita (UESC)
Karina Oliveira Santiago Literatura negro-brasileira escrita por mulheres: quem (ainda) precisa da identidade na educação básica? 27/03/2024 Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho (UESC) - Orientador; Profa. Dr. Renato Gonçalves Peruzzo (DLA-UESC); Profa. Dra. Gessilene Silveira Kanthack (UESC)
Liliane da Silva Sousa Fróis A LITERATURA INFANTIL COMO INSTRUMENTO MOBILIZADOR DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: Uma proposta didática de mediação 23/08/2024 Prof, Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC) - Orientadora; Prof. Dr. Oton Magno Santana dos Santos (UNEB); Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC)
Luís Sérgio Alves de Souza TEXTOS MULTIMODAIS NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA: uma análise das “Trilhas” – Cadernos de Apoio à Aprendizagem (SEC/BA) 25/03/2024 Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) - Orientador; Profa. Dra. Fernanda Almeida Vita- (UFBA);Prof. Wagner Carvalho de Argolo Nobre (UESC); Profa. Dra. Andréia Silva Araujo (PPGL – UESC)
Maria de Fátima Oliveira de Jesus Marques A leitura de charges e o discurso atribuído ao idoso: uma análise discursiva na sala de aula do ensino fundamental II 30/08/2024 Profa. Dra. Fernanda Luzia Lunkes ( UESC) - Orientadora; Profa. Dra. Ceres Ferreira Carneiro (UERJ) ; Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC)
Neriane Sousa Porto Ferreira Propriedades formais e funcionais do verbo TOMAR em tweets: curso de formação continuada para o ensino da categoria "verbo" 13/12/2023 Profa. Dra. Gessilene Silveira Kanthack (UESC) - Orientadora; Profa. Dra. Andréia Silva Araújo (PPGL-UESC); Prof. Dr Wagner Carvalho de Argolo Nobre (UESC)
Rosiane Moreira de Jesus Costa O DISCURSO POÉTICO EM SALA DE AULA: trilha de aprendizagem “Espalhando Poesia” e o podcast PodPoesia 29/02/2024 Profa. Dra. Fernanda Luzia Lunkes ( UESC); Profa. Dra. Luciane Thomé Schröder (UNIOESTE); Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC)
Valdinéa França Ferraço Era uma vez a (trans)versalidade da narrativa:  entrelinhas  do letramento literário e a formação docente no contexto da transexualidade 06/03/2024 Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) - Orientador; Prof. Dr. Anderson Lins Rodrigues (PPGL- UESC); Paulo Henrique Pressotto (ProfLetras-UEMS); Profa. Dra. Letícia Carolina Pereira do Nascimento (UFPI)
Vivian Conceição Feitosa Lona Veja-me como sou... Instrumentalização docente com práticas em  letramentos no contexto inclusivo de  alunos com TEA 14/03/2024 Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) - Orientador; Profa. Dra. Danúsia Cardoso Lago (UFBA); Profa. Dra. Mariângela de Araújo (ProfLetras- USP)
TURMA 7 (2021-2023)
Nome completo Título Data de defesa Banca
Alana Araújo Almeida Santos A ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: uma análise teórico-metodológica de língua portuguesa do primeiro ano do ensino fundamental. 03/04/2023 Profa. Dra. Rosenaide Pereira dos Reis Ramos (UESC) - Orientadora; Profa. Dra. Maria Vitória da Silva (UESB); Prof. Dr. Wagner Carvalho de Argolo Nobre (UESC)
Clébia Rocha Lima Lira VARIABILIDADE FUNCIONAL DA FORMA FONOLOGICAMENTE REDUZIDA DO VERBO ESTAR: Sequência Didática como instrumento de reflexão linguística 28/03/2023 Profa. Dra. Gessilene Silveira Kanthack(UESC) - Orientadora; Profa. Dra. Valéria Viana Sousa (UESB); Prof. Dr. Wagner Carvalho de Argolo Nobre (UESC)
Dulcelir Dias de Queiroz da Silva Memes no ensino de língua portuguesa sob a perspectiva da Análise do Discurso 07/08/2023 Profa. Dra. Fernanda Luzia Lunkes(UESC); Profa. Dra. Silmara Cristina Dela da Silva (UFF); Profa. Dra. Cristina Santos Peixoto (UESC/UFSB)
Fernanda Márcia Barbosa Santos A PRODUÇÃO ESCRITA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo de processos cognitivos da escrita, em gênero textual argumentativo. 25/09/2023 Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) - Orientador; Profa. Dra. Cláudia Martins Moreira (UNEB); Profa. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC)
Geórgia Cristina Costa Ramos A CONTRIBUIÇÃO DO TEXTO MULTISSEMIÓTICO PARA A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO-LEITOR 08/12/2023 Profa. Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (UESC) - Orientadora; Profa. Dra.  Luciana Beatriz Ávila- (UFSB); Profa. Dra. Fernanda Lunkes- (UESC)
Milena de Almeida Costa Afetividade na  formação de professores de Língua Portuguesa: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. 27/09/2023

Profa. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC) - Orientadora; Profa. Dra. Aline Silva Gomes (UNEB);

Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira(UESC)

Noélia Miranda Afra O material didático-pedagógico de Língua Portuguesa no AEE para estudantes com Deficiência Intelectual: Desafios e Potencialidades 06/09/2023 Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) - Orientador; Profa. Danúsia Cardoso Lago (UFBA); Profa. Dra. Fernanda Luzia Lunkes- (UESC)
Rubienes Souza Santos A autoria na escrita da perspectiva da Análise de Discurso materialista: o trabalho com a argumentação 21/03/2023

Profa. Dra. Fernanda Luzia Lunkes

(UESC);Profa. Dra. Dantielli Assumpção Garcia (UNIOESTE); Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC)

Sandra Demétrio Gomes Silveira O português brasileiro na sala de aula: uma interpretação sócio-histórica 04/09/2023 Prof. Dr. Wagner Carvalho de Argolo Nobre (UESC) - Orientador; Dra. Aline silva Gomes (UNEB); Dra. Gessilene Silveira Kanthack (UESC)
TURMA 6 (2019-2021)
Nome completo Título Data de defesa Banca
Ana Lúcia Gama de Oliveira O COMPONENTE AFETIVO NA PRODUÇÃO ESCRITA: UMA ANÁLISE SOBRE AS PESQUISAS NO PROFLETRAS/BAHIA   04/03/2022 Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) - Orientador; Profa. Dra. Fernanda Almeida Vita (UFBA); Profa. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (PROFLETRAS/UESC)
Cátia Maria Carneiro de Sena Hughes A escrita de si no Fundamental II: oficinas de poemas e afetos 24/02/2021   Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho (PROFLETRAS- UESC) – Orientador; Profa. Dra. Débora Duarte dos Santos (DLA-UESC); Prof. Dr. Rodrigo Camargo Aragão ( PROFLETRAS- UESC)
Dinailza Maria Lima IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NEGRA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA 31/08/2021   Profa. Dra. Inara de Oliveira Rodrigues (UESC)- Orientadora; Prof. Dr. Paulo Roberto Alves dos Santos (PPGL-UESC); Profa. Dra. Ana Cristina Peixoto (UESC)
Eliane Vieira do Nascimento Dantas ARGUMENTATIVIDADE VISUAL DOS SURDOS: Escrita em língua portuguesa mediada pela imagem 27/08/2021   Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) – Orientador; Profa. Dra. Tatiana Bolivar Lebedeff (UFPel); Profa. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UESC)
Élio Andrade Barbosa Flutuação categorial de palavras e ensino: em cena o adjetivo adverbializado 18/03/2021   Profa. Dra. Gessilene Kanthack Silveira (UESC) – Orientador; Prof. Dr. Urbano Cavalcante da Silva Filho (IFBA); Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris (UESC)
Inael Lopes de Souza VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS EM PATATIVADOASSARÉ: O canto de luta e resistência do poeta do sertão 07/03/2022 Profa. Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (UESC) - Orientador; Profa. Dra. Keila Mara de Araújo Maciel (UFSB); Profa. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UESC)
Jefferson Santos Sousa O silenciamento do/a negro/a no livro didático de língua portuguesa do Ensino Fundamental II (PNLD 2020-2023) 31/08/2021   Profa. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UESC) – Orientadora; Profa. Dra. Ana Paula Peron (UNESPAR); Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC)
Joana Angélica Oliveira Campos A biblioterapia como mediadora das emoções de alunos em tratamento hospitalar   04/03/2022 Profa. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC)-Orientadora; Profa. Dra. Fernanda Almeida Vita (UFBA); Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC)
Juliana Santiago Gomes A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO FACEBOOK: contribuições para a formação do sujeito leitor 29/07/2021   Prof. Dr. Urbano Cavalcante da Silva Filho (UESC)– Orientador; Prof. Dr. Alexandro Teixeira Gomes (UFRN); Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC)
Kiliane Cunha Lemos Damásio O fomento da leitura nos anos finais do Ensino Fundamental II: Integrando as tecnologias digitais/virtuais no cotidiano escolar, 27/08/2021   Profa. Dra.Fernanda Luzia Lunkes (UESC) – Orientadora; Prof. Dr. Urbano Cavalcante da Silva Filho (IFBA) Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC)
Loiane de Oliveira Santana Novaes A proposta de sequência didática de gênero para a produção escrita em livros didáticos da língua portuguesa 31/08/2021   Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) - Orientador; Profa. Dra. Fernanda Almeida Vita (UFBA); Profa. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UESC)
Maria Verônica Dantas Brito de Santana Quarto de despejo: intervenções pedagógicas 25/02/2021   Profa. Dr. Isaías Francisco de Carvalho (UESC) – Orientador; Profa. Dra. Walkíria França Vieira e Teixeira- Coorientadora (UESC); Profa Dra.Ana Cristina Santos Peixoto (UFSB); Profa. Dra. Inara de Oliveira Rodrigues (UESC)
Mariselma Oliveira Reis LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS POR MEIO DA EXPERIÊNCIA DE DIÁRIOS DE LEITURAS 08/09/2021   Profa. Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (UESC) - Orientador; Profa. Dra. Keila Mara de Araújo Maciel (UFSB); Profa. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UESC)  
Mércia Brito Dias Costa Letras e Emoções: a (in)visibilidade da dimensão afetiva da leitura no ensino e na pesquisa   19/11/2021   Profa. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC)-Orientadora; Profa. Dra. Aline Silva Gomes (UNEB); Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida; (UESC)  
Tatiana Almeida Gavião Coelho A escrita da língua de sinais como suporte ao aprendizado do português escrito para educandos surdos: uma mediação possível   25/08/2021 Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) – Orientador; Profa. Dra. Marianne Rossi Stumpf (UFSC); Profa. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC)
TURMA 5 (2018-2020)
Nome completo Título Data da defesa Banca

Cátia Alves de Oliveira

LETRAMENTO LITERÁRIO E A CONSTRUÇÃO DE AUTORIA POR MEIO DO PROVÉRBIO AFRICANO

01/06/2020

Profª. Dra. Cynthia de Cássia Santos Barra (UFSB; UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Keila Mara de Souza Araújo Maciel (UFSB); Profª. Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (UFSB; UESC)
Daniela Regina Evangelista dos Santos A RETEXTUALIZAÇÃO INTERGÊNERO DIALOGIZADA: a transformação do texto literário para o teatral 27/03/2020 Prof. Dr. Urbano Cavalcante da Silva Filho (IFBA; UESC) – Orientador; Profª. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UFSB);
Profª. Dra. Gessilene Silveira Kanthack (UESC)
Daniela Ribeiro de Carvalho Variação linguística em sala de aula: indo além do livro didático 24/03/2020 Profª. Dra. Gessilene Silveira Kanthack (UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Sandra Carneiro de Oliveira (UFBA);
Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC)
Danúbia Queiroz Santos Encaminhamentos pedagógicos para a correção de textos com enfoque na argumentação 03/03/2020 Profª. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UESC) –Orientadora; Profª. Dra. Ângela Sivalli Ignatti (UFSB); Profª. Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (UESC)
Glece Aparecida Lima Guimarães Souza Leitura e produção textual utilizando práticas de letramento e multimodalidade com construção de guia pedagógico para turmas da EJA juvenil 31/03/2020 Profª. Dra Ana Cristina Santos Peixoto (UFSB; UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Keila Mara de Souza Araujo Maciel (UFSB); Profª. Dra Fernanda Luzia Lunkes (UFSB; UESC)
Izabel Conceição Bastos Santos A FORMAÇÃO DO LEITOR E A MEMÓRIA AFETIVA NA CONSTRUÇÃO DO GOSTO PELA LEITURA 30/03/2020 Profª. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC) - Orientador; Profª. Dra. Aline Silva Gomes (UNEB); Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC)
Jackson Cruz dos Santos Além da biblioteca: os espaços escolares como promotores interativos de leitura 19/03/2019 Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho (UESC) – Orientador; Prof. Dr. Lucas Santos Campos (UESB); Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris (UESC)
Jamille Santos Oliveira A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma análise bakhtiniana dos gêneros discursivos e do livro didático 24/06/2020 Prof. Dr. Urbano Cavalcante da Silva Filho (IFBA; UESC) – Orientador; Profª. Dra. Sheila Vieira de Camargo Grillo (USP); Profª. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UESC)
Joziane Mares dos Santos O LETRAMENTO EMOCIONAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: Um estudo de caso 06/01/2020 Profª. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC) - Orientadora; Profª. Dra. Aline Silva Gomes (UNEB); Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC)
Keila Souza Góes Farias A LITERATURA DE CORDEL EM SALA DE AULA: FORMAÇÃO DE LEITORES E AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA 31/03/2020 Profª. Dra. Inara de Oliveira Rodrigues (PROFLETRAS/UESC) – Orientadora; Prof. Dr. Paulo Roberto Alves dos Santos (UESC); Prof. Dr. Isaias Francisco de Carvalho (PROFLETRAS/UESC)
Lucia Helena Malta da Silva Sousa A multimodalidade como estratégia pedagógica para prática do professor no processo de ensino-aprendizagem na leitura e escrita 31/03/2020 Profª. Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (UFSB; UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Keila Mara de Souza Araújo Maciel (UFSB); Profª. Dra. Fernanda Luzia Lunkes- (UFSB; UESC)
Maria do Perpétuo Socorro da Silva A MÚSICA COMO RECURSO DE LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA 17/01/2020 Profª. Dra. Sandra Maria Pereira do Sacramento (UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Milena Cláudia Guidio (UFSB); Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho (UESC)
Marluce Lima de Jesus Consciência fonológica na alfabetização de alunos com deficiência visual: Uma proposta didática 31/03/2020 Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) – Orientador; Profª. Dra. Marcia Torres Neri Soares (UNEB); Profª. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC)
Milena Alves de Santana O ensino de língua portuguesa para alunos surdos numa perspectiva colaborativa 31/03/2020

Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) – Orientador; Profª. Dra. Marcia Torres Neri Soares (UNEB); Prof. Dr. Urbano Cavalcante da Silva Filho (IFBA; UESC)

Raphaela Lacerda Nascimento Maciel Das diferenças entre interpretar e compreender à formação do leitor autônomo 07/02/2020 Profª. Dra. Rosenaide Pereira dos Reis Ramos (UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Maristela Midlej Silva de Araújo Veloso (UFSB); Profª. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC)
Roberta Leal Lopes Guimarães A gostatividade e a produção de contos fantásticos nas aulas de Língua Portuguesa 09/03/2020 Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) -Orientador; Prof. Dr. Oton Magno Santana dos Santos (UNEB); Profª. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC)
Rosangela Santos Souza Costa Charge: gênero multimodal como estratégia de aprendizagem 17/03/2020 Profª. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UFSB) – Orientadora; Profª. Dra. Keila Mara de Souza Araújo Maciel (UFSB); Profª. Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (UFSB; UESC)
Soade Pereira Jorge Calhau A argumentação no ensino de português por meio de projetos de letramentos: mapeamento de trabalhos desenvolvidos no Profletras e formulação de proposta de projeto 28/08/2020 Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris (UESC) – Orientador; Profª. Dra. Isabel Cristina Michelan de Azevedo (UFS); Prof. Dr. Rui Alexandre Grácio (Universidade do Minho- UM); Prof. Dr. Rodrigo Camargo Aragão (UESC)
TURMA 4 (2017-2019)
Nome completo Título Data da defesa Banca

Carlos Eduardo Navarro Aquino

O ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: um estudo sobre a reescrita nas aulas de língua portuguesa

05/07/2019

 

Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) - Orientador; Profª. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC); Prof. Dr. Oton Magno Santana dos Santos (UNEB)

 

Eliene de Jesus Silva

Produção de textos no ensino de língua portuguesa na perspectiva do letramento escolar

29/03/2019

 

Profª. Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (PROFLETRAS/UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UFSB); Prof. Dr. Rogério Soares Oliveira (PROFLETRAS/UESC)

Eliene Ferreira da Silva Novais

A contribuição do texto literário na formação do leitor proficiente

27/08/2019

 

Profª. Dra. Cynthia de Cássia Santos Barra (UFSB) – Orientadora; Profª. Dra. Keila Mara de Souza Araújo Maciel (UFSB); Profª. Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (PROFLETRAS/UESC)

Eliudson Sousa Silva

O gênero comentário crítico em vídeo: uma proposta com atividade de leitura e produção textual na sala de aula

28/03/2019

 

Profª. Dra. Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro (UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Fernanda Almeida Vita (UFBA); Profª. Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (PROFLETRAS/UESC)

Genivaldo Guimarães dos Santos

Ter x Haver e Ter de x Ter que: estruturas variáveis e ensino

14/03/2019

 

Profª. Dra. Gessilene Kanthack Silveira (UESC) – Orientadora; Maurício Beck (UESC); Profª. Dra. Valéria Viana Sousa (PROFLETRAS/UESB)

Gilmara Borges Santana

Capacitação para professores de Língua Portuguesa: O aplicativo WhatsApp na educação de estudantes surdos

 

04/07/2019

 

Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida (UESC) – Orientador; Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC); Dra. Danúsia Cardoso Lago (UESB)

Gisele Brandão Silva

A abordagem da leitura, na prática pedagógica do professor, como instrumento de intervenção para o desenvolvimento da autonomia leitora do discente

29/03/2019

 

Profª. Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (UFSB) – Orientador; Profª. Dra. Fernanda Luzia Lunkes (UFSB); Profª. Dra. Maria D’Ajuda Alomba (PROFLETRAS/UESC)

Marcela Fontes Nascimento

Contos moçambicanos na sala de aula: propostas de letramento literário

05/07/2019

 

Profª. Dra. Inara de Oliveira Rodrigues (UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Silvia Niederauer (PUC-RS); Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho (UESC)

Mariney Pinto da Silva

UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE SELEÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

29/03/2019

 

Profª. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Fernanda Almeida Vita (UFBA); Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (PROFLETRAS/UESC)

Mônica Franco de Santana

O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DA LEITURA: uma proposta na formação de leitores mais críticos no ambiente escolar

26/03/2019

 

Profª. Dra. Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro (UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Marlúcia Mendes da Rocha (UESC); Prof. Dr. Urbano Calvacante da Silva Filho (IFBA; PROFLETRAS/UESC)

Mônica Leite Pereira

Versos na era digital: a contribuição do ciberespaço para a formação do leitor literário

13/03/2019

 

Profª. Dra. Inara de Oliveira Rodrigues (UESC) – Orientadora; Profª. Dra. Simone Souza de Assumpção (PROFLETRAS/UFBA); Prof. Dr. Rodrigo Camargo Aragão (PROFLETRAS/UESC)

Robério dos Santos Souza

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: estratégias metodológicas para a leitura na escola

28/03/2019

 

Profª. Dra. Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro (UESC) – Orientadora; Prof. Dr. Urbano Cavalcante da Silva Filho (IFBA; PROFLETRAS/UESC); Profª. Dra. Fernanda Almeida Vita (UFBA)

Rubecleuza Leandro de Souza

Do barbante ao quadro-negro: os versos de cordel como ferramenta pedagógica na formação do leitor literário

03/07/2019

 

Profª. Dra. Cynthia de Cássia Santos Barra (UFSB) – Orientadora; Profª.); Profª. Dra.Milena Claudia Magalhães Santos Guidio (UFSB); Dra. Ana Cristina Santos Peixoto (UFSB; PROFLETRAS/UESC

 

Sheila Conceição dos Santos

Letramento digital e formação de professor: investigando o ensino de textos escritos em ambientes virtuais

03/07/2019

 

Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC) Orientador; Profª. Dra. Fernanda Almeida Vita (UFBA); Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida -           (UESC)

TURMA 3 (2016-2018)

Nome

Título

Data de defesa

Banca

Cristiane Borges Belém

Histórias de professores leitores : da práxis leitora à formação de leitores

14/03/2018

Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro - Orientadora (UESC)
Profª Drª   Ana Cristina Peixoto (UFSB)
Profª Drª  Áurea da Silva Pereira -Examinadora (UNEB)

Emiliane Santana Gomes

Leitura, música e emoção: uma proposta didática para os anos finais do ensino fundamental

04/06/2018

Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta  -Orientadora (UESC)
Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira -Examinador  (UESC)
Profª Drª Fernanda Almeida Vita  -Examinadora (UFBA)

Erlei Gomes Ferrari

Linguagem e identização dos sujeitos homossexuais em idade escolar

01/03/2018

Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro - Orientadora (UESC)
Isabel Cristina Michelan de Azevedo - Examinadora (UFS)
Prof. Dr. André Luís Mitidieri  -Coorientador (UESC)

Giselle Ponce Leones

 A dimensão narrativa das cantigas de capoeira: representações de luta, resistência e afirmação da cultura afro-brasileira na escola.

28/03/2018

Profª Drª Inara de Oliveira Rodrigues -Orientadora (UESC)
 Prof. Dr. Amarino Oliveira de Queiroz - Examinador (UFRN)
Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho - Examinador (UESC)

Laudineia de Souza Sartore

Narrativas de vida: norteando as práticas leitoras na EJA

09/03/2018

Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro - Orientadora (UESC)
Profª Drª Christianne Benalti Rochebois  -Examinadora (UFSB)
 Prof. Dr. Urbano Cavalcante Filho -Examinador (IFBA)

Lucas Flávio Souza Nunes

Multimodalidade textual: desafios e possibilidades no ensino de Língua Portuguesa

28/03/2018

Prof. Dr. Rodrigo Camargo Aragão -Orientador (UESC)
Profª Drª Élida Paulina Ferreira - Examinadora (UESC)
Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta -Examinadora (UESC)

Mainne de Souza Silva

Multiletramentos: a propaganda social no ciberespaço

14/03/2018

Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro - Orientadora (UESC)
Profª Drª   Ana Cristina  Santos Peixoto (UFSB)
Profª Drª  Fernanda Almeida Vita  - Examinadora (UFBA)

Mayana Matildes da Silva Souza

A argumentação no ensino de português: entre o material didático e a sala de aula

01/03/2018

Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris - Orientador (UESC)
Profª Drª Isabel Cristina Michelan de Azevedo - Examinadora (UFS)
Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro - Examinadora (UESC)

Neilma da Silva Bispo

Motivação para a produção escrita no ensino fundamental II: o olhar do aluno

28/03/2018

Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira - Orientador (UESC)
Profª Drª  Nair Floresta Andrade Neta - Examinadora (UESC)
Profª Drª  Fernanda Almeida Vita - Examinadora (UFBA)

Raimário Bomfim Panta Das coerções das políticas de ensino às possibilidades de ensino na escola: focalizando a leitura dos textos intersemióticos charge e tirinhas 26/02/2018 Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris - Orientador (UESC)
Profª Dra. Fernanda Luzia Lunkes - Examinadora (UFSB)
Profª Dra. Lúcia Fernanda Pinheiro Coimbra Barros - Examinadora (UESC)

Reinaldo de Souza Reis

Verbo ir e seu comportamento sintático-semântico: um caso de gramaticalização?

30/03/2018

Profª. Drª Gessilene Silveira Kanthack –Orientadora (UESC)
Prof. Dr. Carlos Felipe da Conceição Pinto – Examinador- (UFBA)
Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira - Examinador (UESC)

Rita Aparecida Pereira de Lima Santos

A leitura literária na escola da zona rural: pela emancipação de crianças e jovens do campo

28/03/2018

Profª Drª Inara de Oliveira Rodrigues - Orientadora (UESC)
Prof. Dr. Paulo Roberto Alves dos Santos - Examinador (UESC)
Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho - Orientador (UESC)

Rosa Bárbara Oliveira do Rosário

Leitura: um estudo analítico para as estratégias leitoras na escola

14/03/2018

Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro - Orientadora (UESC)
Profª. Drª. Fernanda Almeida Vita  - Examinadora (UFBA)
Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida -Examinador  (UESC)

Sâmia Correia dos Santos

O literário dinamizado nas interfaces da performance no Ensino fundamental II

18/05/2018

Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho - Orientador (UESC)
Manoel Barreto Júnior -Examinador (UNEB)
Paulo Roberto Alves dos Santos – Examinador (UESC)

Sandra Cristina Oliveira Figueirêdo

 O texto literário e o estímulo afetivo e significativo na formação do leitor

18/05/2018

Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho - Orientador (UESC)
Profª Drª Inara de Oliveira Rodrigues - Examinadora (UESC)
Fernanda Luzia Lunkes - Examinadora (UFSB)

Suze Santos Macedo

A formação de professores mediadores da leitura sob a perspectiva da pesquisa colaborativa

22/02/2018

Profª. Drª Rosenaide Pereira dos Reis Ramos – Orientadora (UESC)
Profª. Drª Alba Lúcia Gonçalves - Examinadora (UESC)
Profª. Drª Cláudia Martins Moreira - Examinadora (UNEB)

Yára Neves Castro

Os marcadores discursivos e as “equivocidades” argumentativas nos enunciados do discurso político de Fred Maia

06/03/2018

Profª Drª Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro UESC –Orientadora (UESC)
Profª Drª Maria Luisa Ortíz Alvarez – Examinador (UNB)
Prof. Dr. Urbano Cavalcante da Silva Filho - Examinador (UESC)

TURMA 2 (2014 – 2016)

Nome

Título

Data de defesa

Banca

Ana Paula Silva de Araújo

Verbos de movimento e uso variável das preposições: uma investigação em textos de alunos do Ensino Fundamental II

02/12/2016

Profª Drª Gessilene Silveira Kanthack - Orientadora (UESC)

Profª Drª  Sandra Carneiro de Oliveira - Examinadora (IFBA)

Profª Drª Arlete Vieira da Silva - Examinadora (UESC)

Carla Nataly Andrade Pithon Letramento de alunos surdos: Por uma prática pedagógica que forme e transforme 26/09/2018 Profa. Dra. Rosenaide Pereira dos Reis Ramos – orientadora (UESC)
Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida – coorientador (UESC)
Profa. Dra. Danúsia Cardoso Lago (UFSB)
Profa. Dra. Nair Floresta Andrade Neta (UESC)

Célia Jesus dos Santos Silva

A correção e a avaliação do texto escrito na escola: uma proposta didática a partir da correção textual- interativa.

30/05/2017

Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira -Orientador  (UESC)
Prof. Dr. Oton Magno Santana dos Santos -Examinador (UNEB)

Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida – Examinador (UESC)

Cristina Vicente da Silva

O aluno não gosta de ler ou não lê o que não gosta? Um estudo da dimensão afetiva da leitura nas aulas de língua portuguesa

29/05/2017

Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira -Orientador  (UESC)

Prof. Dr. Oton Magno Santana dos Santos -Examinador (UNEB)

Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta -Examinadora (UESC)

Daiane Conceição Simões Santos

 O letramento crítico na tela do smartphone: leitura e produção de memes no 9º ano do ensino fundamental

11/05/2017

Élida Paulina Ferreira -Orientadora (UESC)

Prof. Dr. Rodrigo Camargo Aragão - Examinador (UESC)

Profª Drª Simone Souza Assumpção - Examinadora (UFBA)

Daianne Luzia da Hora Barauna

A manifestação cultural “Rancho do Bicho Caçador’: cultura popular e inclusão social na escola

29/11/2016

Profª Drª  Inara de Oliveira Rodrigues -Orientadora (UESC)

Profª Drª  Edil Silva Costa - Examinadora (UNEB)

Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho - Examinador (UESC)

Eliana Costa Sausmickt

O ensino de literatura a partir da pedagogia dos multiletramentos

26/02/2016

Profª Drª  Nair Floresta Andrade Neta - Orientadora
(UESC)

Prof. Dr. Rogério Soares -Coorientador (UESC)

Profª Drª  Fernanda Almeida Vita - Examinadora (UFBA)

Elisângela Teles da Silva

 Multiletramento e produção de material didático integrado de língua portuguesa na EJA

30/05/2017

Prof. Dr. Rodrigo Camargo Aragão - Orientador (UESC)

Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira - Examinador (UESC)

Profª Drª Simone Souza Assumpção - Examinadora (UFBA)

Érica Amorim Seles

O ensino de língua portuguesa e a formação integral do educando: uma proposta de intervenção pedagógica

05/05/2017

Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta  -Orientadora (UESC)

Profª Drª  Rosenaide Pereira  dos Reis Ramos - Examinadora (UESC)

Profª Drª Sandra Carneiro de Oliveira - Examinadora  (IFBA)

Flavione Alves Ferreira

A leitura nos manuais do EJA do II segmento: reflexões teóricas e didático-pedagógicas

16/12/2016

Profª Drª  Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro - Orientadora (UESC)

Profª Drª Arlete Vieira da Silva- Examinador (UESC)

Profª Drª  Fernanda Almeida Vita- Examinadora (UFBA)

Jéssica Larissa Azevedo Lima Andrade

Produções escritas em ambientes virtuais: o blog como recurso didático possível nas práticas do ensino fundamental II

09/05/2017

Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro - Orientadora (UESC) 

Profª Drª Marlúcia Mendes de Rocha - Examinadora (Faculdade de Ilhéus)

Profª Drª Ana Cristina Peixoto - Examinadora (UFSB)

João Valci dos Santos Novaes

O texto literário no 9º ano do ensino fundamental: lugar-comum entre a norma e a prática

05/12/2016

Profª Drª  Zelina Márcia Pereira Beato – Orientadora (UESC)

Prof. Dr. André Luís Mitidieri Pereira - Examinador
(UESC)

Prof. Dr. Paulo César Souza García – Examinador (UNEB)

Joseany dos Reis Santos

A pedagogia dos multiletramentos como prática transformadora e incentivadora da escrita do texto noticioso em suporte digital

16/12/2016

Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro - Orientadora (UESC)

Profª Drª Arlete Vieira da Silva - Examinadora (UESC)

Profª Drª   Ana Cristina Peixoto - Examinadora (UFSB)

Josiane dos Anjos Guimarães Silva

O efeito retroativo da avaliação unificada na proficiência leitora de alunos do 9° ano

05/05/2017

Profª Drª  Dra. Élida Paulina Ferreira -Orientadora (UESC)

Profª Drª  Miriam Sester  Retorta-Examinadora -
(UTFPR)

Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira -Examinador  (UESC)

Laércio Montalvão Marques

Desenho e pesquisa como mediação pedagógica no ensino da leitura e da escrita

12/06/2017

Profª Drª  Rosenaide Pereira  dos Reis Ramos - Orientadora  (UESC)

Marlúcia Mendes de Rocha-  Examinadora (Faculdade de Ilhéus)

Profª Drª Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro - Examinadora (UESC)

Lílian de Santa’anna Maia

Uso variável de eu/mim e mim/me em textos escritos de anos finais do ensino fundamental: a influência de fatores extralinguísticos

02/12/2016

Profª Drª Gessilene Silveira Kanthack - Orientadora/Examinadora (UESC)

Profª Drª Sandra Carneiro de Oliveira - Examinador (IFBA)

Prof. Dr Maurício Beck- Examinador (UESC)

Luana Brasil Bruno Ramos

Didatização dos gêneros orais no ensino de português

17/10/2016

Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho - Orientador (UESC)

Profª Drª Inara de Oliveira Rodrigues - Orientadora (UESC)

Prof. Dr. José Ricardo Rosa dos Santos-Examinador (IFBA)

Luciana Oliveira do Nascimento

O letramento literário, o poema e as tic: uma proposta de intervenção didática para o nono ano do ensino fundamental.

05/05/2017

Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta - Orientadora (UESC)

Profª Drª Sandra Carneiro de Oliveira- Examinadora
(IFBA)

Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho - Examinador (UESC)

Luciana Pechir de Oliveira

A reescrita no processo de produção textualum estudo sobre a mediação do professor em aulas de língua portuguesa

07/07/2017

Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira -Orientador  (UESC)

Profª  Drª Fernanda Almeida Vita -Examiandora (UFBA)

Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida -Examinador  (UESC)

Maria Rita Santos

A formação dos leitores autônomos e o ensino de estratégias de leitura no livro didático

26/02/2016

Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta  Orientadora (UESC)

Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC)

Profª Drª  Fernanda Almeida Vita  (UFBA)

Maricelma Peixoto das Virgens

Contribuições da obra literária Reinações de Narizinho para a formação leitora no ensino fundamental

30/11/2016

Profª Drª Inara de Oliveira Rodrigues - Orientadora (UESC)

Prof. Dr. Lucas Santos Campos - Examinador (UESB)

Prof. Dr. Paulo Roberto Alves dos Santos – Examinador (UESC)

Nadja Benfica da Silva

Prática de produção textual na escola: do livro didático à sala de aula.

05/12/2016

Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris -Orientador  (UESC)

Profª Drª Fernanda Luzia Lunkes-  Examinadora (UFSB)

Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho - Examinador (UESC)

Nair Martinha da Silva

Contos de Mia Couto no ensino fundamental: resistência cultural e inclusão social

18/10/2016

Profª Drª Inara de Oliveira Rodrigues - Orientadora (UESC)

Profª Drª Silvia Helena Niederauer – Examinadora (URI- Frederico Westphalen/RS)

Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho – Examinador (UESC)

Poliana Brito Sena Ribeiro

Multiletramentos, redes sociais e ensino de língua portuguesa

 

30/05/2017

 Prof. Dr. Rodrigo Camargo Aragão - Orientador (UESC)

Profª Drª  Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro -   Examinadora (UESC)

Profª Drª Simone Souza Assumpção - Examinadora (UFBA)

Rosilma Silva Rodrigues

 Em busca de novos caminhos para o letramento literário no ensino fundamental II

17/10/2016

Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho – Orientador (UESC)

Profª Drª Inara de Oliveira Rodrigues – Examinadora (UESC)

Prof. Dr. José Ricardo Rosa dos Santos – Examinador (IFBA)

Tânia Silva Santos

A formação do leitor: trilhando caminhos para uma mediação pedagógica afetiva

30/08/2017

Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta  -Orientadora (UESC)

Profª Drª Fernanda Almeida Vita -Examinadora (UFBA)

Prof. Dr. Wolney Gomes Almeida -Examinador  (UESC)

Valdinah Silva dos Santos

O debate no ensino de argumentação: reflexões e propostas para o componente curricular língua portuguesa
 

20/02/2017

Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris-Orientador  (UESC)

Profª Drª Rosenaide Pereira  dos Reis Ramos - Examinadora (UESC)

Profª Drª Isabel Cristina Michelan de Azevedo - Examinadora (UFS
TURMA 1 (2013 – 2015)
Nome Título Data da defesa Banca
Abraão Augusto da Silva Santos O uso dos pronomes Nós e A Gente na escrita de alunos do ensino fundamental II da zona rural de Itaibó 31/07/2015 Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro - Orientadora (UESC)

Profª Drª Gessilene Silveira Kanthack - Examinadora (UESC)

Dra. Valéria Viana Sousa - Examinadora (UESB)
Alane Batista dos Santos Leitura: a interface pedagógica no material didático da EJA no campo pelo viés da sequência didática. 20/11/2015 Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro - Orientadora (UESC)

Profª Drª Marlúcia Mendes da Rocha - Examinadora (Faculdade de Ilhéus)

Profª Drª  Rosenaide Pereira  dos Reis Ramos  Examinadora (UESC)
Aline Lima Sobrinho de Andrade A leitura no livro didático de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental: o efeito das perguntas na compreensão leitora 11/12/2015 Profª Drª Rosenaide Pereira dos Reis Ramos -Orientadora (UESC)

Profª Drª Ana Regina da Silva Dias - Examinadora (UNEB)

Profª Drª Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro - Examinadora (UESC)
Aline Souza de Jesus Caetano Projeto ler para ser: possibilidades para o letramento literário e a construção da identidade leitora. 08/09/2015 Profª Drª Dra. Élida Paulina Ferreira -Orientadora (UESC)

Profª Drª Sheila Oliveira Lima - Examinadora (UEL)

Profª Drª Zelina Márcia Pereira Beato - Examinador (UESC)
Andréa Caldas Duarte O texto nos cadernos das 7ª/8ª e 8ª/9ª séries/anos do programa Gestar II – Língua portuguesa: concepções e ensino. 10/12/2015 Profª Drª Élida Paulina Ferreira - Orientadora (UESC)

Prof. Dr. Alexandre Fernandes- Examinador (IFBA)

Profª Drª Gessilene Silveira Kanthack -Examinadora (UESC)
Bougleux Bomjardim da Silva Carmo A sistematização dos conectores contra argumentativos na concepção do material didático. 25/08/2015 Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro -Orientadora (UESC)

Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho -Examinador (UESC)

Prof. Dr. José Augusto Alves da Silva - Examinador (UESB)
Cássia Goretti Oliveira Varjão O suporte digital para a construção de sequências argumentativas: uma estratégia de ensino para alunos do 9º ano 31/08/2015 Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro Orientadora (UESC)

Profª Drª Valquíria Claudete Machado Borba - Examinadora (UNEB )

Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho -Examinador (UESC)
Clebiane Santos da Silva e Silva O trabalho com o gênero propaganda sob a perspectiva do letramento crítico 31/08/2015 Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira-Orientador (UESC)

Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta - Examinadora (UESC)

Prof. Dra. Fernanda Vita - Examinadora (UFBA)
Cyntia Leite Freitas Silva Caliari A abordagem dos mecanismos de coesão sequencial pela conexão em livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental II: o caso das conjunções 29/10/2015 Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira -Orientador (UESC)

Profª Drª Fernanda Almeida Vita -Examinadora (UFBA)

Profª Drª Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro - Examinadora (UESC)
Débora da Silva Santana Moreira Formação docente e sensibilização do professor para a variação linguística : uma análise do uso variável do artigo definido diante de antropônimo na escrita de estudantes da cidade baiana de Tucano 17/08/2015 Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris - Orientador (UESC)

Profª Drª Isabel Cristina Michelan de Azevedo – Examinadora (UFS)

Profª Drª Lúcia Fernanda Pinheiro Barros - Examinadora (UESC)
Denise Queiroz Santos A prova Brasil como instrumento de avaliação e planejamento de práticas escolares relativas à proficiência leitora 19/08/2015 Profª Drª Élida Paulina Ferreira - Orientadora (UESC)

Profª Drª Matilde Scaramucci - Examinadora (UNICAMP)

Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira-Examinador (UESC)
Eliana Aparecida da Silva Caliari As sequências didáticas como estratégia para o letramento literário 06/08/2015 Profª Drª Inara de Oliveira Rodrigues –Orientadora (UESC)

Profª Drª Fabiane Verardi Burlamaque – Examinadora (UPF/RS)

Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira (UESC)
Elisângela Santos Mendes Um estudo sobre bilinguismo e letramento visual no ensino de língua portuguesa escrita para surdos no ensino fundamental II 30/09/2015 Prof. Dr. Rogério Soares de Oliveira -Orientador (UESC)

Profª Drª Lucyenne Matos da Costa Vieira Machado - Examinadora (UFES)

Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta - Examinadora (UESC)
Ivonete de Souza Susmickat Aguiar Histórias de leitura de educandos jovens e adultos: uma análise dos percursos de formação do sujeito-leitor 31/08/2015 Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta (Orientadora)

Profª Drª Arlete Vieira da Silva - Examinadora (UESC)

Profª Drª Valquíria Claudete Machado Borba -Examinadora (UNEB)
Janainna Alves de Freitas Rocha Dias Considerações sobre a motivação dos desvios ortográficos: uma proposta de ensino reflexivo da ortografia 24/08/2015 Profª Drª Élida Paulina Ferreira - Examinadora (UESC)

Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro - Examinadora (UESC)

Profª Drª Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa - Examinadora (UFPE)
Joildes Santos de Sousa Ensino de gramática no 9º ano do ensino fundamental: uma interface com o gênero crônica 25/08/2015 Profª Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro Orientadora (UESC)

Prof. Dr. Jorge Augusto Alves da Silva - Examinador (UESB)

Profª Drª Marlúcia Mendes da Rocha -Examinadora (UESC)
Josélia Nunes da Rocha (Re)pensando a interface epilinguística/produção de texto no ensino fundamental II 28/08/2015 Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta - Orientadora (UESC)

Profª Drª Fernanda Almeida Vita - Examinadora (UFBA)

Profª Drª Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro - Examinador (UESC)
Maria Felicidade Penha de Lacerda As metáforas e antíteses no processo de subjetivação do negro em Racionais MC: uma contribuição para o cumprimento da Lei 10.639/03 em turmas de 9º ano 21/08/2015 Profª Drª Zelina Márcia Pereira Beato -Orientadora (UESC)

Prof. Dr. Márcio Ricardo Muniz Coelho - Examinador (UFBA)

Prof. Dr. André Luis Mitidieri Pereira - Examinador (UESC)
Maria Lígia Macêdo Silva Tão presente e tão distante do mundo letrado: narrativas de alunos do ensino fundamental II 31/08/2015 Profª Drª Rosenaide Pereira dos Reis Ramos – Orientadora (UESC)

Prof. Dr Marcos Bispo dos Santos - Examinador (UNEB)

Prof. Dr Geovani de Jesus Silva - Examinador (UESC)
Marise Rodrigues Guedes A notícia: caminhos possíveis para o trabalho com o texto em sala de aula 21/08/2015 Profª Drª Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro -Orientadora (UESC)

Profª Drª Darcilia Marindir Pinto Simões - Examinadora (UERJ)

Profª Drª Dra. Nair Floresta Andrade Neta - Examinador (UESC)
Milena Cleyse Rigaud de Souza Costa Substantivos concretos e abstratos: um olhar sobre as abordagens das gramáticas descritiva, funcionalista e normativa 20/10/2015 Profª Dra. Maria D' Ajuda Alomba Ribeiro- Orientadora (UESC)

Profª. Dra. Girlene Lima Portela- Examinadora (UEFS)

Profª Drª Marlúcia Mendes da Rocha -Examinadora (UESC)
Patrícia Regina dos Santos O uso de advérbios temporais em produções textuais do ensino fundamental II: descrição e análise de propriedades morfossintáticas e semânticas 25/08/2015 Profª Drª Gessilene Silveira Kanthack -Orientadora (UESC)

Prof. Dr. Jorge Augusto Alves da Silva - Examinador (UESB)

Prof. Dr. Maurício Beck - Examinador (UESC)
Paulo Henrique Soares Souza Objeto direto anafórico em produções textuais do ensino fundamental II: uso variável e ensino 17/09/2015 Profª Drª Gessilene Silveira Kanthack -Orientadora (UESC)

Profª Drª Valéria Viana Sousa - Examinador (UESB)

Prof. Dr. Eduardo Lopes Pires - Examinador (UESC)
Ricardo Santos Dantas Multiletramentos, bilinguismo e inclusão: uma experiência com professores ouvintes e estudantes surdos no ensino fundamental II 28/08/2015 Prof. Dr. Rodrigo Camargo Aragão - Orientador (UESC)

Profª Drª Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro - Examinadora (UESC)

Prof. Dr. Lucas Santos Campos (UESB)
Rosana Ramos Chaves O clássico no ensino fundamental: a história contada pelas bibliotecas de Itabuna 25/08/2015 Profª Drª Inara de Oliveira Rodrigues -Orientadora (UESC)

Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho - Examinador (UESC)

Prof. Dr. Paulo Roberto Alves dos Santos - Examinador (FACULDADE DE ILHÉUS)
Rose Márcia Costa Sampaio Estratégias de leitura no livro didático de português: a proficiência leitora no fundamental II 27/11/2015 Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho - Orientador (UESC)

Prof. Dr. Lucas Santos Campos - Examinador (UESB)

Prof. Dr. Fernando José Reis de Oliveira - Examinador (UESC)
Tadna Simone Azevedo Ralile Menezes Leitura, livro didático e tira: possibilidades e entraves para aprendizagem 28/08/2015 Profª Drª Nair Floresta Andrade Neta - Orientadora (UESC)

Profª Drª Reheniglei Rehem - Examinadora (UESC)

Profª Drª Cláudia Martins Moreira - Examinadora (UNEB)
Tatiana Falcão Rodrigues Cardoso Rádio-escola e ensino de língua portuguesa: uma abordagem com gêneros orais 27/08/2015 Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho - Orientador (UESC)

Prof. Dr. Lucas Santos Campos- Examinador (UESB)

Profª. Drª Rita Virgínia Alves Santos Argollo –Examinadora (UESC)
Tiago Pereira Aguiar Susmickat Uma análise sobre a abordagem do gênero tirinha no livro didático de língua portuguesa, à luz dos postulados bakhtinianos 21/08/2015

Profª. Drª Maria D´Ajuda Alomba Ribeiro -Orientadora (UESC)

Darcilia Marindir Pinto Simões -Examinadora (UERJ)

Zelina Márcia Pereira Beato -Examinadora (UESC)

Vânia Pereira da Silva Gêneros orais formais: abordagem teórico- prática do livro didático de português 27/08/2015 Prof. Dr. Isaías Francisco de Carvalho - Orientador (UESC)

Prof. Dr. Lucas Santos Campos- Examinador (UESB)

Profª Drª Inara de Oliveira Rodrigues -Examinadora (UESC)