Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática
Linhas de Pesquisa
L1 - Formação de Professores em
Educação em Ciências e Matemática
Essa linha de pesquisa tem como finalidade investigar a formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática, em todos os níveis de Ensino (Infantil, Fundamental, Médio e Superior), sob as perspectivas de suas práticas, teorias e epistemologias, em diferentes contextos de ensino e de aprendizagem. Dentre os temas de interesse dessa linha podem ser destacados: a) investigações sobre as concepções, ideias e imaginário dos professores em formação inicial ou continuada; b) análise de cursos de licenciatura nas áreas de Ciências e Matemática, com reflexões sobre a prática pedagógica em diferentes espaços de formação, como o Estágio Supervisionado, a Residência Pedagógica e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); c) análise de programas e cursos de formação permanente e em serviço destinados a professores das áreas de Ciências e Matemática; d) pesquisas relacionadas ao papel do professor quando está envolvido com a produção, aplicação e avaliação de propostas de ensino considerando pesquisas de natureza participante, pesquisa-ação, dentre outras, que possibilitem o repensar da prática pedagógica, considerando os saberes e competências relevantes para a formação do professor.
L2 - Ensino e Aprendizagem em Educação
em Ciências
e Matemática
Esta linha agrupa investigações que dizem respeito aos processos de ensino e aprendizagem que envolvem as diversas áreas das Ciências e da Matemática. Dentre os principais focos de interesse dessa linha podem ser destacados: a) as propostas, práticas e organizações curriculares desenvolvidas no ensino de Ciências e Matemática nas variadas modalidades de ensino; b) os fundamentos teóricos e epistemológicos relacionados ao ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática; c) a influência dos fatores cognitivos, afetivos e motivacionais, entre outros, nos processos de ensino e aprendizagem dessas áreas; d) as concepções, ideias e representações dos alunos quanto a diferentes conceitos das Ciências e Matemática; e) os significados, concepções, conhecimentos e expectativas que alunos apresentam em relação à Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); f) a utilização de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) para a aprendizagem de Ciências e Matemática; g) a proposição de materiais educativos inovadores e sua análise para a aprendizagem; h) divulgação e popularização da Ciência para sua utilização em diferentes espaços de aprendizagem (formal, não formal e à distância); i) objetivos atuais para a aprendizagem, envolvendo processos de Alfabetização Científica e educação CTS.