Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática
Grupos de Pesquisa
- GEATEC
- GEPED
- GPeCFEC
- GPEMAC
- GPEMEC
- GPEMDiC
- GRUPAC
- RePARe em EdMat
- TAEC
- GPTDEM
O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Abordagem Temática no Ensino de Ciências (GEATEC) é coordenado pela Profa. Dra. Simoni Tormohlen Gehlen, conta com a participação de docentes, doutorandos, bolsistas de IC, professores da Educação Básica e bolsista de posdoc. O GEATEC é composto por pesquisadores, alunos de graduação em Licenciatura em Física, alunos do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UESC) da área de Biologia, Química e Pedagogia, e professores da Educação Básica da rede estadual de Ilhéus/BA. Dentre as atividades realizadas pelo grupo envolvendo a Educação Básica, destaca-se: a) elaboração e implementação de propostas curriculares com base na Abordagem Temática Freireana, bem como nas relações entre aspectos de Paulo Freire e Vygotsky; b) desenvolvimento de processos formativos de professores de Ciências, com foco na Abordagem Temática Freireana, em parceria com escolas e Secretarias Municipais e/ou Estaduais de Educação em diversos municípios da região da Costa do Cacau, sul da Bahia. O grupo também tem buscado um aprofundamento teórico-metodológico de pressupostos de Paulo Freire, Vygotsky, Fleck e CTS.
Criado em 2020, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Prática Pedagógica e a Docência (GEPED) é coordenador pela Profa. Dra. Luciana Sedano e investiga a relação didática entre a formação de professores em uma abordagem teórico-prática do desenvolvimento profissional docente (DPD) e a implicação dessa abordagem para a construção de práticas pedagógicas. Parte da compreensão do planejamento da prática pedagógica como um ato político e epistemológico. A partir do estudo e reconhecimento do processo de desenvolvimento profissional docente, o grupo também analisa a construção de diferentes modalidades organizativas de ensino, bem como sua aplicação em sala de aula, sempre considerando o protagonismo do professor nesta construção e o princípio da horizontalidade na relação da Universidade com a Educação Básica. Nessa direção, propõe investigar também a implicação da prática docente com a construção do conhecimento pelo aluno e aponta o ensino por investigação como abordagem didática para consolidar uma proposta de ensino focada no estudante, na sua capacidade de investigar, construir conhecimento, e que rompa com padrões didáticos transmissivos, puramente conteudistas, e com foco no resultado final em detrimento do processo. Dentro desta proposta, visa analisar ainda a formação dos professores e as práticas pedagógicas voltadas à educação em Ciências, ao ensino de Ciências e à relação Linguagem e ensino de Ciências, intentando à promoção da Alfabetização Científica.
Visite aqui o site do GEPED
O Grupo de Pesquisa em currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências (GPeCFEC) coordenado pela Profa. Dra. Elisa Prestes Massena e Prof. Maxwell Siqueira, conta com a participação da docente Profa. Dra. Viviane Borges, além de doutorandos, bolsistas de IC, mestrandos e bolsista Posdoc. Esse grupo tem por objetivo investigar e desenvolver atividades que envolvem discussões curriculares e formação inicial e continuada de professores, relativos aos processos de ensino e aprendizagem de Ciências, com caráter especificamente interdisciplinar. Dentre as atividades realizadas pelo grupo envolvendo o ensino Fundamental, Médio e a Educação Profissional Técnica, destacamos: a) a elaboração, implementação e avaliação de propostas curriculares a partir de abordagem de temas, envolvendo situações de estudo e a abordagem temática; b) análise dessas propostas na formação inicial e continuada de professores e c) cursos de extensão para professores em exercício. O grupo também investiga o ensino superior e as discussões estão voltadas para os currículos dos cursos de Licenciatura e a prática de docentes que atuam nesse nível de ensino.
Visite aqui o site do GPeCFEC
O Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional (GPEMAC) foi criado em 1999 e é coordenado pelo Prof. Dr. Afonso Henriques e Profa. Dra. Rosane Leite Funato. O grupo tem por objetivos intervir na formação inicial e continuada do professor, relativamente ao ensino e aprendizagem da matemática utilizando as novas tecnologias. Intenciona também aprofundar conhecimentos teóricos metodológicos na perspectiva de uma prática docente que concebe o professor como pesquisador e como um agente de transformação. Ao grupo compete ainda desenvolver junto aos discentes do curso de Matemática da UESC, estudos sobre softwares educativos disponíveis e suas aplicações no processo de ensino/aprendizagem; estimular e viabilizar o intercâmbio com escolas de Ensino Fundamental e Médio da região de influência da UESC, com relação à integração do computador às atividades de ensino; conhecer e analisar as novas tecnologias e as distintas concepções sobre o ensino e aprendizagem da Matemática fazendo o uso delas; produzir materiais didáticos que possam auxiliar os alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior na aprendizagem da Matemática; além de produção de artigos e participação dos seus membros em eventos científicos. Participam das ações desse grupo a Profa. Dra. Flaviana Silva e professores do curso de Licenciatura em Matemática da UESC, bolsistas de iniciação científica, alunos do mestrado e da licenciatura em Matemática e egressos do PPGEM.
O Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Estatística e em Ciências (GPEMEC) é liderado pela Profa. Dra. Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana e Profa. Dra. Irene Maurício Cazorla. Foi criado em 2006 e teve um papel determinante na construção do PPGEM. Neste grupo foi desenvolvido o projeto "Um estudo sobre o domínio das Estruturas Multiplicativas no Ensino Fundamental, E-Mult", de 2013 a 2017 e, em 2018 foi implementado o projeto "Desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática D-Estat". Baseado no D-Estat, os pesquisadores elaboraram o projeto "Mathematics teacher's professional development and teaching statistics at elementary and middle school", no âmbito da Rede Educação Matemática – Nordeste, submetido à Fundação Lemann, que atualmente está em andamento. Esse grupo também conta com a participação da Profa. Dra. Maria Elizabete Couto, mestrandos, professores da Educação Básica, alunos da Licenciatura Matemática e bolsistas de IC, que desenvolvem suas pesquisas no âmbito do D-Estat.
O Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Diversidade Cultural (GPEMDiC) criado em 2018, é coordenado pela Profa. Dra. Jurema Lindote Botelho Peixoto e pela Profa. Dra. Larissa Pinca Sarro Gomes. O grupo tem como objetivo estudar e investigar questões relativas ao ensino e aprendizagem de Matemática, assim como os fundamentos e os processos de constituição dos conhecimentos/saberes docentes na formação inicial e continuada de professores de Matemática. Apoia-se na investigação, discussão, reflexão e aplicação de metodologias de pesquisa do campo da Educação Matemática que promovam uma cultura educacional de valorização à diversidade de estudantes em diversos contextos educacionais. Também participam desse grupo docentes a Profa. Dra. Zulma Elizabete de Freitas Madruga, discentes do mestrado, da licenciatura em Matemática e egressos do PPGEM.
Visite aqui o site do GPEMDiC
O Grupo de Pesquisa em Alfabetização Científica (GRUPAC)
Visite aqui o site do GRUPAC
O Grupo Reflexão, Planejamento, Ação Reflexão em Educação Matemática (RePARe em EdMat) é coordenado pelas Professoras. Dra. Sandra Magina e Profa. Dra. Vera Lúcia Merlini. O grupo foi criado em 2007, quando as professoras que o lideravam ainda eram docentes da PUC-SP. Além dos professores do PPGECM, também participam deste grupo pesquisadores de oito instituições distintas, como UFPE, UNINOVE, UERJ, UPE, UFRB, UEFS, UFABC, UESB, UFU), localizadas em cinco estados diferentes: Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. O RePARe tem recebido estudantes de Mestrado do Programa, além de doutorandos de outras instituições e pós-doutorandos no âmbito do Programa PNPD da Capes. Neste grupo foi desenvolvido o projeto "Estruturas Multiplicativas e a Formação de Professores que Ensinam Matemática" e, a partir de 2018, é implementado o Projeto "A Early Álgebra no Ensino Fundamental: mapeamento e diagnóstico".
Visite aqui o site do RePARe
O Grupo de Pesquisa sobre Temas Atuais no Ensino de Ciências (TAEC) coordenado pela Profa. Drª. Christiana Andrea Vianna Prudêncio, conta com a participação da docente Profa. Dra. Luciana Sedano, além de mestrandos do Programa. O objetivo do TAEC é a realização de pesquisa nas áreas de alfabetização científica, educação CTS, formação de professores e, ensino de ciências e relações étnico-raciais.
Viste aqui o site do TAEC
O Grupo de Pesquisa em Tecnologias Digitais Potencializadoras do Ensino e da Pesquisa em Educação Matemática (GPTDEM - Início em 05/08/2021) é coordenado pelas professoras Doutoras Flaviana dos Santos Silva e Marlúbia Corrêa de Paula. Os membros desse grupo são mestrandos/orientandos participantes no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM); alunos de licenciatura em matemática/IC da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) / (CNPq, ICB, FAPESB); professores de Educação Básica no município de Ilhéus e pesquisadores convidados. Nesse sentido, contamos com a participação da professora Dra. Claudia Ribeiro Santana - UESC; Dra. Gabriela Delord - Universidade de Sevilla - Espanha; professora Dra. Ocsana Danyluk - Universidade de Passo Fundo (UPF) - RS e do Professor Dr. Marcelo Prado Amaral-Rosa - Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS). Para isso, as temáticas de estudos do grupo são: (i) Conceitos e definições sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); (ii) Aplicações das TDIC na Educação em Ciências e Matemática, na última década, com interesse sobre uso das Metodologias Ativas (MA). A partir disso, o GPTDEM está na fase de análise das publicações científicas que descrevem o uso de MA, com o objetivo de identificar quais são os pressupostos teóricos envolvidos nestas ações. Após apropriar-se dessas informações constituirá formações de professores, no modo on-line, para atender as demandas da educação no município de Ilhéus e em seu entorno.
Viste aqui o site do GPTDEM: em construção