História
Objetivos e Perfil Profissional
OBJETIVOS
A concepção curricular do curso possibilitará ao estudante adquirir, ao longo de sua formação, as competências de referência das licenciaturas e as competências específicas, destacando-se:
- desenvolver a consciência crítica e a ação transformadora do indivíduo enquanto sujeito histórico;
- educar sujeitos privilegiando os aspectos da crítica e participação em seus espaços sociais;
- apreender os conhecimentos relativos à educação necessários ao exercício da docência;
- produzir conteúdo a serem socializados, articulando-os de forma interdisciplinar aos diferentes contextos sociais contemporâneos;
- desenvolver a capacidade de observar e investigar sua realidade possibilitando a intervenção social e o aperfeiçoamento de sua prática profissional;
- saber as diferentes concepções teórico-metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio históricas;
- problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
- conhecer as interpretações propostas pelas principais escolas historiográficas, de modo a distinguir diferentes narrativas, metodologias e teorias;
- transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento, sendo capaz de identificar seus campos específicos e de qualificar o que é próprio do conhecimento histórico;
- desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento, e sua difusão em Instituições de Ensino, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural.
PERFIL PROFISSIONAL
O curso Licenciatura em História formará professores para atuar na Docência da Educação Básica; em atividades de pesquisa na área de História e Ciências Humanas; em Arquivos e Museus; em projetos de assessoria cultural e outros. O egresso do curso deve ser capaz de: lidar com diferentes linguagens na produção do conhecimento e no ensino de História; reconhecer e valorizar as diferentes modalidades de registro histórico; desenvolver metodologias que favoreçam a aprendizagem de procedimentos de pesquisa, tais como análise, confrontação, interpretação e organização de conhecimentos.