História
Matriz Curricular
O Projeto Pedagógico Curricular do Curso - PPC-2018 concebe a estrutura curricular em três Eixos Articuladores: Científico-Cultural, da Formação Docente e da Pesquisa Histórica integrados pelos componentes com Regulamento Específico – TCC, Estágio, Laboratórios, Seminários e ATPA atendendo os Núcleos I e II da Resolução CNE/CP 02-2015. A matriz curricular está organizada: 39 (trinta e nove) Disciplinas de Conteúdo Específicos, com carga horária de 60 horas, de natureza Obrigatória, Optativa e/ou Eletiva; estruturadas por Créditos Teóricos (CT) e Créditos Práticos (CP), conforme disposto a seguir:
MATRIZ CURRICULAR POR EIXOS DE CONHECIMENTO – PPC, 2018
Item |
Núcleo I - Eixo Científico-Cultural |
Núcleo II - Eixo da Formação Docente |
Núcleos I e II - Eixo da Pesquisa Histórica |
Componentes |
1 |
Introdução aos Estudos da História |
Filosofia e Educação |
Leitura e Produção de Textos Científicos e Acadêmicos |
PCC- Laboratório de Ensino I |
2 |
História Antiga I |
Sociologia e Educação |
Teorias da História I |
PCC- Laboratório de Ensino II |
3 |
História Antiga II |
Psicologia e Educação |
Teorias da História II |
PCC- Laboratório de Ensino III |
4 |
História Medieval |
Didática e Educação |
Pesquisa Histórica I |
PCC- Laboratório de Ensino IV |
5 |
História Moderna |
Políticas Públicas e Legislação da Educação |
|
PCC- Laboratório de Ensino V |
6 |
|
PCC- Seminário Temático I |
||
7 |
História Contemporânea II |
Artes e Ensino de História |
|
PCC- Seminário Temático II |
8 |
História do Brasil I |
História e Ensino de História |
|
Estágio Supervisionado I |
9 |
História do Brasil II |
Libras |
|
Estágio Supervisionado II |
10 |
História do Brasil III |
Movimentos Sociais e Educação |
|
Estágio Supervisionado III |
11 |
História do Brasil IV |
Optativa 5 [ou Eletiva] |
|
Estágio Supervisionado IV |
12 |
História das Américas I |
Optativa 6 [ou Eletiva] |
|
Pesquisa Histórica II |
13 |
História das Américas II |
|
|
TCC |
14 |
|
|
ATPA |
|
15 |
História da Bahia |
|
|
|
16 |
História e Região |
|
|
|
17 |
História e Cultura Africana e Afro-Brasileira |
|
|
|
18 |
História Indígena |
|
|
|
19 |
Antropologia Cultural |
|
|
|
20 |
História Econômica Geral |
|
|
|
21 |
Optativa 1 |
|
|
|
22 |
Optativa 2 |
|
|
|
23 |
Optativa 3 |
|
|
|
|
23 disciplinas de 60h.
|
12 disciplinas de 60h. |
03 disciplinas de 60h. + 01 disciplina: 75h. Total: 255h. |
PCC: 435h.; |
SÍNTESE DA CARGA HORÁRIA E CRÉDITOS
Eixos |
Disciplinas |
Prática como Componente |
Carga Horária (h.) |
Créditos |
Créditos |
Crédito Estágio |
Científico-cultural |
23 |
|
1.340 |
46 |
23 |
00 |
Formação docente |
12 |
|
720 |
24 |
12 |
00 |
Pesquisa |
04 |
|
255 |
08 |
03 |
00 |
Pesquisa II e TCC |
--- |
02 |
180 |
03 |
04 |
00 |
PCC – Laboratórios e Seminários |
--- |
07 |
435 |
07 |
14 |
00 |
Estágio Supervisionado |
--- |
04 |
405 |
00 |
00 |
09 |
ATPA |
--- |
--- |
200 |
- |
- |
- |
Total do curso |
39 |
13 |
3.575 |
88 |
56 |
09 |
SÍNTESE - DISCIPLINAS E COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS
COMPONENTES |
CH (horas) |
Pesquisa II e TCC |
180 |
Disciplinas dos Eixos Científico-cultural e da Formação docente – Núcleos I e II. |
2.355 |
Estágio Supervisionado |
405 |
Prática como Componente Curricular – Laboratórios e Seminários |
435 |
ATPA |
200 |
TOTAL DO CURSO |
3.575h. |