Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

Grupo de Pesquisa em Acesso, Permanência e Evasão na Universidade

Sugestões de Leitura

Periódicos

Revista da ABPN | Out. 2021 | Caderno Temático: O Legado das Ações Afirmativas – Trajetórias de (RE)Existências Negras v. 13 n. Ed. Especial (2021). Disponível em: v. 13 n. Ed. Especi (2021): Revista da ABPN | Outubro 2021 | CADERNO TEMÁTICO: O LEGADO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS – TRAJETÓRIAS DE (RE)EXISTÊNCIAS NEGRAS | Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) (abpnrevista.org.br)

Revista da ABPN | Junho – Agosto 2021 | Dossiê Temático: "Educação superior e transformação social: descolonização e igualdade racial" v. 13 n. 37 (2021). Disponível em: v. 13 n. 37 (2021): Revista da ABPN | Junho – Agosto 2021 | Dossiê Temático: "Educação superior e transformação social: descolonização e igualdade racial" | Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) (abpnrevista.org.br)

Revista da ABPN |Abril 2021 | Caderno Temático "Políticas de Ação Afirmativa: Análises e Proposições" v. 13 n. Ed. Especi (2021). Disponível em: v. 13 n. Ed. Especi (2021): Revista da ABPN |Abril 2021 | Caderno Temático "Políticas de Ação Afirmativa: Análises e Proposições" | Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) (abpnrevista.org.br)

Artigos

SANTOS, Dyane Brito Reis. Curso de Branco: uma abordagem sobre o acesso e a permanência de estudantes de origem popular nos cursos de saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Revista Contemporânea de Educação, vol. 12, n. 23, jan/abr de 2017. Disponível em: Revista Contemporânea de Educação (ufrj.br)

FIGUEIREDO, Otto Vinicius Agra; ARRUDA, Jalusa Silva de, ARAÚJO, Marta. Colonialismo português, lusotropicalismo, racismo e lutas antirracistas: entrevista com Marta Araújo. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 30, n. 62, p. 168-186, abr./jun. 2021.Disponível em: v. 30 n. 62 (2021): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade | Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade (uneb.br)

PEREIRA, Rosana da Silva; BARBOSA, Uelinton Alves; SANTOS, Dyane Brito Reis. Ações Afirmativas: O que o nordeste brasileiro tem pensado sobre isso?. II Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Nordeste. 2019. UFPB, João Pessoa, Paraíba. Disponível em: 1562351829_ARQUIVO_e69977263e341847b359ca4ee0b743a1.pdf (abpn.org.br)

SANTANA, José Valdir Jesus de; COHN Clarice Cohn. Multiplicar Escolas e Estar na Cultura: Algumas Considerações Sobre a Escola dos Tupinambá de Olivença/BA. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 29, n. 57, p. 269-286, jan./mar. 2020. Disponível em: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p269-286

SCHUCMAN, Lia Vainer; MELO, Willamys da C. Mérito e mito da democracia racial: uma condição de (sobre)vivência da supremacia branca à brasileira. v. 21 (2022): Revista Espaço Acadêmico, Edição Especial, v..21 fev. 2022. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/issue/view/1923

SENKEVICS, Adriano Souza. Contra o silêncio racial nos dados universitários: desafios e propostas acerca da Lei de Cotas. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e182839, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201844182839

EUGENIO, Benedito Gonçalves; ALGARRA, Julia. Estudantes Cotistas Negros e Ações Afirmativas no Ensino Superior. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 8, N° 2, p. 59 - 84, MAI/AGO 2018. Disponível em: Vista do Estudantes cotistas negros e ações afirmativas no ensino superior (ufopa.edu.br)

FRANCO, Nanci. Helena. R. Legado de Ana Célia da Silva: trajetória de ações afirmativas da militância à produção acadêmica. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e26338, 2021. DOI: 10.18593/r.v. 46.26338. Disponível em:
https://unoesc.emnuvens.com.br/roteiro/article/view/26338.

Teses e dissertações

SANTANA, José Valdir Jesus de. "A letra é a mesma, mas a cultura é diferente": A escola dos Tupinambá de Olivença. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos, 2016.

SANTOS, Tupinambá, Marcinéia Vieira de Almeida. Práxis pedagógicas e saberes culturais: diálogos com as professoras Tupinambá de Olivença. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) Programa de Pós-graduação em Formação de Professores da Educação Básica– PPGE, UESC, 2016 Ilhéus, Bahia. Disponível em: www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201420647D.pdf

SANTOS, Wilton Macedo. Ações afirmativas na UESC: o impacto da reserva
de vagas para negros no perfil dos estudantes. Dissertação (Mestrado em Economia Regional e Políticas Públicas) Departamento de Ciências Econômicas, UESC- Ilhéus, Bahia, 2017. Disponível em: www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201510177D.pdf

E-book

MENDES, Maíra Tavares; SANTOS, Maria Rita. Ideias para mudar a cara da universidade: diálogos sobre pesquisas e(m) memórias das lutas por acesso à UESC. Iguatu, CE: Quipá, 2021. Disponível em: Portal eduCapes: Ideias para mudar a cara da universidade : diálogos sobre pesquisas e(m) memórias das lutas por acesso à UESC

Ações afirmativas no Brasil contemporâneo: dinâmicas e perspectivas. 1ed.Ilhéus - Bahia: Editus, 2021, v. 1, p. 4-1014. Disponível em: SciELO Books | Ações afirmativas no Brasil contemporâneo: dinâmicas e perspectivas

RIOS, Flávia. Antirracismo, movimentos sociais e Estado (1985-2016). In: LAVALLE, A.G., CARLOS, E., DOWBOR, M., and SZWAKO, J., comps. Movimentos sociais e institucionalização: políticas sociais, raça e gênero no Brasil pós-transição [online]. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2018, pp. 255-283. Sociedade e política collection. ISBN: 978-85-7511-479-7. Disponível em: p6_MIOLO_Movimentos Sociais-Adrian.indd (scielo.org)