Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

Grupo de Pesquisa em Acesso, Permanência e Evasão na Universidade

Publicações do Grupo

 

MENDES, Maíra T. Pràctiques crítiques i emancipadores d'educació permanent. D'investigadora militant a intel.lectual amfíbia: camins des del moviment de cursinhos populars cap a l' interior de la universitat. Quaderns D'Educació Contínua, v. 49, p. 115-124, 2023.

SANTOS, Maria Rita, Formação de uma universidade pública no sul da Bahia (1980-1991). Dossiê:“A produção historiográfica através das fontes impressas e da imprensa. Semina - Revista dos Pós-Graduandos em História da UPF,  v. 22 n. 2, 2023.

MENDES, Maíra T. Dossiê “Os pensamentos de Paulo Freire na atual pesquisa em educação”. Revista NuestrAmérica, v. 20, p. 1, 2022.

VASCONCELOS, J. S. ; MENDES, Maíra T. ; MUSSI, D. X. H. . Paulo Freire e a educação popular: esperançar em tempos de barbárie. 1. ed. São Paulo: Elefante, 2023. v. 1. 560p.

SANTOS, Maria Rita. Movimentos negros e ações afirmativas no ensino superior: resistências, diálogos e conquistas no Sul da Bahia*. Dossiê: Políticas de ações afirmativas: avanços, limites e repercussões.  Revista Espaço Acadêmico, v.22 n. 237, nov./dez. 2022. 

Dossiê: Políticas de ações afirmativas: avanços, limites e repercussões. Mille Caroline Rodrigues Fernandes; Maria Rita Santos (Orgs.)  Revista Espaço Acadêmico, v.22 n. 237, nov./dez. 2022

RIBEIRO, A. L. A. F. ; MENDES, Maíra T. Movimentos Sociais das Pessoas com Deficiência no Brasil: uma pesquisa bibliográfica. In: XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, 2022, São Luís. Anais do XXVI Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, 2022.

OLIVEIRA, S. V. B. ; MENDES, Maíra T. . TRABALHO DOCENTE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. In: XI Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias, 2022, Rio de Janeiro. As Redes Educativas e as Tecnologias: Docentes, na resistência e na criação, 2022.

SANTOS, C. N. ; MENDES, M. T. . POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA BAHIA: ANÁLISE DE PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS DOS ACERVOS DIGITAIS. In: 28 Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2022, Ilhéus. Anais do 28 Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2022. v. 1.

NOVAIS, R. A. ; MENDES, Maíra Tavares . Evasão nos cursos de graduação da UESC (2007-2016): dados preliminares de evadidos nas ciências exatas. In: 28 Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2022, Ilhéus. Anais do 28 Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2022. v. 1.

SILVA, L. S. ; MENDES, M. T. . Revendo a proposta de um Indicador de Retenção: limites e possibilidades de uso. In: 28 Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2022, Ilhéus. Anais do 28 Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2022. v. 1.

MENDES, Maíra Tavares; SANTOS, Maria Rita. Ideias para mudar a cara da universidade: diálogos sobre pesquisas e(m) memórias das lutas por acesso à UESC. Iguatu, CE: Quipá, 2021.

SILVA, Luana S.; MENDES, Maíra. T.. Análise da retenção discente em cursos de graduação presencial da UESC: elaboração de um Indicador de Retenção (IR). In: 27º Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2021, Ilhéus. Anais do 27º SIC, 2021. v. 1. p. 1.

NOVAIS, Rafael. A.; MENDES, Maíra. T. Evasão nos Cursos de Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (2008 - 2012). In: 27º Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2021, Ilhéus. Anais do 27º SIC, 2021. v. 1. p. 1.

SANTOS, Camila. N.; MENDES, Maíra. T. . Acesso às universidades estaduais baianas: produções bibliográficas em políticas de ações afirmativas. In: 27º Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2021, Ilhéus. Anais do 27º SIC, 2021. v. 1. p. 1.

RIBEIRO, Wenderson. S.; MENDES, Maira. T.  Para além do ingresso: uma análise da permanência estudantil de cotistas negros na UESC e na UNIFESP. In: 27º Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2021, Ilhéus. Anais do 27º SIC, 2021. v. 1. p. 1.

MENDES, Maíra. T. acesso e permanência estudantil na UNIFESP: uma abordagem a partir da perspectiva da temporalidade. In: MANCEBO, D. MORAES, K.N. e NOLETO, S.O.B. (org). Política de educação superior: acesso, trabalho docente, e novos modos de regulação na produção do conhecimento. – Anápolis, GO: Editora UEG, 2021. (Série: Anais do XXVIII Seminário Nacional Universitas/BR: políticas de educação superior: tendências e perspectivas; 1). 237 p.

SANTOS, M. Rita; SOUZA, Suely. S.; TRINCHAO, Glaúcia. M. C. O Canto da Literatura Como uma Música que ecoa no Municipio de Santo Estevão. In: Maria Eurácia Barreto de Andrade; Sineide Cerqueira Estrela. (Org.). Tessituras educativas na atualidade: entrelaçando olhares. 1ed.Goiânia: Editora Kelps, 2021, v. 1, p. 112-134.

OLIVEIRA, Rita. C. M.; SANTOS, Thaise. P.; SANTOS, M. Rita; Classes Multisseriadas: Lugar de Diversidade. In: Graziela Ninck Dias Menezes; Joana Maria Leôncio Nunez. (Org.). Coletânea Profissão Docente na Educação Básica. Vol. 2. 1ed.Curitiba: Brazil Publishing, 2021, v. 2, p. 563-579.Disponível em: Coletânea Profissão Docente na Educação Básica (Anais do Colóquio) – DIVERSO (uneb.br).

SANTOS, M. Rita. Permanência de estudantes negros no ensino superior: um estudo na Universidade Estadual de Santa Cruz (2008‒ 2018). In: Flávia Alessandra de Souza. (Org.). Ações afirmativas no Brasil contemporâneo: dinâmicas e perspectivas. 1ed.Ilhéus - Bahia: Editus, 2021, v. 1, p. 4-1014.

SANTOS, Aline. S.; SANTOS, M. Rita Continuidades Coloniais em Saneamento Básico: Nada de novo no “novo marco legal” de 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). VII Congresso Internacional sobre Culturas, 2021. Rede Universitária de Estudos das Culturas. UFBA, Bahia.

ALMEIDA, Livia, J. A.; SANTOS, M. Rita. Os saberes em desenho do professor Manuel Raymundo Querino. TRINCHÃO, Glaucia M. Costa; SOUZA, Suely dos S. (Orgs). Salvador: EDUFBA, Feira de Santana: UEFS Editora,2021.

SILVA, Luana. S.; MENDES, Maíra. T. Levantamento bibliográfico sobre retenção na graduação: abordagem preliminar. In: 26º Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2020, Ilhéus. Anais do 26º SIC, 2020. v. 1. p. 1.

NOVAIS, Rafael. Alves.; MENDES, Maíra. Tavares. Análise da Evasão nos Cursos de Graduação da UESC. In: 26º Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2020, Ilhéus. Anais do 26º SIC, 2020. v. 1. p. 1.

SANTOS, Camila. N.; MENDES, Maíra T. Produção Bibliográfica em Políticas Afirmativas no acervo digital da biblioteca da UESC: Aproximações Iniciais. In: 26º Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2020, Ilhéus. Anais do 26º SIC, 2020. v. 1. p. 1.

RIBEIRO, Wenderson. S.; MENDES, Maíra. T. Levantamento bibliográfico da produção sobre permanência estudantil nas universidades baianas. In: 26º Seminário de Iniciação Científica da UESC, 2020, Ilhéus. Anais do 26º SIC, 2020. v. 1. p. 1.

MENDES, Maíra. T.; NOVAIS, Rafael. A.; SILVA, Luana. S. Políticas de acesso à universidade e combate a fraudes: Mapeando comissões de heteroidentificação nas ies públicas baianas. In: XXV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, 2020, Salvador. Anais do XXV EPEN. Rio de Janeiro: Anped, 2020. v. 1. p. 1-10.

MENDES, Maíra T. Crítica ao Conceito de Afiliação de Alain Coulon: Implicações para a permanência estudantil. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 36, p. 1-18, 2020

MENDES, Maíra. T.; SIMÕES, L. C. Evasão no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESC na transição do vestibular para o SISU (2012-2014). Revista Educação e Fronteiras on-line, v. 10, p. 6-18, 2020.

MENDES, Maíra. T. Políticas de Reconhecimento e de Redistribuição na Permanência Estudantil. Educação e Realidade, v. 45, p. e96281, 2020.

MENDES, Maíra. T. Mapeando a Produção Sobre Permanência Estudantil: Categorias em Articulação e Estratégias de Permanência. Revista Estudos Universitários, v. 42, p. 385-408, 2020.

MENDES, Maíra. T. Mães na Universidade: Trabalho Reprodutivo e Estratégias de Permanência. Revista Feminismos, v. 8, p. 149-163, 2020

LOUREIRO NETA, Izabel Francisca dos Santos. Maternidade e Vida Acadêmica: desafios frente à conciliação entre dois universos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas). Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus, Bahia, 2018