III Encontro do Coletivo Paulo Freire
Eixos Temáticos
Eixo 1. Educação de Jovens e Pessoas Adultas – Drª Lívia Andrade Coelho/DCIE
Analisa e discute os aspectos históricos, políticos e sociais da educação para pessoas jovens, adultas e idosas no Brasil. Os fundamentos teórico-metodológicos. As contribuições de Paulo Freire para essa modalidade. O desenvolvimento e a aprendizagem dessas pessoas. A formação inicial e continuada de professores para atuar nessa modalidade da educação. O papel das instituições educativas e das políticas públicas educacionais para a EJA. A EJA e o mundo do trabalho. A Juvenilização da EJA.
Eixo 2. Educação no Campo - Drª. Arlete Ramos dos Santos/DCIE
Objetiva refletir sobre os processos educativos originados dos Movimentos Sociais, bem como, compreender os diferentes processos que asseguram as diversas formas de resistência, políticas públicas de educação do campo e o papel dos movimentos sociais na consolidação destas políticas. Aborda os diferentes níveis e modalidades de ensino considerando as seguintes temáticas sobre a educação do campo: formação inicial e continuada de professores, relação teoria e prática, currículo, avaliação, gestão educacional, tempos e espaços de aprendizagem, relação escola-comunidade.
Eixo 3. Educação Infantil - Drª Cláudia Celeste Lima Costa Menezes /DCIE
Contempla as produções acadêmico-científicas voltadas para a Infância: história, concepções, (in)visibilidade, diversidade cultural, interações, cultura do brincar, inclusão, gênero e sexualidade, desenvolvimento e aprendizagem, afetividade; Formação de Professores de Educação Infantil: inicial e continuada, valorização do professor, professor reflexivo e pesquisador; Políticas e Gestão da Educação infantil: legislação e políticas públicas para a Educação Infantil, gestão democrática, condições objetivas do trabalho escolar, direitos de aprendizagem da criança; Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: experiências docentes, planejamento e avaliação, trabalho pedagógico em creches e pré-escola.
Eixo 4. Alfabetização e Letramento- Drª Lúcia Fernanda P. Barros Coimbra/DCIE
Discutir o processo de alfabetização e letramento: Conceitos e concepções teóricas de aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita. Práticas lingüístico-discursivas e formação do leitor e do escritor. Práticas de Alfabetização e letramento. Analisar os níveis de escrita. Estudar o processo de avaliação na alfabetização e discutir estratégias de organização do ensino e do espaço escolar. Avaliar a elaboração e execução de propostas específicas para alfabetização e construção de recursos didáticos alfabetizadores.
Eixo 5. Educação Inclusiva Ma. Gleicy Vieira Bonfim/GACC
Propõe discutir as políticas públicas educacionais que garantem a inclusão escolar e social dos alunos Público-Alvo da Educação Especial, numa perspectiva do ensino colaborativo, através da parceria de professores da sala comum e do Atendimento Educacional Especializado – AEE, bem como analisar e discutir sobre a formação continuada dos professores que atuam na educação básica e superior. As adaptações curriculares, estruturais e o projeto pedagógico da escola na perspectiva da inclusão. Práticas educativas inclusivas.
Eixo 6. Formação de Professores - Drª Cândida Maria Santos Daltro Alves/DCIE
Propõe debater os princípios e práticas da formação docente na perspectiva da pedagogia freiriana, com o objetivo de discutir a permanente formação do educador que busca a emancipação por meio da práxis transformadora: liberdade, consciência, diálogos, saberes e vivências. Além de: tratar dos pressupostos teóricos e práticos da Didática e os saberes necessários à docência na Educação Básica e Superior; Construção da identidade docente; Resgate histórico-crítico da educação brasileira frente aos desafios da sociedade hodierna; Formação inicial de professores e a reconfiguração das relações do trabalho na escola pública; Inserção da cultura didática digital na escola pública;