Departamento de Letras e Artes
Pós-Graduação
Lato sensu
Especialização em Gestão Cultural
A Especialização em Gestão Cultural, lato sensu, foi autorizada pela Resolução nº CONSEPE 34/2015, em 13 de abril de 2015.O Curso nasceu a partir de diversas ações extensionistas no campo da cultura (iniciadas em 2008), implementadas pela Pró-Reitoria de Extensão da UESC (PROEX), em parceria com o Departamento de Letras e Artes (DLA), Núcleo de Artes da UESC (NAU), Ponto de Cultura Arte e Educação – Musicalização e Canto Coral, dentre outras instâncias da Universidade. As ações também contaram com importante parceria da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Fundação Cultural de Ilhéus, Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (AMURC), prefeituras municipais do Território Litoral Sul da Bahia e Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Sul da Bahia (FAEG-SUL). Este último, inclusive, formalmente demandou à UESC a criação de um curso de especialização na área cultural.
O Curso objetiva a formação, em nível de Pós-Graduação, lato sensu, de profissionais atuantes no campo da cultura, particularmente no que tange:
Às políticas culturais;
Ao marketing cultural;
À economia da cultura;
À legislação cultural brasileira;
À elaboração de projetos culturais;
À captação de recursos para a cultura;
À gestão cultural na esfera pública e privada;
Aos sistemas de cultura e redes colaborativas;
À produção, distribuição e consumo de bens culturais.
Para maiores informações, acessar a página do curso
Stricto sensu
PROFLETRAS
O Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), em Rede Nacional, é um curso de pós-graduação vinculado ao Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB). O funcionamento se dá em parceria entre a UESC e o sistema nacional, coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O curso tem como objetivo propiciar formação continuada, com participação semipresencial em âmbito da pós-graduação, para professores do ensino fundamental em todo o país. Tendo como linhas de pesquisa:
- Linguagens e letramentos;
- Teorias da Linguagem e Ensino;
- Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes.
Para maiores informações, acessar a página do programa
O Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações (mestrado e doutorado), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), instituído conforme Ofício CAPES/CTC/CCA nº 567-13/2007 e Resolução CONSU-UESC nº 08/2007, procura responder a demandas pelo empoderamento de grande parcela da sociedade brasileira, como as culturas indígenas e afrodescendentes, as mulheres, LGBTTQI e demais representantes da diversidade sexual e de gênero. Trata-se de minorias que não obtiveram consideração nos registros históricos do país e no seu cânone literário, nem na valorização da Cidadania e dos Direitos Humanos, as possibilidades de reversão dessa lógica orientam a formação discente e docente do Programa, desde o efetivo início das suas atividades em 2008. Trata-se, assim, de um programa de pós-graduação no qual é possível abordar objetos de pesquisa de forma não excludente, constituindo-se em alternativa aos programas tradicionais, que dão ênfase, sobremodo, aos bens simbólicos previamente legitimados pela Academia. No contexto atual, trata-se de uma perspectiva que, longe de desmerecer os enfoques do passado, só faz ampliá-los para solicitar atenção redobrada ao diálogo entre saberes e campos do conhecimento.Após alteração do seu Regimento, aprovada pela Resolução CONSEPE nº 53/2018, o Programa de Pós-Graduação em Letras:Linguagens e Representações, organiza-se em torno de uma Área de Concentração – Estudos da Linguagem – e três linhas de pesquisa, a saber:
- Linha A - Literatura e Interfaces;
- Linha B - Linguística Aplicada;
- Linha C - Linguagem e estudos de gênero
Para maiores informações, acessar a página do programa