Ciências Biológicas - Bacharelado
Disciplinas Obrigatórias
BIOESTATÍSTICA - Ementa: Introdução. Análise exploratória de dados. Probabilidade e principais distribuições para variáveis discretas e contínuas: Binomial, Poisson, Normal, t-student. Inferência estatística: estimação e teste de hipóteses.
BIOFÍSICA - Ementa: Noções de termodinâmica. Bioenergética. Propriedades especiais da água. Biofísica das soluções. Biofísica das membranas. Difusão, osmose e tônus. Transporte transmembranar. Bioeletricidade e biomecânica. Biofísica dos sistemas em seres vivos. Biofísica dos sentidos. Biofísica das radiações. Radiobiologia. Magnetismo e orientação magnética em animais. Som e ecolocalização. Métodos biofísicos para o estudo da célula.
BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR - Ementa: Diversidade Celular. Métodos de estudo da célula. Bioenergética e química celular. Estrutura da membrana, função e transporte de íons e moléculas. Junções celulares e matriz extracelular. Citoesqueleto e o processo de movimentação celular. Secreção celular e endocitose. Conversão de energia: Cloroplastos e mitocôndrias. Núcleo interfásico, cromatina, cromossomos. Ciclo celular e seu controle. Os processos de replicação, transcrição e tradução. Sinalização celular. Mecanismos de envelhecimento e morte celular.
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO - Ementa: Introdução à problemática ambiental. Conceito de extinção em massa e as grandes extinções. Principais ameaças à biodiversidade. Conservação de populações e espécies. Análise de viabilidade populacional. Manejo de recursos naturais. Ecologia da paisagem. Ecologia de restauração. Serviços ecossistêmicos.
BIOLOGIA E SISTEMÁTICA DE CRIPTÓGAMOS - Ementa: Estudo dos aspectos morfológicos e reprodutivos do conjunto de organismos referidos como Algas (macroalgas), Briófitas e Pteridófitas, com base nas tendências evolutivas e na identificação taxonômica de representantes destes grupos.
BIOLOGIA E SISTEMÁTICA DE ESPERMATÓFITAS - Ementa: Introdução à sistemática de espermatófitas: histórico, noções de nomenclatura botânica e métodos de estudo em taxonomia. Classificação, morfologia, ocorrência e importância ecológica, origem e evolução de Cycadophyta, Ginkgophyta, Gnetophyta, Pinophyta e Magnoliophyta. Sistemas de classificação e relações filogenéticas. Caracteres diagnósticos e identificação das principais ordens e famílias das angiospermas. Importância, organização e política dos herbários. Manejo de coleções.
BIOTECNOLOGIA - Ementa: O uso racional do potencial microbiano. O conhecimento da fisiologia microbiana para obtenção de produtos de aplicação industrial. Aplicações atuais em processos biotecnológicos (enzimas,vacinas, probióticos, fermentações, comestíveis, biodegradação e biorremediação). O microrganismo geneticamente modificado e sua aplicação biotecnológica. Ferramentas genéticas para obtenção de produtos a partir de OGMs. Inovações em biotecnologia.
ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES - Ementa: Ciclos de vida e contagem de organismos. Estrutura, distribuição e dinâmica de populações. Interações interespecíficas e efeitos sobre populações e comunidades. Mensuração e descrição de comunidades. Diversidade funcional. Distribuição espacial da biodiversidade. Sucessão ecológica.
ECOLOGIA GERAL - Ementa: Histórico e conceitos básicos de ecologia. Evolução e seleção natural. Ambiente físico e adaptações dos seres vivos. Fluxo de matéria e energia nos ecossistemas.
EMBRIOLOGIA COMPARADA - Ementa: A importância da Embriologia. Tipos gerais de reprodução em metazoários. Gônadas, células germinativas primordiais, ductos mesonéfrico e paramesonéfrico. Gametogênese. Fecundação. Embriogênese animal comparativa, com ênfase nas fases iniciais (ovo, zigoto, mórula, blástula, gástrula e nêurula); formação e destino geral dos folhetos embrionários. Gêmeos. Anexos embrionários em diferentes grupos de vertebrados.
EVOLUÇÃO - Ementa: Uma ideia que mudou o mundo (biologia evolutiva, a árvore da vida, seleção natural e adaptação). Como a evolução funciona (mutação e variação, a teoria genética da seleção natural, evolução fenotípica, deriva genética: evolução ao acaso, evolução no espaço, espécies e especiação). Produtos da evolução (seleção sexual, valor adaptativo, cooperação e conflito, interações entre espécies, a evolução de genes e genomas, evolução e desenvolvimento). Macroevolução e história da vida (filogenia, história da vida na Terra, biogeografia, evolução da diversidade biológica, macroevolução). Evolução e o Homem (história evolutiva do Homo sapiens, evolução e sociedade).
FILOSOFIA E HISTÓRIA DA BIOLOGIA - Ementa: Ciência e não-ciência. História da ciência. A posição da biologia entre as ciências. Principais filósofos da ciência. Problemas de filosofia da ciência. Filosofia da biologia. História da biologia.
FÍSICA PARA BIOCIÊNCIAS - Ementa: Física da radiação. Energia. Fenômenos ondulatórios. Fluidos em sistemas biológicos. Fenômenos elétricos nas células.
FISIOLOGIA VEGETAL - Ementa: Conceitos básicos. Fotossíntese e respiração. Transporte e translocação de água e solutos. Nutrição mineral de plantas. Crescimento e desenvolvimento.
FUNDAMENTOS DE PALEONTOLOGIA E GEOLOGIA - Ementa: Origem e constituição do globo terrestre. Movimentos das placas tectônicas e suas influências na superfície da Terra. Minerais e rochas. Coluna de tempo geológico e métodos de datação. Tafonomia. Tempo Geológico e princípios de estratigrafia. Objetivos e princípios da paleontologia. Tipos de fossilização. Histórico das pesquisas paleontológicas. Teorias evolutivas. Extinções. Histórico da vida na Terra. Paleoecologia. Paleobiologia.
FUNDAMENTOS PRÁTICOS EM BIOLOGIA I - Ementa : Uso de lupa e microscópio. Boas práticas de laboratório. Nomes e usos de materiais básicos em laboratório. Identificação de amostras sólidas e líquidas. Preparo de material necessário à saída de campo. Saída de campo para coleta de dados bióticos e abióticos em área costeira; coleta de amostras de água e solo. Registro fotográfico. Processamento das amostras coletadas e encaminhamento dos dados aos docentes das disciplinas para uso em aula. Preparo de relatórios com os dados analisados ao longo do semestre. Apresentação final.
FUNDAMENTOS PRÁTICOS EM BIOLOGIA II - Ementa: Uso de lupa e microscópio. Boas práticas de laboratório. Preparo de material necessário à saída de campo. Saída de campo para coleta de dados bióticos e abióticos em área de Mata Atlântica; coleta de amostras de água e solo. Coleta, identificação e preparo de material biológico animal e vegetal. Registro fotográfico. Processamento das amostras coletadas e encaminhamento aos docentes das disciplinas para uso em aula. Preparo de relatórios com os dados analisados ao longo do semestre. Apresentação final.
FUNDAMENTOS PRÁTICOS EM BIOLOGIA III - Ementa: Preparo de material necessário à saída de campo. Saída de campo para coleta de dados bióticos e abióticos em diferentes biomas. Coleta para classificação e caracterização dos animais Cordados. Coleta para classificação e caracterização de Criptógamos e Espermatófitas. Organização populacional e de comunidades na região. Registro fotográfico. Encaminhamento das amostras coletas aos docentes das disciplinas para uso em aula. Preparo de relatórios com os dados analisados ao longo do semestre. Apresentação final.
HISTOLOGIA - Ementa: Introdução ao estudo dos tecidos e métodos usuais em Histologia. Tecidos epiteliais de revestimento e glandulares. Tecidos conjuntivos: propriamente ditos, adiposo, cartilaginoso e ósseo. Tecido muscular. Tecido nervoso. Sangue e hemocitopoese. Sistema circulatório. Sistema imunitário. Sistema endócrino. Sistema digestório. Sistema respiratório. Sistema excretor. Pele e anexos. Sistema reprodutor masculino e feminino.
GENÉTICA BÁSICA - Ementa: Introdução à genética. Genes e cromossomos. Genética mendeliana: 1a e 2a Leis de Mendel: conceitos, terminologia, proporções e probabilidades. Extensões da genética mendeliana: ausência de dominância, polialelia, penetrância e expressividade, interações gênicas e pleiotropia, herança ligada ao sexo, herança extranuclear. Ligação gênica e mapeamento genético. Análise de qui-quadrado. Alterações cromossômicas em estrutura e número. Genética quantitativa: herança poligênica, variação fenotípica contínua, herdabilidade. Genética de populações e evolutiva: frequência de alelos, forças evolutivas, equilíbrio de Hardy-Weinberg.
GENÉTICA MOLECULAR - Ementa: Visão geral da genética molecular: conceitos e fundamentos. Material Genético: DNA e RNA. Replicação do DNA. Estrutura dos genes. Transcrição e processamento do RNA. Tradução e código genético. Regulação da expressão gênica. Mutação e mecanismos de reparo. Base molecular da Recombinação. Transposons. Tecnologia do DNA Recombinante. Genômica e proteômica. Técnicas de genética molecular.
MATEMÁTICA PARA BIOCIÊNCIAS - Ementa: Conjuntos e aritmética básica. Cálculo com expressões Algébricas. Equações e inequações. Funções.
MICROBIOLOGIA GERAL - Ementa: Histórico da microbiologia e surgimento dos microrganismos. Morfologia, fisiologia e genética de microrganismos (bactérias, fungos, vírus, viróides e príons). Crescimento e nutrição microbiana. Ecologia microbiana. Aplicabilidade dos microrganismos em biotecnologia e técnicas moleculares atualizadas. Fundamentos práticos de microbiologia, incluindo: instrumentação, uso do laboratório de microbiologia e biossegurança, técnicas de coleta de amostras microbianas, elaboração de meios de cultura, métodos de controle do crescimento microbiano por agentes físicos e químicos, caracterização e identificação microbiana por técnicas clássicas, bioquímicas e moleculares.
PRINCÍPIOS DE SISTEMÁTICA E EVOLUÇÃO - Ementa: Uma visão vertical de ciência e a importância da sistemática na biologia e no conhecimento do mundo. Fundamentação matemática e filosófica. Classificações naturais e artificiais (fenética vs. filogenética). Conceitos de espécie e especiação (Espécies polimórficas, clines, espécies polifiléticas, espécies crípticas). Avaliação e construção de chaves de identificação, dendrogramas e cladogramas. Nomenclatura e o uso dos Códigos Internacionais. Os tipos e a seleção de caracteres taxonômicos. Fontes de evidência. Critérios de optimalidade. Alinhamento. Modelos. Estimativas de suporte.
QUÍMICA PARA BIOCIÊNCIAS - Ementa: Ligações químicas. Estrutura, propriedades dos compostos orgânicos. Estereoquímica. Equilíbrio químico e iônico. Técnicas de análise química quantitativa e qualitativa. Soluções e diluições.
ZOOLOGIA DE CORDADOS I - Ementa: Noções de taxonomia e sistemática filogenética. Características morfológicas, biológicas, classificação e evolução do Filo Chordata, Subfilos Cephalochordata, Tunicata e Vertebrata, Classe Agnatha (Superfamílias Myxinoidea e Petromyzontoidea), Infrafilo Gnathostomata (Classes Chondrichthyes e Osteichthyes), Superclasse Tetrapoda (Classes Amphibia e Sauropsida, exceto Aves).
ZOOLOGIA DE CORDADOS II - Ementa: Características morfológicas, biológicas, etológicas, classificação, evolução de: Filo Chordata, Subfilo Vertebrata, Superclasse Tetrapoda (Classes Aves e Mammalia).
ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS I - Ementa: Introdução ao Reino Animal. Arquitetura e planos corpóreos dos animais, desenvolvimento, ciclos de vida e origens. Reconhecimento da diversidade, forma, função e evolução nos Porifera, Cnidaria, Ctenophora, Platyhelminthes, Protostômios, Nemertea, Mollusca, Annelida, com ênfase nos grandes filos: Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Mollusca e Annelida.
ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS II - Ementa: Reconhecimento da diversidade, forma, função e evolução nos Entoprocta, Cycliophora, Gnathifera, Lofoforados, Nematoida, Scalidophora, Tardigrada, Onychophora, Arthropoda (crustáceos, hexápodes, miriápodes e quelicerados), Deuterostomia (Echinodermata e Hemichordata), com ênfase nos grandes filos: Arthropoda, Nematoda e Echinodermata.
BIOLOGIA MARINHA - Ementa: Domínios marinhos. Características físicas e químicas da água do mar e o oceano global. Plâncton, bentos, nécton. Teia trófica. Alça microbiana. Produção primária. Produção secundária. Técnicas de amostragem e estudo. Recursos marinhos.
BIOTECNOLOGIA - Ementa: O uso racional do potencial microbiano. O conhecimento da fisiologia microbiana para obtenção de produtos de aplicação industrial. Aplicações atuais em processos biotecnológicos (enzimas, vacinas, probióticos, fermentações, comestíveis, biodegradação e biorremediação). O microrganismo geneticamente modificado e sua aplicação biotecnológica. Ferramentas genéticas para obtenção de produtos a partir de OGMs. Controle de qualidade em biotecnologia.
CONSERVAÇÃO DE RECURSOS AQUÁTICOS - Ementa: Definições e conceitos sobre o manejo e conservação dos recursos aquáticos continentais e marinhos. Gestão dos Recursos aquáticos. Manejo de sistemas aquáticos. Conservação da biodiversidade em ecossistemas aquáticos. Descrição, seleção, valoração de serviços ecossistêmicos em ambientes aquáticos. Avaliação de impactos ambientais em ecossistemas aquáticos. Medidas mitigadoras, de controle, compensatórias e de incremento para ecossistemas aquáticos. Seleção de espécies bioindicadoras. Estudos de caso sobre conservação de recursos aquáticos.
BIOQUÍMICA - Ementa: Composição química das células. Conceito de pH. Sistema "tampão". Estrutura de biomoléculas: carboidratos, lipídeos e proteínas. Estrutura e propriedades de aminoácidos, peptídeos e proteínas. Funções de proteínas. Propriedades de enzimas. estrutura, função e propriedades de lipídeos. Estrutura, função e propriedades de carboidratos. Biologia molecular: estrutura de DNA e RNA. Replicação de DNA. Transcrição de DNA. Fotossíntese.
BIOQUÍMICA AVANÇADA - Ementa: Metabolismo: modelo geral do metabolismo celular. Vias metabólicas: glicólise, ciclo de Krebs, cadeia de transporte de elétrons, fosforilação oxidativa, oxidação de ácidos graxos, gliconeogênese, via das pentoses, síntese e degradação de glicogênio, biossíntese de ácidos graxos, metabolismo de aminoácidos e ciclo da uréia. Integração de vias metabólicas.
EMPREENDEDORISMO PARA BIÓLOGO - Ementa: Características biológicas do objeto de trabalho. Identificação de produtos ou de serviços a serem oferecidos. Diferença entre colaboradores, parceiros, fornecedores e consultores. Administração do negócio: experiência de cada parceiro, direitos, deveres e obrigações de cada parceiro. Modelo de negócios: atividade e recursos principais, estrutura de custos. Proposta de valor. Relacionamento e segmento de clientes. Canais de vendas. Fontes de receitas. Plano de negócios: análise de mercado, plano de marketing, plano operacional, plano financeiro.
ESTÁGIO EM PESQUISA I - Ementa: Fundamentos e características gerais da pesquisa. Elaboração do projeto de pesquisa. Definição dos métodos de coleta e de análise de dados.
ESTÁGIO EM PESQUISA II - Ementa: Executar o projeto de pesquisa elaborado no Estágio em Pesquisa 1, seguindo cronograma pré-definido e sob orientação do orientador. Ao final, será entregue o projeto finalizado na forma de TCC.
ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE -
Ementa: O Estágio Profissionalizante será desenvolvido amparado em aspectos técnicos ou em pesquisa (básica e aplicada), em órgãos e empresas conveniadas.
O Estágio Profissionalizante será realizado sob a orientação de um profissional qualificado na área escolhida pelo discente, podendo ser Meio ambiente e biodiversidade (Área 1) ou Biotecnologia e produção (Área 2).
O estágio terá um programa específico para cada estudante ou grupo de estudantes, elaborado de comum acordo com o seu professor supervisor. O conteúdo do programa será delineador de modo a enquadrar-se em uma das áreas de estágio profissionalizante e deverá proporcionar ao aluno o aprimoramento da sua formação cultural, social e técnico-científica, além de enquadrar o estudante nas atividades torineiras que caracterizem uma experiência pré-profissional.
FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA I - Ementa: Sistema Nervoso: origem e evolução do sistema nervoso, estruturas básicas, sistema nervoso central e periférico, áreas de associação, aprendizagem e memória, sistemas sensoriais, foto-recepção em invertebrados e vertebrados, regulação da temperatura. Sistema Endócrino: muda e metamorfose em artrópodes, hormônios nos vertebrados. Movimento: proteínas de movimento, tipos de movimento, músculos, músculos especiais, tipos de esqueleto. Princípios em Etologia - causas próximas e causas últimas.
FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA II - Ementa: Sistema Cardiovascular: ausência de sistema circulatório, sistemas circulatórios abertos e fechados, corações neurogênicos e miogênicos, vasos sanguíneos. Sistema Respiratório: gases, trocas gasosas, estruturas respiratórias, pigmentos respiratórios, curvas de dissociação de O2 e CO2, bexiga natatória, trocas gasosas em vertebrados pulmonados. Sistema Excretor: manutenção de volume, fisiologia da excreção em animais, perda de água, habilidade em concentrar a urina; órgãos excretores especializados e não especializados, rins de vertebrados. Sistema Digestório: funções, evolução dos sistemas digestórios, simbiose, adaptações à alimentação, nutrição, digestão, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais
IMUNOBIOLOGIA - Ementa: Imunidade de invertebrados e vertebrados. Células de defesa em invertebrados e vertebrados. Antígenos e substâncias imunomodulatórias. Proteínas induzíveis de defesa de invertebrados e vertebrados. Sistema complemento. Evolução do complexo principal de histocombatibilidade. Filogenia da resposta imune. Mecanismos efetores da imunidade e técnicas imunológicas aplicadas às ciências biológicas.
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO AMBIENTAL - Ementa: Pensamento espacial. Monitoramento e planejamento ambiental. Geotecnologias. Características de dados e informações geoespaciais. Sistemas de informação geográfica (sig). Modelos de representação da terra. Datum e sistemas de coordenadas. Projeções e transformações. Aquisição e manipulação de dados espaciais. Elaboração de mapas temáticos. Operações básicas aplicadas a análises ambientais.
LEGISLAÇÃO E PRINCÍPIOS ÉTICOS DO BIÓLOGO - Ementa: Código de ética profissional do biólogo. O significado do juramento do biólogo. Questões relativas a ética e a formação do biólogo. Sobre a regulamentação do exercício da profissão de biólogo (decreto n0. 88.438.). Atuação do biólogo e suas atribuições: no inventário, manejo e conservação da vegetação e da flora e atividades correlatas, no manejo, gestão, pesquisa e conservação de fauna ex situ e in situ, na área de reprodução humana assistida, na gestão ambiental, e no paisagismo. Legislação sobre manejo da fauna silvestre e crime ambiental. Biopirataria e biogrilagem. Princípios de ética na experimentação e bem-estar animal, cognição e senciência animal. Estratégia mundial de bem-estar animal. Ética no uso dos animais de experimentação. Atuação dos comitês de ética animal (CEUA) e humana (CEP).
LICENCIAMENTO AMBIENTAL - Ementa: Evolução histórica de estudos e licenciamento ambiental no Brasil. Estruturação do licenciamento ambiental no Brasil, nas esferas federal, estaduais e municipais. Estruturação e principais órgãos de licenciamento ambiental. Principais tipologias de empreendimentos passíveis de licenciamento ambiental. Principais etapas de licenciamento ambiental (LP/LI/LO). Conceito básico e aplicabilidade do EIA/RIMA, RAP, PRAD, RCA, PCA, RADA e demais projetos ambientais. Legislação básica aplicada ao licenciamento ambiental. Atividades técnicas: diagnóstico, prognóstico, medidas mitigadoras, medidas compensatórias, planos e programas de controle ambiental. Termo de ajustamento de conduta (TAC).
LIMNOLOGIA - Ementa: Tipos de corpos aquáticos continentais e costeiros. Processos físico-químicos da água. Ciclos e gases em dissolução. Metabolismo aquático. Compartimentos biológicos. Meio físico e biológico – interfaces. Qualidade e manejo da água. Dinâmica de corpos d´água continentais. Técnicas de amostragem. Técnicas de laboratório.
MANEJO DO USO PÚBLICO E TURÍSTICO EM ÁREAS NATURAIS - Ementa: O sistema brasileiro de unidades de conservação do Brasil. Aspectos sociais e econômicos na recreação ao ar livre. O planejamento e manejo de áreas naturais. Educação e interpretação ambiental. Turismo em áreas naturais e suas modalidades (ecoturismo, turismo de aventura, recreação, turismo rural). Impactos ambientais das atividades turísticas. Manejo do turismo em áreas naturais. Potencialidades de uso público e turístico na região.
MÉTODOS E TÉCNICAS EM PESQUISA BIOLÓGICA - Ementa: A importância de leitura, análise e interpretação de textos. Pré-requisitos lógicos do trabalho científico. Métodos científicos. Fatos, leis, teorias em pesquisa, hipóteses, variáveis. Ética e fraude em pesquisa e na divulgação de resultados. Elaboração de projetos e relatórios. Fontes de financiamento. Divulgação de resultados.
MORFOLOGIA E ANATOMIA COMPARADA DE PLANTAS VASCULARES - Ementa: Diversidade e características morfológicas e anatômicas dos órgãos vegetativos das plantas vasculares. Sistema radicular e caulinar (caule e folha). Eventos evolutivos associados. Adaptações a diferentes ambientes.
MORFOLOGIA E FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO EM ESPERMATÓFITAS - Ementa: Diversidade morfológica das estruturas reprodutivas de gimnospermas e angiospermas. Meristema reprodutivo. Ciclos de vida e estratégias reprodutivas. Esporogênese e gametogênese. Polinização e fecundação. Embriogênese. Fruto, semente e dispersão. Controle hormonal e ambiental do florescimento e da germinação. Germinação de sementes. Reprodução vegetativa.
POLUIÇÃO E GESTÃO DE RESÍDUOS - Ementa: Legislação básica. Classificação dos resíduos sólidos: domiciliar, comercial, público, de serviços de saúde, industrial, agrícola e de construção e demolição. Gestão de resíduos sólidos: prevenção da poluição. Gerenciamento dos resíduos sólidos: coleta, transporte, acondicionamento, tratamento e disposição final. Coleta seletiva. Usinas de triagem. Compostagem. Tratamento térmico: incineração, microondas e autoclaves. Disposição final: lixão, aterro controlado e aterro sanitário. Poluição de ecossistemas terrestres, aquáticos e marinhos e seus impactos sobre a biodiversidade e a população humana.
PRINCÍPIOS E TÉCNICAS DE COLETA E PRESERVAÇÃO EM BIOLOGIA - Ementa: Princípios éticos e legais. Métodos e biossegurança de campo. Técnicas de captura, coleta e preservação de amostras de diferentes grupos taxonômicos e ambientes.
SEGURANÇA EM ATIVIDADES BIOLÓGICAS - Ementa: Normas de biossegurança. Laboratórios e níveis de segurança. Métodos de desinfecção e desinfestação de ambientes laboratoriais. Equipamentos de proteção individual e coletiva para atividades laboratoriais e de campo. Manipulação e descarte de amostras biológicas e de animais para experimentação, incluindo Organismos Geneticamente Modificados. Noções sobre armazenamento e descarte de agentes biológicos e químicos. Noções de primeiros socorros. Política nacional de biossegurança e ética em manipulações genéticas.