OBJETIVOS
GERAL:
Redigir um ensaio teórico-crítico, visando à publicação em livro e/ou artigos, após o levantamento e a análise das relações de gênero, classe e etnia, na obras de Jorge Amado, Dona Flor e seus dois maridos (1979), Os velhos marinheiros: duas histórias do cais da Bahia (1992), Terras do sem fim (2002) e Tocaia Grande: a face obscura (1998). Os estudos fornecerão subsídios para confirmar ou não essas relações na forma de registro das receitas culinárias, através do modo de preparo e de apresentação das mesmas, enquanto ethos de país colonizado.
ESPECÍFICOS:
1) Explicitar um conceito híbrido de construção da nação, através da dinâmica interna das obras supracitadas, em que a figura feminina contribua, em sua relação de classe, gênero e etnia para a rasura no constructo simbólico ocidental.
2) Vincular as receitas culinárias, presentes nas obras eleitas, e o seu preparo pela mulher, em sua relação de classe, gênero e etnia, ao patrimônio cultural da nação, em atenção ao mundo globalizado, como possibilidade para um turismo cultural no Brasil.
3) Identificar nexos entre a forma de representar a mulher baiana, em sua relação de classe, gênero e etnia, ao projeto antropofágico do modernismo brasileiro, na medida em que esse reivindicava a diversidade cultural brasileira, em sua dimensão de alteridade.