Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

Kàwé

Dinâmica

A pesquisa, entre outros objetivos, tem o papel primordial de alimentar o fazer do Núcleo, assim como fomentar propostas de extensão. Cada professor-pesquisador desenvolve proposta de pesquisa que se abriga numa das linhas oferecidas pelo Núcleo, concorrendo para o desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa Integrado. Atualmente, esse projeto mais amplo trata de As relações sociais e políticas do negro no Sul da Bahia.
O Núcleo se estrutura pela reunião de seus pesquisadores que realizam sessões plenárias e sessões de estudo. A plenária discute e resolve as questões burocráticas, administrativas, editoração e atendimento externo. A reunião de estudo é voltada para a construção do conhecimento.
Os planos de ação e atividades, bem como os diversos projetos de pesquisa, surgiram e surgem dos interesses de um corpo de pensadores críticos, que são avaliados, votados, aprovados pela Plenária do Kàwé e enviados ao Departamento a que o pesquisador esteja ligado. Antes de tudo, porém, tanto os projetos de pesquisa, como as ações, as atividades, as vivências e os estudos atrelam-se, necessariamente, à temática para o qual o Núcleo está voltado: estudos sobre o negro e a cultura afro-descendente no território de abrangência da UESC, desde que se insira numa de suas linhas de pesquisa. Isso se justifica porque é próprio do Núcleo contribuir para a (re)significação do lugar que a cultura de matriz africana ocupa na constituição dos saberes da Região.