Kàwé

Apresentação

• Eventos:

O Kàwé - Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais (NEAB) e o Departamento de Letras e Artes (DLA) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) realizarão dois eventos na linha de estudos da tradição oral, linguagem e africanidade com o professor titular José Manuel Pedrosa, da Universidad de Alcalá de Henares, Madri/Espanha.

A palestra “Literatura oral e antropologia” ocorrerá no dia 19 de agosto, às 09h30, no auditório da Torre Administrativa – 5º andar. Nos dias 22 e 23 de agosto, será realizado o curso “Literaturas orais de três continentes: Europa, América e África”, das 08 às 12 horas, no Auditório de Direito, localizado no Pavilhão do Juizado Modelo.  As inscrições serão feitas no local.

• Colóquio Kàwé “Falando de Ruy Póvoas”
   Dia 09 de Maio

Na Universidade Estadual de Santa Cruz, um grupo de estudiosos se uniu, em de 1996, e propôs à instituição a criação de um Núcleo Temático interdisciplinar, voltado para a construção do conhecimento sobre o legado africano na Região Sul da Bahia.

Assim, surge o KÀWÉ — Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais, para invenção de um espaço onde seja possível estudar e abordar a tradição africana nesta Região da Bahia, Brasil. Desde então, o KÀWÉ passou a desenvolver uma pluralidade de ações: pesquisas, cursos, oficinas, seminários, aulas-abertas, palestras, encontros, exposições, grupos de estudos, publicações, que permitem tratar a temática almejada.


MAPEAMENTO DOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ DE ILHÉUS

Resultado de mais um trabalho de pesquisa vinculado ao Nucleo Kawé, o Mapeamento dos Terreiros de Candomblé de Ilhéus constitui uma ferramenta importante para o estudo da história afro descendente no município de Ilhéus e integra a tese de doutorado da professora Valéria Amin, intitulada “Águas de Angola em Ilhéus: um estudo sobre as configurações identitárias do candomblé no Sul da Bahia”. Mas esse trabalho não se encerra aqui. Numa nova etapa, a professora Valéria vai coordenar o levatamento e mapeamento dos terreiros de candomblé do Sul da Bahia, notamente os que estão localizados nos municípios de maior desnidade demográfica localizados na Bacia Hidrográfica do Leste.




























UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster