Medicina - Estratégias de Aprendizagem

Avaliação

Se a metodologia de ensino é nova, a avaliação do desempenho do aluno não pode ser feita à moda antiga. A avaliação, para atingir sua finalidade educativa, deve ser coerente com os princípios psicopedagógicos e sociais do processo de ensino-aprendizagem adotados.

Considerando ...

...a importância da avaliação em qualquer modelo pedagógico;

...a ênfase que a questão da avaliação ganhou na nova organização curricular, tendo inclusive sido criada uma Comissão de Avaliação;

...a necessidade do aluno de estar plenamente consciente do modo como será avaliado e entender o processo como um todo;

...a necessidade de que a participação do aluno em todo o processo seja efetiva, para que a proposta não fique só no papel;

...que o curso de graduação almeja a formação integral do aluno, com o mesmo grau de interesse para a aquisição de conhecimento como para atitudes e habilidades.

...Você encontrará a seguir todas as explicações possíveis para que estas metas sejam alcançadas.

Avaliação do aluno

A avaliação será formativa e somativa ao longo de todo o curso.

Avaliação formativa visa a acompanhar o processo de aprendizagem do aluno. Para isso, temos:

Auto-avaliação - realizada pelo aluno, sobre o seu próprio desempenho; deve englobar conhecimento, atitudes e habilidades, ajudando-o a reconhecer e assumir mais responsabilidade em cada etapa do processo de aprendizagem.
Avaliação inter-pares - realizada pelos membros do grupo sobre o desempenho de cada um dos participantes;
Avaliação pelo tutor ou instrutor - para identificar as atitudes, habilidades e progresso de cada aluno em cada grupo.
Teste progressivo - elaborado para fornecer uma avaliação longitudinal do progresso do aluno durante o curso, em todas as áreas da ciência médica pertinentes à formação profissional. O mesmo teste será aplicado duas vezes ao ano a todos os alunos do curso de Medicina (1º ao 6º).

Avaliação somativa visa a identificar a aprendizagem efetivamente ocorrida, ao final de cada módulo.

Avaliação cognitiva - é a avaliação do conhecimento adquirido, realizada ao final de cada módulo temático.
Avaliação prática em multi-estações - é a avaliação do conhecimento teórico-prático, organizado em várias estações com o tempo determinado para cada uma, realizada ao final de cada módulo temático.
Avaliação baseada no desempenho clínico - mede habilidades clínicas específicas e atitudes. O método utilizado é denominado de Exame Clínico Objetivo Estruturado (Objective Structured Clinical Examination - OSCE), organizado com base em um número variado de estações com emprego de diversos materiais e recursos - exames laboratoriais - peças anatômicas - pacientes - imagens - vídeos etc..., realizada ao longo do módulo de habilidades

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web