Ciências Sociais
Estrutura Curricular
A estrutura curricular do curso é organizada em três eixos de formação: Núcleo de Formação Específica, Núcleo de Formação Complementar e Núcleo de Formação Docente. Estes núcleos são distribuídos em duas dimensões: a) dimensão epistemológica e b) dimensão profissionalizante:
A) Dimensão epistemológica, relativa ao desenvolvimento do pensamento científico do cientista social, obtido através de disciplinas organizadas com base em dois núcleos:
- Núcleo de formação específica: constituído pelo conjunto de disciplinas obrigatórias e optativas que são nucleares na formação dos futuros licenciados de Ciências Sociais: Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Epistemologia e Metodologia;
- Núcleo de formação complementar: constituído por um conjunto de disciplinas obrigatórias e eletivas de áreas afins, que subsidiam a formação integral do graduado em Ciências Sociais: Economia, História, Filosofia, Estatística e Geografia.
- Núcleo de formação docente: constituído por um conjunto de disciplinas obrigatórias e optativas que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem, através das diferentes tendências pedagógicas, objetivando a formação e a prática educativa do licenciado, concebendo esta prática como componente curricular vivenciado ao longo do curso, perfazendo um total de 405 (quatrocentos e cinco) horas, distribuídas nas disciplinas História da Educação,Sociologia e Educação, Psicologia e Educação, Didática Aplicada ao Ensino da Sociologia, Tecnologias Educacionais, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II, Estágio Supervisionado III e Estágio Supervisionado IV.
B) Dimensão Profissionalizante, constituída por disciplinas e atividades
assim discriminadas:
- a) disciplinas e atividades relativas às competências pedagógico-didáticas que habilitem o professor a promover a adequação dos conhecimentos de Sociologia, Antropologia e Ciência Política às suas formas didáticas. Trata-se de conhecimentos práticos e teóricos voltados para o exercício da docência;
- b) Disciplinas optativas e obrigatórias das áreas de formação específica e complementar, e atividades relativas às competências para atuar em planejamento, assessorias, consultorias, formação de recursos humanos e outros;
- c) atividades complementares necessárias à formação do pesquisador: participação em núcleos de pesquisa, iniciação científica, monografias, seminários extra-classe, eventos científicos, estágios profissionalizantes e outros.