Nome e informações gerais |
Formação acadêmica |
Projetos que coordena atualmente |
Temas de pesquisas e de possibilidade de orientação para monografia |
Publicações selecionadas |
Adão Luiz Gomes Ornellas
Professor assistente
algornellas@uesc.br
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- Graduação em Engenharia Agronômica pela FAMESF - Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco – Juazeiro(BA), (Atual UNEB, Campus de Juazeiro-BA).
- Mestrado em Extensão Rural (Atividade das Ciências Sociais) pela UFSM – Universidade Federal de Santa Maria–RS.
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Projeto de Extensão Teatro Popular e Interculturalidade.
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- Questão agrária no Brasil.
- Movimentos sociais rurais.
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- SILVA, R.C.C.; ORNELLAS, A. L. G. Mapeamento das Manifestações Artísticas da Cultura Popular no Litoral Sul da Bahia. In: BLOS, Wladimir; BILA, Fábio Pessanha. (Org.). Diversidades e Desigualdades na Contemporaneidade. Salvador: EDUFBA, 2013. p. 147-162.
- SILVA, R.C.C.; ORNELLAS, A. L. G.; SANTOS, R. J. Tradições Artísticas da Cultura Popular do Litoral Sul da Bahia: Um Estudo da Península de Maraú. In: Encontro de estudos multidisciplinares em cultura, 9., 2013, Salvador. Anais. Salvador: UFBA, 2013.
- SANTOS, R. J.; ORNELLAS, A. L. G.; SILVA, R. C. C. Tradições Culturais Populares no Litoral Sul da Bahia: Propostas e Práticas de Pesquisa e Extensão Universitária. In: Encontro de estudos multidisciplinares em cultura, 8., 2012, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2012.
- ORNELLAS, A.L.G.; SILVA, R. C. C. Cultura Popular e Arte-Educação: análise de uma práxis de formação de professores. In: Encontro de pesquisa educacional do Norte e Nordeste: Educação, culturas e diversidades, 20., 2011, Manaus. Anais... Manaus: UFAM, 2011.
- VERDIER, B. M. K.; SILVA, R. C. C.; - - ORNELLAS, A. L. G. Teatro Popular como Estratégia Libertadora. In: Colóquio internacional Paulo Freire, 7., 2010, Recife. Anais. Recife: UFPE, 2010.
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Aline Prado Atassio
Professora assistente
apatassio@uesc.br
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Doutora em Ciências Sociais (UFSCar)
Mestre em Ciências Sociais (UFSCar)
Graduada em Ciências Sociais (UFSCar)
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“Quando a reserva entra em campo” (Pesquisa)
Descrição: Este projeto analisa as publicações em livros, jornais e revistas militares, de 1988 ao tempo presente, com o objetivo de mapear o imaginário militar sobre a política brasileira, no período democrático.
Cinema na UESC (Extensão)
LABDAV (Extensão)
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Estudos Militares e Estratégicos, Defesa e Segurança no Brasil.
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- ATASSIO, A. P. ; LOURENÇÃO, Humberto . Defesa e soberania da Amazônia sob a percepção do exército brasileiro e seu impacto no governo Bolsonaro. In: Samuel de Jesus. (Org.). Marco Civil: defesa & fronteiras. Geopolítica sanitária, desenvolvimento humano, meio-ambiente e militarismo. 1 ed. Campo Grande: Oeste, 2022, v. , p. 53-76.
- ATASSIO, ALINE PRADO; GONÇALVES, ISRAEL APARECIDO . Narrativas sobre a participação do Brasil na Minustah: uma análise das produções acadêmicas entre 2005-2017. Revista Jurídica da UFERSA, v. 5, p. 107-127, 2022.
- ATASSIO, ALINE PRADO; PINTO, ROQUE; GUZMÁN, SÓCRATES JACOBO MOQUETE. SOB A ESPADA DE DÂMOCLES: OS MILITARES NO BRASIL E A DEMOCRACIA TUTELADA. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS, v. 13, p. 195-217, 2021.
- ATASSIO, Aline Prado; AUGUSTINHO, Aline Michele Nascimento . Os dois lados da memória: interpretações de militares e de atores da resistência estudantil sobre a repressão no Brasil (1964-1985). REVISTA CONVERGÊNCIA CRÍTICA, v. 11, p. 2, 2017.
- ATASSIO, Aline Prado. A formação profissional dos militares e a lógica da distinção hierárquica. Saberes em Perspectiva, v. 5, p. 1-12, 2015.
- ATASSIO, Aline Prado. A formação de praças do exército: experiência de campo na Escola de Sargentos das Armas (EsSA). In: Celso Castro; Piero Leirner. (Org.). Antropologia dos militares - reflexões sobre pesquisas de campo. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2009, v. 1, p. 171-186.
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Antônio Luz Costa
Professor titular
aclcosta@uesc.br
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- Graduação e mestrado (Magister) em sociologia. Cursos secundários (Nebenfächer): etnologia e ciências políticas (Universidade de Hamburgo, Alemanha).
- Doutorado (Dr. Phil) em sociologia (Universidade de Hamburgo, Alemanha). Título revalidado no Brasil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como Doutor em sociologia e antropologia.
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- Projeto de pesquisa: Algoritmos e sociedade (PROPP/UESC).
- Projeto de pesquisa: Algoritmos de inteligência artificial e sistemas sociais. (CNPq).
(com os professores Artur Stamford/UFPE, Fabrício Neves/UnB e Roberto Dutra/UENF-Darcy Ribeiro)
- Projeto permanente de extensão: Núcleo de Estudos de Risco, Tecnologia e Sociedade (NERTS) (UESC).
(com o professor Roque Pinto/UESC)
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- Algoritmos, novas tecnologias digitais e sociedade.
- Teoria dos sistemas sociais de Niklas Luhmann.
- Sociologia do desvio.
- Sociologia jurídica.
- Suicídio.
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- COSTA, Antônio Luz; SANTOS JÚNIOR, Jonas Boamorte. Ilustrações sobre sistema e direito em Niklas Luhmann. Diké (Uesc), v. 22, n 24, p. 154-182, jul./dez. 2023.
- COSTA, Antônio Luz. Like/dislike como metacódigo moral e acelerador social. Latitude, Maceió, v.16, n. 2, p.29-52, 2022.
- COSTA, Antônio Luz. Lados e jogadores. RBSD – Revista Brasileira de Sociologia do Direito, v. 8, n. 2, p. 32-64, maio/ago. 2021.
- COSTA, Antônio Luz. Possibilities of empirical research with Luhmann’s systems theory. In: BARROS, Marco; AMATO, Lucas; FONSECA, Gabriel; World Society’s Law: rethinking systems theory and socio-legal studies. Porto Alegre: Fi, 2020, p. 143-179.
- COSTA, Antônio Luz. Irritation und Allopoiesis im Rechtssystem. Eine systemtheoretische Analyse der polizeilichen Beobachtung in der Stadt Teixeira de Freitas, Brasilien. Saarbrücken: Südwestdeutscher Verlag für Hochschulschriften, 2016.
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Flávia Alessandra de Souza
Professora adjunta
fasouza@uesc.br
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- Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
- Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos.
- Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos, com estágio doutoral na Universidade de Pittsburgh (PA, EUA).
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- "A Holiday in Soweto": Community Empowerment at. KYP as an invitation to Clinical Sociology. Projeto de pesquisa vinculado à Research Network RC46 da International Sociological Association. Atuação: autora e coordenadora.
- Evasão escolar e juventude: a realidade de Ilhéus. Projeto de pesquisa vinculado à UESC. Atuação; pesquisadora colaboradora. Coordenação: Profa. Rachel de Oliveira.
- Educação e multiculturalismo: formação para a diversidade. Projeto de extensão vinculado à UESC. Atuação: extensionista colaboradora. Coordenação: Profa. Rachel de Oliveira.
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- Relações raciais.
- Movimento negro e poder local no Interior Paulista.
- América Afro-Latina.
- Mulheres negras e expressões de África e da Diáspora Africana.
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- SOUZA, F. A de; TENORIO, V. P.. Sites of Resistance: Black Women's Beauty in Brazilian Communities of São Paulo and Bahia. The Routledge Companion to Black Women's Cultural Histories. 1ed.: Janell Hobson, 2021.
- SOUZA, F. A de. Ações afirmativas no Brasil contemporâneo: dinâmicas e perspectivas. 1. ed. Ilhéus: Editus, 2021 (no prelo).
- SOUZA, F. A de. Estado e genocídio contra a população negra: reflexões sobre Brasil e Estados Unidos, 2021 (livro em construção).
- SOUZA, F. A de. 'Falando Africano': Contribuições Conectivas do Brasil, Cuba e Estados Unidos à Construção da Musicalidade Negra (Primeira Metade do Século XX). Arquivo Rio Claro, v. 1, p. 30, 2013.
- SOUZA, F. A de. Movimento Negro em Rio Claro-SP (Brasil): demandas históricas por espaço, respeito e poder. Arquivo Rio Claro, v. 1, p. 14, 2010.
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Flávia Cristina de Mello
Professora adjunta
fcmelo@uesc.br
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Bacharela em Ciências Sociais pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) em 1998. Especialização em Antropologia em 1999.
Mestre em Antropologia Social pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), 2001.
Doutora em Antropologia Social pela UFSC, títulos obtidos em 2006.
Pós-Doutora em Antropologia, com tema de Ensino de Ciências em contextos multiculturais pela UFSC), realizado entre 2017 e 2018.
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Coordena o Grupo de Pesquisa Etnociências, Saberes Tradicionais e Educação Escolar Indígena. Coordena o Grupo de pesquisadores da UESC que compõem a Red de Centros de Investigación en Astronomia en la Cultura - RECIAC. Coordena o projeto de pesquisa "Astronomia Cultural e Cosmologias Indígenas - Imbricações entre Educação Científica e Etnociências no sistema nacional de educação". Coordenou o Curso de Formação para Educação Escolar Indígena e Educação para a Diversidade, junto aos professores e alunos indígenas das etnias Tupinambá de Olivença e Pataxó Hãhãhãe.
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- MELLO, Flávia C. De, Monteiro, Rhadson R., Badaró, Jane H. Antropologia do Direito e Processos Demarcatórios de Terras Indígenas: Estratégias indígenas de manutenção territorial perante os desafios sociais, políticos e jurídicos. In Anais do VIII ENADIR (Encontro Nacional de Antropologia do Direito). Universidade de São Paulo, agosto de 2023.
- MELLO, Flávia Cristina de; ETNOASTRONOMIA, COSMOLOGIA E PERSPECTIVISMO AMERÍNDIOS, In Stanislaw Iwaniszewski, Moyano, Ricardo, Gilewski, Michał (orgs.) - La vida bajo el cielo estrellado, La arqueoastronomia e etnoastronomia em Latinoamerica, Editorial de la Universidad de Varsovia, Varsovia 2021.
- MELLO, Flávia Cristina de; Santos Tupinambá, Marcinéia, Vieira, Emília P. EDUCAÇÃO INFANTIL INDÍGENA TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA. In: Vieira, Emília P.; Sedano, Luciana. (Org.). A EDUCAÇÃO INFANTIL EM DEBATE: CRIANÇAS, LINGUAGENS E FORMAÇÃO DOCENTE. 1ª ed. Curitiba: CRV, 2019, v. 1, p. 135-151.
- MELLO, Flávia Cristina de. Reflections on the role of indigenous teachers in the consolidation of indigenous school education among the Tupinambá of Olivença from Bahia, Brazil. In: 18th IUAES World Congress: The past, present and future of anthropological knowledge, 2018, Florianópolis. Conference Proceedings of 18th IUAES World Congress. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2018. v. 1. p. 975-986.
- MELLO, Flávia Cristina de; SANTOS, M. V. A.; VIEIRA, E. P. A PRÁXIS PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA, BAHIA.. In: Ramos, Arlete; Oliveira, Julia, Coelho, Lívia. (Org.). Educação e sua Diversidade. 1ª ed. Ilhéus: Editus, 2017, v. 03, p. 50-70.
- RUGGLES, C. L. N.; MELLO, Flávia Cristina De . Astronomy and Cosmology of the Guarani Southern Brazil. In: Clive L. N. Ruggles. (Org.). Astronomy and Cosmology of the Guarani Southern Brazil. 1aed.New York: Springers Reference, 2015, v. 03, p. 975-980.
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Hélio Fernando Lôbo Nogueira da Gama
Professor titular
hflngama@uesc.br
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Bacharel em Ciências Sociais / Sociologia - Universidade de Brasília - UnB (1983); Especialização em Ciências Sociais / Sociologia - Universidade Federal da Bahia - UFBA (1985);
Mestrado em Sociologia / Estado e Sociedade - UnB (1999);
Doutorado em Sociologia / Estudos Comparados sobre América Latina e Caribe - UnB (2005); Licença Sabática - Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA (2019).
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Não informado
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Sociologia do Turismo
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GAMA, H. Theoretical-methodological assumptions and praxis of empirical investigation: - Place, participant observation, tourism and sex workers in Havana. A Look at Development. São José dos Pinhais – PR: Seven Publicações Acadêmicas, 2023. Chapter 73 p. 1-32.
Disponível em:
View of Theoretical-methodological assumptions and praxis of empirical investigation: Place, participant observation, tourism and sex workers in Havana | Seven Editora (sevenpublicacoes.com.br)
______. A sociology of tourism: The concept of the hybrid tourist. Scientific Journal of Applied Social and Clinical Science, Ponta Grossa, v. 2, n. 15, p. 1-8, August, 2022.
Disponível em:
https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/artigo-revista/a-sociology-of-tourism-the-concept-of-the-hybrid-tourist
______. (Org.). A Sociologia e as Formações Sociais 2. [e-book]. Ponta Grossa – PR: Atena Editora, 2022. p. 1-58.
Disponível em:
https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/a-sociologia-e-as-formacoes-sociais-2
______. (Org.). I Seminário “Programa de Qualidade Ambiental - ISO 14.000 do Distrito Federal”. [e-book]. Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2021. p. 1-163.
Disponível em:
https://www.editorapublicar.com.br/i-seminario-programa-de-qualidade-ambiental-iso-14-000-do-distrito
______. Escolhas Teórico-Metodológicas: A Perspectiva Fenomenológica e Dialética no Percurso da Investigação Sociológica do Turismo. Marketing & Tourism Review, Belo Horizonte, UFMG, v. 4, n. 2 (2019), p. 1-33, mai. 2020.
Disponível em:
https://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr/issue/view/357
______. Ecocapitalismo e Sustentabilidade: Empresas no Brasil e ISO 14001. Curitiba: Editora Collaborativa, 2020. p. 1-209
______. Turismo e Sustentabilidade: Um olhar sociológico sobre os lugares Ponta do Corumbau, Brasil, e Havana, Cuba. 303 pp. Curitiba: Editora Collaborativa, 2020. p. 1-303.
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Marcos Augusto de Castro Peres
Professor adjunto
macperes@uesc.br
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- Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (UNICAMP).
- Mestre em Sociologia (UNICAMP).
- Doutor em Educação (USP).
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"A sociologia transpessoal como campo emergente" (Pesquisa).
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- Sociologia da Educação.
- Sociologia da Religião.
- Sociologia do Trabalho.
- Sociologia da Saúde.
- Movimentos Sociais.
- Educação do Campo.
- Burocracia e Autonomia.
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- PERES, M. A. C. Analfabetismo entre idosos no semiárido nordestino. Salvador-BA: EDUNEB, 2013.
- PERES, M. A. C.; SOUZA, A. C. O Programa Conexões de Saberes como política afirmativa no contexto do semiárido nordestino: o caso da UFERSA em Mossoró/RN. Revista HISTEDBR On-line, v. 12, p. 297-313, 2012.
- PERES, M. A. C. Velhice e analfabetismo, uma relação paradoxal: a exclusão educacional em contextos rurais da região Nordeste. Sociedade e Estado (UnB. Impresso), v. 26, p. 631-661, 2011.
- PERES, M. A. C. A compreensão das ideias de norma e de controle social na sociologia jurídica a partir da análise do filme "O ano em que meus pais saíram de férias": uma experiência didática no curso de Direito. Revista sociologia jurídica, v. 13, p. 73-83, 2011.
- PERES, M. A. C. Velhice, educação e exclusão: a educação de jovens e adultos e o analfabetismo entre idosos. Verinotio (Belo Horizonte), v. 11, p. 61-70, 2010.
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Maria Medrado Nascimento
Professora assistente
mariamedradon@gmail.com
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Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2005), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2008) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2018)
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Comunidades tradicionais, conflitos socioambientais, movimentos sociais, valores, participação e sustentabilidade.
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NASCIMENTO, M. M.. Entre conflito e cooperação: Algumas reflexões sobre as comunidades tradicionais do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Garimpus-Revista de Linguagens, Educação e Cultura na Chapada Diamantina / Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas e suas Tecnologias XXIII, v. 2, p. 24-38, 2021.
NASCIMENTO, M. M.. COMUNIDADES TRADICIONAIS E ÁREAS DE PRESERVAÇÃO: DESAFIOS PARA A ARTICULAÇÃO ENTRE JUSTIÇA SOCIAL E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA. PRELÚDIOS: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFBA, v. 9, p. 64-87, 2020.
NASCIMENTO, M. M.. CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO: O CASO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA. TEMPOS HISTÓRICOS (EDUNIOESTE), v. 23, p. 299-327, 2019.
NASCIMENTO, M. M.. ENTRE SEGURANÇA E LIBERDADE: DESAFIOS DA COMUNIDADE NA CONTEMPORANEIDADE. Sociedade e Estado, v. 21, p. 561-567, 2007.
NASCIMENTO, M. M.. Povos e comunidades tradicionais, patrimônio cultural e conservação ambiental: o Jarê na comunidade Capivaras e o Parque Nacional da Chapada Diamantina. In: MORENO, Andre; SANTOS, Cristiane Andrade. (Org.). Chapada Diamantina em Pesquisa. 1ed.Salvador: Aiê, 2022, v. 1, p. 149-174.
NASCIMENTO, M. M.. Dos clássicos aos contemporâneos: algumas reflexões sobre a relação entre teoria e a construção do objeto de pesquisa. In: Zimmermann, Clóvis Roberto; Barreiros, Jaime Neto. (Org.). Metodologia e epistemologia nas ciências sociais: um panorama dos clássicos ao pós-colonial. 1ed.Salvador: Juspodium, 2015, v. 1, p. 161-179.
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Maria Luiza Silva Santos
Professora titular
maluss@uesc.br
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- Graduação em Direito e Pedagogia. UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz.
- Mestrado em Cultura e Turismo. UESC/UFBA – Universidade Federal da Bahia.
- Doutorado em Ciências Sociais. UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
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- Migrações e Refugio: os muros e as pontes do Brasil no século XXI (projeto de pesquisa).
- A pandemia e o comportamento xenofóbico frente a migrantes e refugiados (projeto de pesquisa).
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- Cultura, sociedade, migrações, identidade, refúgio.
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- SANTOS, Maria Luiza. Migração e pobreza no sul da Bahia: a relação com a teoria da privação das capacidades, 2015, disponível em: http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/outros /6EncNacSobreMigracoes/ST1/MariaLuizaSilva.pdf
- SANTOS, Maria Luiza. Migrações no sul da Bahia - Brasil: As interações e as culturas presentes na literatura. In: Maria Luiza Santos; Clodoaldo Silva da Anunciação; Vanessa Cavalcanti. (Org.). Migrações e identidade: várias óticas e novas perspectivas. 1ed.Ilhéus: Editus, 2017, v. 01, p. 127-139.
- SANTOS, Maria Luiza. Venezuela e Brasil: A migração forçada presente no sul da Bahia. In. Baeninger , Rosana e Jarochinski Silva, João Carlos. Migrações Venezuelanas. São Paulo: UNICAMP, 2018.
- SANTOS, Maria Luiza. Xenofobia: entre o marco legal e a estrutura social. In. VEDOVATO, Luis Renato. Nova lei de migração – os três primeiros anos. São Paulo: UNICAMP/FADISP, 2020.
- SANTOS, Maria Luiza. Migrações na teoria e no cinema In. SANTOS, Maria Luiza; ANUNCIAÇÂO, Clodoaldo Silva da. Migrações e refúgio: Identidade, economia e legislação em debate, 1ed.Ilhéus, Editus, 2020.
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Milene Peixoto Ávila
Professora adjunta
mpavila@uesc.br
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- Bacharelado em Ciências Sociais - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);
- Mestrado em Ciências Sociais - UFSCar;
- Doutorado em Ciências Sociais - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
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- Projeto de Extensão Conecte em Si - Yoga e Meditação Coletiva na UESC.
- Semana de Promoção de Cultura de Paz da UESC (Projeto de extensão).
- Comitê de Promoção de Cultura de Paz da UESC.
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-Política e emoções;
-Políticas Públicas;
-Pobreza e desigualdades sociais;
-Cultura de Paz e Educação para a paz;
-Estudos de gênero;
-Comunicação Não Violenta (CNV)
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- ÁVILA, M. P. Notas sobre a difusão da cultura de paz na Universidade Estadual de Santa Cruz. Revista Focando a extensão, v. 6, p. 1-11, 2019.
- ÁVILA, M. P. Derecho por Mérito: disputas de significados en el Programa Bolsa Família. In: Alberto Cimadamore; Anete B. L. Ivo; Carmen Midaglia; Alexandra Barrantes. (Org.). Estados de Bienestar, Derechos e Ingresos Básicos en América Latina. 1ed.Ciudad de México: Siglo Veintiuno Editores, 2019, v. 1, p. 319-340.
- ÁVILA, M. P. El Programa Bolsa Família y la pobreza en Brasil: mucho más que números a considerar. Revista Sociedad y Equidad, v. 5, p. 164-187, 2013.
- ÁVILA, M. P. Os programas “Bolsa Família” e o “Familias en Acción”: experiências comparadas. In: Eduardo Chávez Molina [et.al.]. (Org.). Pobreza y Protección Social Universal. 1ed.Buenos Aires: CLACSO, 2013, p. 81-106.
- ÁVILA, M. P. Que pensam as beneficiárias do Bolsa Família? Revista Política & Trabalho, v. 38, p. 105-122, 2013.
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Naiara Maria Santana Neves
Professora Assistente
nmssneves@uesc.br
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- Bacharelado em Ciências Sociais com ênfase em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia
- Mestrado em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFBA
- Doutorado em Antropologia Social (em andamento) pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFBA, com estágio doutoral na Universidad Autónoma de Chiapas (UNACH) - San Cristóbal de Las Casas, Chiapas, México
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- Projeto de Pesquisa “Feminismo, movimentos de saúde e humanização do parto e sua incidência na formação dos médicos na Universidade de Medicina da Bahia” (PROPP/UESC)
- Grupo de Estudos sobre Saúde, Gênero, Sexualidade e Reprodução
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- Antropologia da Saúde
- Antropologia Feminista
- Gênero e sexualidade
- Saúde sexual e reprodutiva
- Direitos sexuais e reprodutivos
- Práticas de parto
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- NEVES, N. M. S. et al. Desnaturalização e desuniversalização do conceito de adolescência no campo da saúde coletiva. In: MAGNO, Laio; GRANGEIRO, Alexandre; GRECO, Dirceu; DOURADO, Inês (Orgs.). Abordagens teóricas e práticas inovadoras no cuidado e prevenção ao HIV entre adolescentes no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2023. p. 24 (no prelo)
- NEVES, N. M. S. S.. “De canoa até o hospital”: Processos de transformação e medicalização das práticas de parto em quilombos do recôncavo baiano. Revista Mundaú, v. 6, p. 122-144, 2019.
- NEVES, N. M. S. S.. "Medo do desconhecido" - Atenção às gestantes, parturientes e puérperas no contexto da pandemia de COVID-19. In: Miriam Pillar Grossi; Rodrigo Toniol. (Org.). Cientistas Sociais e o Coronavírus. 1ed. São Paulo e Florianópolis: ANPOCS e Tribo da Ilha, 2020, v. 1, p. 609-611.
- NEVES, N. M. S.; LOPES, G. De C. Reprodução, Partos, Maternidades e Paternidades: Perspectivas Contemporâneas em Antropologia e Saúde. Cadernos de Gênero e Diversidade, v. 5, n. 4, p. 3-11, 2019.
- NEVES, N. M. S. S. Como as avós ou entre os doutores? O parto e os diálogos necessários para políticas de saúde. In: Ligia Moreiras Sena. (Org.). "... com você ando melhor". 1ed. Florianópolis: , 2016, v. , p. 1-177.
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Roque Pinto
Professor pleno
rpssantos@uesc.br
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Graduado e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Doctor Europaeus em Antropologia Social pela Universidad de La Laguna (Espanha).
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Co-coordenador do NERTS - Núcleo de Estudos de Risco, Tecnologia e Sociedade
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Mapeamento de catalisadores do Efeito
Diderot
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Consumo, Turismo, Teoria Antropológica, Plataformização
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- BRIGLIA CANUTO, ROGÉRIA ; BRIGLIA CANUTO, GLÁUCIA ; PINTO, ROQUE . O mundo onírico e o fetiche do consumo: dimensões simbólicas e dispositivos culturais do capitalismo. ACENO - REVISTA DE ANTROPOLOGIA DO CENTRO-OESTE, v. 10, p. 325-336, 2024.
- PINTO, Roque. Pensar a Imagem do Lugar: Lições da pandemia. Abya-Yala - revista sobre acesso à justiça e direitos nas Américas, v. 7, p. 146-169, 2023.
- PINTO, ROQUE. Luzes e sombras: notas para um balanço crítico da antropologia do turismo. ILHA - REVISTA DE ANTROPOLOGIA, v. 23, p. 84-107, 2021.
- PINTO-COELHO, Z. ; PINTO, Roque . Discourses and images of cultural tourism. REVISTA LUSÓFONA DE ESTUDOS CULTURAIS, v. 5, p. 23-36, 2018.
- ALMEIDA, ANTÓNIO SÉRGIO ARAÚJO DE; PINTO, ROQUE . Religiosidade e turismo: o primado da experiência. BOLETIM DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI. CIÊNCIAS HUMANAS, v. 12, p. 615-627, 2017.
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Silvano da Conceição
Professor Titular
sconceicao@uesc.br
Link Currículo lattes
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- Graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal de São Carlos
- Mestrado em Ciências Sociais (com ênfase em Relações Sociais, Poder e Cultura). Universidade Federal de São Carlos.
- Doutorado em Sociologia Universidade Federal de São Carlos.
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Projeto de pesquisa: O percurso da Lei 10.639/2003 no currículo das licenciaturas presenciais das instituições públicas de ensino superior da Bahia.
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- Sociologia da Educação
- Diversidade Étnico-racial
- Formação Docente
- Educação do Campo
- Políticas Públicas
- Movimentos sociais
- Identidade
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- ABREU, J. M.; CONCEIÇÃO, S. Political Culture and Power Relations in São Paulo: an analysis of the social imaginary of São Paulo in the 1930s. Scientific Journal of Applied Social and Clinical Science. v. 3, n. 31, 2023.
- CONCEIÇÃO, S.; SANTOS, N. A. Projeto de extensão Fios de Rebeca: desafios para a promoção de uma educação antirracista. Revista Extensão & Cidadania, v. 11, n. 19, p. 202-214, jan./jun. 2023.
- CONCEIÇÃO, S.; RODRIGUES, V. A. A educação intercultural e os desafios para a escola e docentes do campo. SERTANIAS: REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, v. 3, n. 2, p. 1-19, 2022.
- CONCEIÇÃO, S. Parâmetros histórico-culturais para a discussão sobre Identidade negra no Brasil. Kwanissa, São Luís, v. 04, n. 11, p. 167-191, 2021.
- LEME, A. A.; CONCEIÇÃO, S. Democracia e Estado moderno no contexto global: dilemas e contradições. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), v. 2, n. 1, set. – dez. de 2021.
- CONCEIÇÃO, S. Comunidade Quilombola de Velame/BA: história, lutas, superações e adiamentos. ODEERE: Revista do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade, v. 5, n. 9, Janeiro – Junho de 2020.
- CONCEIÇÃO, S., SANTOS, S. J. A implementação da Lei 10.6392003 numa escola municipal do interior da Bahia. Educação em Debate, Fortalez a, ano 42, nº 81 - jan./ abr. 2020.
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Vera Lucia de Mendonça Silva
Professora plena
veralu@uesc.br
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- - Graduação em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia. Universidade Federal da Paraíba.
- - Mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba.
- - Doutorado em Sociologia pela Universidad de Salamanca -Espanha.
- - Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca -Espanha
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Não informado
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Educação,ciência, tecnologia e sociedade
Políticas para o ensino superior: estudos comparados
Ambiente, sociedade e tecnologia: o problema da inovação
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Indicadores de políticas científicas e tecnológicas no Brasil e na América latina
Políticas públicas em CTS
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- SILVA, Vera Lucia. M. Ensino Superior e abordagem híbrida. Uma reflexão sobre as condições impostas para o processo de ensino e aprendizagem no pós-isolamento social. In Cleber Bianchezi (org). Fazer e pensar a educação e o ensino: múltiplas abordagens. Curitiba, Editora Bagai, 2023.
-_______Desigualdade social, exclusão digital e ensino remoto: panorama das condições de educação no Brasil durante a pandemia de COVID-19. Em Taiane A. R. Nepomuceno(org.). Educação e pandemia. o dia depois de amanhã. Curitiba,Editora Bagai, 2022.
- SILVA, Vera Lucia .M. e SILVA M.Ana Lorena. Educação em tempos de coronavírus: visibilidade da exclusão social e digital. Politeknik. setembro-dezembro, ed. n. 3. 2021.
- SILVA. Vera Lucia de M. Ciencia sin Fronteras: análisis de la experiencia académica internacional de los estudiantes de la Universidad Estadual de Santa Cruz. IN: Maria Soledad Orione e Ana Maria Taborga(org.). Dinamicas de internacionalización universitaria en America latina. Buenos Aires, Ed. UNACEN-Tandil\, 2019.
Silva, Vera Lucia, M. Manual: como elaborar um questionário. PE, Ed. UFPE, 2012.
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Vitor Vasquez
Professor assistente
vlvasquez@uesc.br
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- Graduação em Ciências Sociais com ênfase em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
- Mestrado em Ciência Política pela Unicamp.
- Doutorado em Ciência Política pela Unicamp (bolsista Fapesp) com período sanduíche na Universidade da Califórnia - San Diego (UCSD-Bepe/ Fapesp).
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- Projeto de pesquisa: Política local nos municípios do Território de Identidade Litoral Sul, BA.
- Grupo de Estudos em Instituições Políticas (InsPol).
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- Estudos legislativos.
- Relação Executivo-Legislativo.
- Eleições e partidos políticos.
- Política local.
- Metodologia de pesquisa.
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- BONFIM, R.; LUZ, J.; VASQUEZ, V. Mandatory individual amendments: a change in the pattern of executive dominance in the Brazilian budgetary and financial cycle. Brazilian Political Science Review, v. 17, p. e0001 ? 1-31, 2023.
- VASQUEZ, V.; MAGALHÃES, B. O. O partido do presidente do Brasil no Legislativo: centralização de trabalho nas comissões permanentes. Opinião Pública, v. 23, p. 505-527, 2023.
- SANTANA, L.; VASQUEZ, V.; SANDES FREITAS, V. E. V. de. Los efectos del fin de las coaliciones electorales de Brasil en 2020. Elecciones, v. 20, p. 77-100, 2021.
- VASQUEZ, V.; CURI, H.; SILVA, B. S. Prefeitos e a construção do apoio legislativo nos municípios. Dados - Revista de Ciências Sociais, v. 64, p. e20190217, 2021.
- ARQUER, M.; VASQUEZ, V.. Institucionalização do sistema partidário: mesmas dimensões, outras interpretações. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 34, p. 1-27, 2019.
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Walter Fagundes Morales
Professor Titular
wfmorales@uesc.br
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- Graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH/USP)
- Mestrado em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP).
- Doutorado em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP).
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Mapeamento Arqueológico das bacias dos rios Almada e Cachoeira, Ilhéus, Bahia (Fase 2) (projeto de pesquisa)
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- Cultura Material.
- Arqueologia.
- Etnicidade.
- Identidade Cultural.
- Etnologia.
- Escravidão.
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- MORALES, W.F; DIAS, M. H. (Org.). Sociedades, natureza e territórios: história e arqueologia. 18. ed. Ilhéus: Editus, 2018.
- MORALES, W.F. Territórios e Culturas no Brasil pré-colonial. 1. ed. Ilhéus: Editus, 2017. v. 17.
- CARRARA, A. (Org.) ; MORALES, W.F (Org.) ; DIAS, M. H. (Org.) . Paisagens e Georreferenciamento: História Agrária e Arqueologia. 1. ed. São Paulo/Ilhéus: Annablume/NEPAB/UESC, 2015. v. 1.
- MORALES, W.F; MOI, P. F (Org.) . Tempos Ancestrais. 1. ed. São Paulo/Ilhéus: Annablume/Nepab, 2012. v. 1.
- MORALES, W.F. Brasil Central: 12.000 anos de ocupação no médio curso do rio Tocantins, TO. São Paulo: Annablume, 2008. v. 1.
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