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Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO)

Plano de Aquisição (PA) de Tecnologia da Informação e Comunicação

Plano de aquisição é instrumento de planejamento para as aquisições de bens e as contratações de serviços de TIC, que visa atender às demandas do órgão ou entidade, para o período de 12 (doze) meses.
Cada órgão e entidade da Administração Pública Estadual deverá elaborar seu Plano de Aquisição e encaminhá-lo para exame da comissão formada por, no mínimo, 03 (três) membros integrantes do Comitê dos Gestores de Tecnologias de Informação e Comunicação do Estado da Bahia – Fortic.
Após a avaliação do Fortic, o Plano é encaminhado para a aprovação da Coordenação de Tecnologias Aplicadas à Gestão Pública – CTG.
Juntamente com o Plano de Aquisição elaborado para o período seguinte, deverá ser apresentado o Relatório Anual de Execução, referente ao período coberto pelo Plano de Aquisição anterior.

Abaixo você encontra disponibilizado o acesso para conhecimento da normatização do PA:
Decreto Estadual nº 15.404 de 01 de setembro de 2014
Portaria Uesc nº 845/2024 - Constitui a comissão de trabalho para elaboração do PA 2025 e o Relatório de Execução do PA 2024

Calendário Uesc para o PA 2025
  • Divulgação do e-mail de convocação para reunião da comissão: 08/11/2024
  • Reunião com a comissão do PA: 11/11/2024
  • Entrega da planilha de execução 2024: 22/11/2024
  • Entrega da planilha de planejamento 2025: 29/11/2024
  • Consolidação dos dados: 29/11/2024 a 13/12/2024
  • Envio dos dados para a SAEB: 13/12/2024

  • Impressora, exceto as especiais como: código de barras, fiscal, etc
  • Datashow
  • Monitor
  • Caixa de som
  • Nobreak
  • Microfone
  • Câmera
  • Teclado
  • Mouse

Para cada item solicitado no PA anterior e disponibilizado na planilha enviada pela UDO deve-se preencher:
No status da ação deve-se escolher uma das opções abaixo:
  • Em estudo: quando o item ainda está sendo analisado no setor e, portanto, não foi solicitado no SCP;
  • Em fase interna de compra: quando o item foi solicitado no SCP e o processo está tramitando dentro da Uesc (ex. fase de cotação de preço, licitação, empenho etc.);
  • Em fase externa de compra: quando o item foi solicitado no SCP e o processo está tramitando em outra Instituição do Estado (ex. análise da Saeb ou Sefaz);
  • Contratada/Adquirida: quando o item ou o serviço já foi adquirido (já está no setor demandante) ou contratado;
  • Cancelada: quando o item foi cancelado por qualquer motivo e em qualquer instância da Uesc, inclusive no próprio setor que planejou a aquisição;
  • Suspenso: quando o item foi suspenso por qualquer motivo e em qualquer instância da Uesc, inclusive no próprio setor que planejou a aquisição.
Caso o item tenha sido Contratado/Adquirido, é necessário informar a quantidade recebida (coluna Quantidade executada) e o valor pago (coluna Valor executado).
Caso o item tenha sido Suspenso/Cancelado, é necessário informar o motivo, escolhendo uma das opções abaixo:
  • Problemas com cotação: quando o item foi solicitado no SCP e ainda não adquirido devido a problemas relacionados a cotação de preço;
  • Problemas com tramitação do processo: item solicitado no SCP e ainda não adquirido devido a problemas relacionados a tramitação no processo de aquisição;
  • Problemas com a licitação: item solicitado no SCP e ainda não adquirido devido a problemas relacionados a questões de licitação (ex. licitação fracassada, licitação deserta, etc);
  • Dificuldade técnica: item ainda não solicitado no SCP, devido a problemas relacionados com quaisquer dificuldades técnicas (ex. dificuldade técnica para composição do item, construção do ETP e do Termo de referência);
  • Adotou uma solução alternativa: o item planejado foi substituído por outra alternativa que não necessitou de aquisição ou contratação de serviço (ex.: software licenciado substituído por software livre);
  • Recebeu doação: o item planejado não será mais necessário, pois o setor recebeu doação de outro item igual ou similar que o substitua;
  • Não teve orçamento ou foi insuficiente: o item planejado foi solicitado no SCP, tramitou em todas as instâncias e está parado aguardando verba;
  • Outro motivo: qualquer outro motivo que não esteja entre as opções acima que levou a suspensão/cancelamento do item solicitado. Pode-se utilizar as duas últimas colunas da planilha para a justificação, caso necessário.

Na planilha que será disponibilizada, deve-se preencher todas as colunas:
  • Unidade (nome do setor);
  • Nome da Ação (nome do item a ser adquirido);
  • Justificativa da aquisição;
  • Duração do contrato ou garantia
  • Contrato Novo ou Renovação (se é um novo contrato ou se é renovação);
  • Quantidade a ser adquirida;
  • Valor Unitário;
  • Valor Total;
  • Informações de projeto (caso seja projeto de pesquisa/extensão);
  • Se o item já foi solicitado em PA’s anteriores (2023 e 2024)

  • Em caso de solicitação de softwares: informar se é serviço (licença por tempo determinado) ou aquisição (licença perpétua). Ex.: Licença de software ou aquisição de software;
  • Valor dos itens deverá ser colocado com uma margem de aumento, devido ao dólar;
  • Na solicitação de microcomputadores e notebooks para docentes, incluir o nome dos mesmos;
  • Todos os projetos (extensão ou pesquisa) que irão adquirir/contratar itens de informática entram no PA, com a indicação do nome do Projeto;
  • Projetos de pesquisa/extensão devem ser encaminhados pelos departamentos;
  • Ações com verbas externas deverão indicar a fonte;
  • Todos os contratos de informática fazem parte do PA, devendo indicar se é Novo contrato ou Renovação (Sagres, Pergamun, etc);
  • A UDO definirá dois tipos de microcomputadores/notebooks no SCP - básico e avançado (casos especiais);
  • A capacidade de HD externo deverá ser padronizada: 2TB ou 4TB. Casos especiais devem ser discutidos com a UDO;
  • Com o intuito de agilizar a aquisição de microcomputadores (básicos e avançados), notebooks (básicos e avançados) e HD’s externos (2 e 4 TB), a UDO ficará encarregada de fazer a solicitação no SCP no período previsto no calendário de compras da Uesc. A solicitação dos outros itens ficará a cargo dos seus respectivos solicitantes.