Química - Licenciatura
Linhas de Pesquisa TCC
L1 – Recursos Didáticos para o Ensino de Química: Estudo da natureza, conteúdo e linguagem de meios como experimentos, atividades lúdicas, filmes, vídeos e computadores, entre outros, e seu papel no processo de ensino-aprendizagem.
L2 – História e Filosofia da Ciência e o Ensino de Química: Estudo histórico-filosófico da evolução dos conceitos da Química e pesquisa sobre a inserção dos mesmos na educação escolar.
L3 – Concepções Prévias e Mudança Conceitual: Investigação de concepções prévias dos alunos em Química. Compreensão das barreiras conceituais, epistemológicas e atitudinais. Pesquisa e elaboração de estratégias para mudança conceitual.
L4 – Renovação dos Conteúdos Curriculares de Química: Investigação sobre novas formas de organização e estruturação do conteúdo curricular através da reelaboração dos conteúdos da ciência clássica, da inserção da ciência moderna e/ou contemporânea ou da elaboração de propostas curriculares interdisciplinares.
L5 – Divulgação Científica e o Ensino Escolar: Caracterização da natureza, do conteúdo e da linguagem de materiais de divulgação científica e elaboração de meios para a inserção dos mesmos no ensino escolar.
L6 – Espaços não-formais de ensino: materiais de divulgação científica, museus, feira de ciências, estudos do meio, etc.
L7 – Avaliação da Aprendizagem em Química: caracterização de processos avaliativos, implementação de práticas avaliativas, análise de processos avaliativos internos e externos.
L8 – Linguagem Simbólica e o Ensino de Química: influência da linguagem simbólica na aprendizagem de química.