Programa Nacional de Incentivo à Leitura
Eventos
- REUNIÃO COM PARCEIROS
O PROLER – PROGRAMA DE INCENTIVO À LEITURA promoveu, no dia 25 de março, um encontro para discutir o Plano de ação coletiva de promoção da leitura na região. Foram convidados representantes de Secretarias de Educação e Cultura, empresas e órgãos interessados em projetos de fomento a práticas leitoras.
Esta reunião teve como objetivo a articulação e mobilização de parceiros para promover projetos de leitura, formação de leitores e de comunidades leitoras.
Estiveram presentes representantes das seguintes instituições e órgãos: Gerente de Extensão da PROEX , diretora do DLA/UESC, Academia de Letras de Ilhéus, Fundação Cultural de Ilhéus, Fundação Cultural de Itabuna., Direc 06/ - Ilhéus, Secretaria Municipal de Educação de Ibirapitanga, Secretaria Municipal de Educação de Pau Brasil, Coordenação da Educação do Campo – Pau Brasil, Casa da União de Ilhéus – Creche, Escola Villa Verde e Brinquedoteca Keca e Companhia – Ilhéus, Federação de Bandeirantes do Brasil, aluno da graduação de História – UESC, Biblioteca Pública Municipal de Ilhéus, Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Floresta Azul, Cargill – Ilhéus, Pré Afro – Pré Universitário.
Os representantes apresentaram as atividades de promoção de práticas leitoras desenvolvidas pelos órgãos e instituições representados e manifestaram-se favoráveis a uma mobilização regional em prol da leitura. Dispuseram-se a apoiar os projetos em atividade e novas iniciativas. Foi um espaço rico de socialização de experiências e de troca de informações. A proposta de criação de um fórum virtual de leitura apresentada foi acatada por todos. Neste espaço virtual deverão ser divulgados projetos e ambientes de leitura da região, bem como discussões sobre propostas de ação coletiva.
- REUNIÃO COM VOLUNTÁRIOS
Os voluntários do PROLER estão recebendo formação para desenvolverem a arte de contar histórias e para ampliarem suas experiências leitoras. O PROLER promoveu um curso de 8 horas , articula com promotores de cursos de arte e cultura para que sejam inseridos os voluntários, com o intento de aperfeiçoar suas performances. Realiza planejamento e oportuniza contato com atividades do PROLER.
- CURSO DE FORMAÇÃO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS
O Projeto BIBLIOTECA VIVA está realizando um curso de formação de contadores de histórias, de 20 horas, na Comunidade Fé e Alegria, para professores das escolas municipais de escolas do bairro N. S da Vitoria.