Nesta linha de pesquisa do PROFÍSICA você vai desenvolver estudos teóricos (abordagem analítica), observacionais (uso de telescópio do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) em Pico dos Dias e dos grandes Telescópios Internacionais Gemini e SOAR) e numéricos infraestrutura computacional da UESC).
Vale destacar a atuação direta de parte dos nossos Docentes em comitês de técnicos dos Telescópios Internacionais Gemini (Chile e Havaí) e SOAR (Chile).
Nossos tópicos de pesquisa são:
Formação Estelar - Estrelas são estruturas fundamentais no Universo uma vez que são constituintes de galáxias e de sistemas planetários. Compreender como estrelas se formam é um tópico importante que envolve temas como a evolução estelar e a interação com o meio interestelar.
Aglomerados Estelares - Cada aglomerado estelar é uma verdadeira ninhada de estrelas ligadas gravitacionalmente e nascidas de uma mesma nuvem de gás e poeira. São excelentes laboratórios astrofísicos para a compreensão da evolução estelar e para determinação de idades, composição químicas, distâncias e massas de estrelas.
Cinemática Interna de Galáxias - Consiste em estudar o movimento do gás ionizado em diversos tipos de galáxias e em diversos entornos. O estudo permite assim a determinação da massa das galáxias.
Evolução de Galáxias em Grupos e Aglomerados - Aglomerados e grupos de galáxias são as maiores estruturas gravitacionalmente ligadas do Universo. Podem reunir de dezenas a milhares de galáxias, gás e matéria escura. São ambientes onde as galáxias sofrem transformações morfológicas e de conteúdo estelar.
André Luis Batista Ribeiro - Área de Titulação: Astrofísica Extragalática
- e-mail: albr@uesc.br
- CV: Lattes
- Prof. Pleno - Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da UESC
- Membro do Grupo de Astrofísica da UESC
Eduadro Brescansin de Amôres (membro externo) - Área de Titulação: Astrofísica Galáctica e Extragalática
Henri Michel Pierre Plana - Área de Titulação: Astrofísica Extragalática
Leandro de Oliveira Kerber - Área de Titulação: Astrofísica Estelar
Dedica-se a pesquisa de aglomerados estelares e populações estelares na Via-Láctea e em duas galáxias vizinhas, a Pequena (SMC) e a Grande Nuvem de Magalhães (LMC). Para determinar as propriedades físicas destes sistemas emprega técnicas de análise numérico-estatística de diagramas cor-magnitude (diagrama HR observacional). Possui experiência com fotometria no óptico e no infravermelho próximo, trabalhando com dados do Telescópio Espacial Hubble, VISTA e SOAR. É Professor Titular do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas e membro do Grupo de Astrofísica da UESC. Orientou as dissertações de Elmer Fidel Luque Canaza e Cleiton Carillo de Souza. Atualmente realiza pós-doutorado no IAG/USP com bolsa CNPq.
Maria Jaqueline Vasconcelos - Área de Titulação: Astrofísica do Meio Interestelar
Trabalha com aspectos de formação estelar, em particular com rotação de estrelas jovens e regiões H II, mas também tem interesse em discos de acresção e jatos astrofísicos. Realiza simulações de Monte Carlo e simulações hidrodinâmicas. Trabalha também com observações de objetos jovens utillizando o espectrógrafo GMOS-IFU (Gemini Telescope). É professora titular do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da UESC e membro do Grupo de Astrofísica da UESC.
Orlando J. K. Santrich (membro externo) - Área de Titulação: Astrofísica Estelar
Rogério Monteiro de Oliveira (membro externo) - Área de Titulação: Astrofísica Extragalática
Atividades de extensão e de apoio ao ensino são realizadas no Observatório Astronômico da UESC.
Na Física Nuclear Teórica o foco central da linha é o estudo de reações nucleares em energias intermediarias e altas. Especialmente se focalizam reações de spallation. São alvo das pesquisas desta linha, as técnicas do Método de Monte Carlo utilizadas para simular a reação nuclear, os modelos nucleares implícitos no estagio rápido da cascata intranuclear e no segundo estagio evaporação-fissão presentes nestas reações. A Física Nuclear Aplicada trabalha atualmente em três temas: Dosimetria numérica em aplicações médicas com uso de métodos de simulação de transporte de radiações por Monte Carlo, Modelos determinísticos para fenômenos de transporte de nêutrons, e Aplicações de técnicas nucleares analíticas para: estudos de contaminação ambiental, e outros estudos de interesse para saúde. Esta sublinha prevê o desenvolvimento de pesquisas aplicadas e de inovação tecnológica com a utilização de técnicas nucleares e correlatas em trabalhos de interesse da indústria e outros setores. Os docentes que orientam nesta linha de pesquisa são:
Airton Deppman - Área de Titulação: Física Nuclear
Trabalha em Física Nuclear estudando reações nucleares em energias intermediárias e altas. Desenvolve o modelo CRISP (Colaboração Ilhéus-Rio-São Paulo) para reações nucleares induzidas por fótons, elétrons, prótons ou nêutrons. Colaborou no experimento ALICE no Large Hadron Collider (LHC-CERN). Desenvolve a teoria Termodinâmica AutoConsistente Não-Extensiva (TACNE). É coordenador do grupo GRENAC no Instituto de Física da USP e pesquisador do CNPq (1D).
Arturo Rodolfo Samana - Área de Titulação: Física Nuclear
Cláudio de Conti (membro externo) - Área de titulação: Física Nuclear
Felix Mas Milian (membro externo) - Área de Titulação: Física Nuclear
Fermin de La Caridad Garcia Velasco - Área de Titulação: Física Nuclear
Vocês também podem conhecer o Centro de Pesquisa em Ciências e Tecnologias das Radiações (CPqCTR), clicando aqui.
Teoria de Campos e Óptica Quântica
Esta linha de pesquisa tem como objetivo principal investigar os seguintes temas: teoria quântica de campos em espaços curvos; física de hádrons na frente de luz; campos magnéticos cosmológicos e o dínamo turbulento; aspectos clássicos e quânticos da física de buracos negros; correspondência entre teorias de gauge e gravitação; dinâmica de emaranhamento em sistemas quânticos multipartidos; e a interação átomo-campo em cavidades de microondas supercondutoras. Os docentes associados a esta linha são:
Alejandra Kandus - Área de Titulação: Cosmologia
Alex dos Santos Miranda - Área de Titulação: Gravitação e Campos
Ana Cristina Sprotte Costa (membro externo) - Área de Titulação: Informação Quântica
Ignácio Sebastian Gomez (membro externo) - Área de titulação: Teoria de Campos
José Geraldo Gonçalves de Oliveira Júnior - Area de Titulação: Óptica Quântica e Informação Quântica
Tenho interesse em Fundamentos da Mecânica Quântica. Para isso, estudo sistemas da Ótica Quântica e Informação Quântica. No âmbito da Ótica Quântica modelamos teoricamente realizações experimentais em cavidades supercondutoras (CQED - Cavity Quantum Electrodynamics) onde experimentos que testam os fundamentos da mecânica quântica (como por exemplo dualidade onda-partícula, não-localidade, emaranhamento e discórdia quântica) são realizados. Já na direção da Informação Quântica, estudamos sistemas físicos acoplados de muitos corpos para descrever a dinâmica e as propriedades das correlações quântica de uma e muitas partículas. Atualmente estamos interessados em emaranhamento relativístico e os efeitos não-inerciais – através da radiação Unruh - em sistemas quânticos emaranhados.
Luis Alex Huahuachampi (membro externo) - Área de titulação: Gravitação e Campos
Pedro Silva Correia - Área de titulação: Informação Quântica
Ronaldo Thibes (membro externo) - Área de titulação: Teoria de Campos
Áreas de atual interesse acadêmico-científico: quantização de teorias invariantes de gauge, teorias de cordas, gravidade massiva, simetrias e dualidades em teoria de campos, simetria BRST, métodos e formalismos de quantização (BFFT, BFV, BV, FJBW e similares), teoria de representações de grupos e álgebras em física, estruturas algébricas em física-matemática, sistemas hamiltonianos vinculados, álgebras e superálgebras de Lie em física, supersimetria, modelos com derivadas de ordem superior, ambiguidades de Gribov.
O Mestrado Acadêmico em Física da UESC dispõe de uma bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES). Os bolsistas contemplados pelo PNPD no Profísica são: