Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

PPGFIL - Programa de Pós-graduação em Filosofia


Base Curricular

  • Área de concentração
  • Estrutura Curricular
  • Disciplinas
  • Oferta de Disciplinas

A área de concentração em Filosofia possibilita localizar amplamente as interseções teóricas que se desdobram do contato entre Estética, Fenomenologia, Linguagem e Conhecimento. Nesse sentido, a área permite a pesquisa a partir de entendimentos distintos sobre a experiência – sensível/estética/fenomenológica/hermenêutica –, em que a linguagem cumpre com uma função de estruturação/descrição e mesma condição de possibilidade do conhecimento. A partir desse entendimento, a primeira orientação corresponde aos laços que permitem o diálogo entre os campos da Estética e da Fenomenologia – notadamente no que diz respeito ̀à estrutura da experiência; a segunda orientação se debruça sobre os problemas inerentes ao conhecimento, a linguagem e suas correlações. Ambas as linhas – e que possuem também afinidades entre si – se desdobram em suas especificidades, de modo que pesquisas que atuem sobre cada um de seus campos possam também ser acolhidas. A unidade do program é dada, assim, pela interrelação de duas orientações de campo que se justificam, por um lado, por uma lógica de vinculacao e estreitamento que objetiva pensar encontros e tensões entre os diferentes temas e vertentes filosóficas; por outro, pelos interesses de pesquisa e produção dos docentes que compõem o programa.

Linhas de Pesquisa:

1. Fenomenologia e Estética
Esta linha visa investigar problemas que emergem da aproximação dessas duas áreas da filosofia, aqui compreendidas como filosofias da experiência, bem como os problemas fundamentais ou emergentes relativos a cada uma delas em específico. Desde Baumgarten, a Estética consolidou-se como campo de estudos da sensibilidade, da percepção e dos afetos, e que também – por constituirem a estrutura da própria experiência – são objetos investigados pela Fenomenologia (seja descritiva, interpretativa, hermenêutica ou narrativa). De uma perspectiva mais ampla, a Estética também investigará a recepção e influências da Estética moderna na Filosofia Contemporânea, bem como questões pertinentes ao campo da Filosofia da Arte; já a Fenomenologia contemplará uma diversidade que emerge não somente da sua pluralidade metodológica como também de suas consequências para distintas áreas do conhecimento, abrindo assim possibilidades investigativas que transitam da especificidade do método (husserliano, heideggeriano, ricoeuriano, steiniano) para questões mais amplas que se ligam ao próprio campo da fenomenologia. – como é o caso da estética, mas também da ética e da ontologia.

2. Linguagem e Conhecimento
Esta linha tem como interesse pesquisas que se debrucem sobre os problemas inerentes ao conhecimento, linguagem e suas correlações. Parte-se do pressuposto de que epistemologia e filosofia da linguagem são áreas intimamente relacionadas, de modo que os problemas filosóficos relativos a uma destas áreas frequentemente estão conectados a problemas relativos ̀ outra. Um dos principais focos da epistemologia tem sido o conhecimento proposicional, que pode ser caracterizado por uma relação entre sujeito e mundo mediada pela linguagem. Porém, uma base epistemológica pré-proposicional deve ser constituída antes que tenhamos linguagem proposicionalmente articulada, e elementos não proposicionais perpassam a linguagem proposicional. Isso sugere que o debate sobre conhecimento e linguagem inclui também pesquisas desenvolvidas por diversas disciplinas científicas. Estes são apenas alguns dos muitos exemplos de conexão entre as duas áreas relevantes para esta linha de pesquisa. Entretanto, ́ importante observar que a presente linha não acolherá apenas pesquisas que ressaltem diretamente esta conexão. Pesquisas que se concentrem especificamente na linguagem ou no conhecimento poderão ser incorporadas, na medida em que possam contribuir para a discussão pública e mais geral acerca da conexão entre eles. Também serão acolhidas as pesquisas que tenham como foco a linguagem e o conhecimento científicos, bem como a problematização sobre eles. O objetivo ́é contemplar pesquisas em diferentes tradições filosóficas, incluindo as tradições analítica e/ou hermenêutico/fenomenológica.

 

 

Constituem componentes curriculares do Programa de Pós-Graduação em Filosofia: disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas, Estágio de Docência, Seminário em Filosofia, Pesquisa Orientada, Exame de Qualificação e Defesa de Dissertação.

Para integralização do Currículo do Mestrado e obtenção do título de Mestre serão necessários a realização e aprovação de Exame de Qualificação e Defesa de Dissertação, além de cumprir os seguintes requisitos:
Obrigatórios: 120 horas (8 créditos)
Optativos: 180 horas (12 créditos)
Seminário de Pesquisa: 60 horas (4 créditos)
Estágio de Docência
Pesquisa Orientada

As/os estudantes que realizaram graduação em outros cursos que não Filosofia, será obrigatória também a conclusão de 180 horas de disciplinas de nivelamento, escolhidas em comum acordo com o/a orientador/a – que poderão ser cumpridas tanto no curso de Filosofia da UESC quanto no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades na UFSB.

 

Disciplinas Obrigatórias

Disciplina Carga horária Créditos
Estética, Fenomenologia e Experiência 60 4
Linguagem e Conhecimento 60 4
Seminário de Pesquisa 60 4

Disciplinas Optativas

Disciplina Carga horária Créditos
Estética 60 4
Fenomenologia 60 4
Filosofia da Arte 60 4
Filosofia da Linguagem 60 4
Filosofia das Ciências 60 4
Hermenêutica 60 4
Linguagem e Ontologia 60 4
Teoria do Conhecimento 60 4
Tópicos em Conhecimento 60 4
Tópicos em Estética 60 4
Tópicos em Fenomenologia 60 4
Tópicos em Filosofia da Linguagem 60 4