Núcleo de Estudos do Envelhecimento
Grupos de Pesquisa
Embora realizando pesquisas, até 2002 priorizou ações de extensão voltadas para pessoas da comunidade, maiores de 50 anos, oferecendo um leque de cursos que tinham como princípio a cidadania saudável. Enquanto Grupo de Pesquisas, a proposta do Núcleo é buscar a compreensão das questões da velhice propriamente, bem como as que afetam o sujeito em processo de envelhecimento, objetivando insumar instituições e profissionais no atendimento e assistência à população do entorno da Universidade.
Linha 1. Memória, Sociabilidades, Trabalho e Gênero na Velhice
Linha 2. Imaginário, Educação e Velhice
Linha 3. Corporalidade, Representações e Vivências dos Afetos
Linha 4. Qualidade de Vida, Saúde e Envelhecimento
PESQUISADORES RESPONSÁVEIS:
Profa. Raimunda Silva d' Alencar
Profa. Evani Moreira Pedreira dos Santos
Prof. Samuel Macedo Guimarães
Profa. Maria Luiza Coelho Santos de Carvalho
Profa. Andréa Lawinski
Prof. Miguel Ch. Vergara.
ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO
Em fins de 2003 o Núcleo submeteu ao CONSEPE um projeto de Pós-Graduação latu senso em Gerontologia Social. Este Curso foi iniciado em janeiro de 2004 e a primeira turma deverá estar concluindo em fins de abril de 2005. São 27 alunos de diferentes áreas do conhecimento, a exemplo de Fisioterapia, Enfermagem, Assistência Social, Psicologia, Pedagogia, Direito, Administração, todos já profissionais atuantes em suas respectivas áreas profissionais.
REVISTA MEMORIALIDADES
Em 2004, o Núcleo de Estudos do Envelhecimento lançou a Revista Memorialidades, que publica trabalhos relacionados com a temática do envelhecimento, seja na forma de resultados de pesquisas e relatos de experiências educativas de interesse para o público idoso, seja na forma de relatos de atividades realizadas por pessoas idosas, memória de lugares e de experiências vividas por idosos, entrevistas com profissionais e cientistas maiores de 60 anos, além de ensaios, notícias e resenhas de material publicado nos últimos dois anos.
UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE
Em 2002, o Núcleo de Estudos do Envelhecimento submeteu ao CONSEPE um projeto de criação da Universidade Aberta à Terceira Idade, que foi aprovado e desde o segundo semestre de 2004 está sob efetiva orientação da Pró-Reitoria de Extensão da UESC, saindo, portanto, da estrutura do Núcleo. Dentre os objetivos configurados para o funcionamento da Universidade Aberta à Terceira Idade estão:
· a oferta de oportunidades de construção e aquisição de novos conhecimentos e atualização cultural como um direito do cidadão;
· Oportunizar ao segmento maior de 50 anos a melhoria da qualidade de vida através dos recursos educacionais e sócio-culturais existentes na UESC;
· Estimular e articular o exercício intelectual e reflexivo com diferentes atividades, artísticas, corporais, criativas e expressivas, como elementos geradores e facilitadores de emoção e prazer de viver positivamente a velhice.
· Promover atividades relacionadas com o desenvolvimento humano, realçando aquelas que enriqueçam o autoconhecimento, a promoção da auto-estima, a sociabilidade, a integração e a troca de experiências.
· Articular o conhecimento no nível das diferentes áreas, levando o idoso a conhecer e refletir sobre o próprio processo de envelhecimento;
· Criar um espaço de convivência intergeracional, buscando diminuir a segregação entre jovens e idosos.
· Promover o desenvolvimento e ampliação do conhecimento gerontológico em bases educativas.
Esse Programa de Extensão é, desde janeiro de 2004, conduzido sob responsabilidade direta da Pró-Reitoria de Extensão da UESC.