Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

Biologia e Biotecnologia de Microrganismos

Laboratórios

Laboratórios da UESC

1) Laboratório de Imunologia: O Laboratório de Imunologia faz parte do CBG, vem sendo utilizado por docentes e discentes do Programa desde março de 2008 e é coordenado pela Dra. Carla Romano. Neste laboratório são realizadas pesquisas sobre imunidade celular, probióticos e imunopatogênese da paracoccidioidomicose. Conta com espaço para cultura de células de mamíferos onde são realizadas avaliações de imunidade celular, citocinas, fagocitose e Elisa. Possui equipamentos multiusuários como citometro de fluxo, leitor de Elisa e ultracentrífuga, por exemplo. Este laboratório possui 32 m2 e foi credenciado pela CTNBIO como sendo Laboratório de Risco II, Classe 2 e acesso restrito.

2) Laboratório de Monitoramento Ambiental: sob coordenação do Prof. João Dias, este laboratório subsidia e apoia atividades de pesquisa sobre diversidade microbiana em ambientes terrestres e aquáticos, e o impacto causado por contaminantes ou poluentes sobre a microbiota do solo. No laboratório são também realizados estudos que visam à exploração racional dos microrganismos por bioprospecção, abrigando projetos como o CTPETRO (UESCPETRO) cujo objetivo é monitorar a diversidade microbiana em solo de landfarm. Os principais equipamentos disponíveis no laboratório são: 1 centrifuga de bancada para Eppendorf, 3 agitadores de Erlenmeyers, fonte para eletroforese, 1 cuba de eletro transmissão, 1 cuba horizontal para eletroforese de produtos de PCR e DNA, 2 máquinas de PCR, 3 estufas bacteriológicas (2 BOD), geladeiras, 2 capelas de fluxo laminar vertical classe A2, 1 sistema de cromatografia liquida de alta performance (HPLC). Em média, nesse laboratório trabalham 18 pessoas entre docentes e discentes do PPGBBM e bolsistas de iniciação científica em uma área física de 54 m2.

3) Centro de Microscopia Eletrônica (CME): O centro (464m2) é coordenado pelo Dr. Pedro Antônio Oliveira Mangabeira e tem como vice coordenador o Dr. Eduardo Gross. Este Centro permite estudos empregando técnicas de microscopia eletrônica nos diferentes ramos das Ciências Biológicas e de Materiais (ver detalhes em http://www.uesc.br/centros/cme/index.php?item=conteudo_apresentacao.php). As aplicações da microscopia eletrônica são principalmente em nível celular e micromorfológico como, por exemplo, a localização de substâncias por imunocitoquímica e citoquímica. O Centro possui 1 microscópio eletrônico de transmissão, 1 microscópio eletrônico de varredura, 1 microscópio confocal, além de equipamentos auxiliares. O CME atende a diversos pesquisadores (professores e pós-graduandos) do PPGBBM, como os profs. Rachel Rezende, João Dias, Andréa da Costa, Eduardo Gross, Jane dos Santos, que em suas pesquisas utilizam técnicas de microscopia de luz, confocal e eletrônica para estudos anatômicos e ultraestruturas.

4) Laboratório de Farmacogenômica. Coordenado pelo Prof. Dr. Lauro J. Marin, alguns orientandos do Prof. Dr. Wilson Barros Luiz utilizam este laboratório, para realizar pesquisas em Virologia e Bioquímica. Nesse laboratório são realizados estudos que avaliam a presença de vírus emergentes na população e em amostras ambientais. São realizados testes com intuito de padronizar e estabelecer plataformas e protocolos de diagnóstico molecular de vírus como: dengue vírus, citomegalovírus e vírus linfotrópico de células T humanas. Para realização desses estudos, conta com 2 termocicladores, 1 microcentrífuga, 3 cabines de segurança biológicas, dentre outros equipamentos.

5) O Laboratório de Microbiologia Aplicada da Agroindústria (LABMA) possui 100m2 e fica inserido no setor da Agroindústria. O laboratório está equipado com 3 Cabines de Segurança Biológica, 1 centrifuga refrigerada, 1 equipamento AKTA para purificação de proteínas, 2 ultrafreezers, dentre outros equipamentos. A Profa. Ana Paula desenvolve trabalhos na área de microbiologia aplicada a produção de alimentos e bebidas, tais como isolamento e aplicação de microrganismos vindos de isolamento e de metagenômica de fermentações espontâneas (cachaça, cerveja, cacau), produção de cogumelos comestíveis em colaboração com pequenos produtores rurais. O LABMA é atualmente coordenado pela Profa. Dra. Andréa Miura da Costa, que realiza pesquisas na área de biotecnologia enzimática microbiana, atuando principalmente na área de bioprospecção de microrganismos produtores de enzimas e moléculas bioativas, utilizando principalmente resíduos agroindustriais regionais como substratos e estudo da aplicação biotecnológica de enzimas para processos biotecnológicos e industriais. As pesquisas desenvolvidas contam com parcerias externas com os pesquisadores Dr. Jacques Nicoli da UFMG, Dr. Celso Gabriel da Univiversidad Nacional del Litoral de Santa Fé (Argentina), Dr. Aristóteles Góes-Neto da UFMG e a Dra. Rosane Marina Peralta (UEM).

6) Laboratório de Biotecnologia Microbiana: O Laboratório de Biotecnologia Microbiana (LABIOTEC) é coordenado pela professora Dra. Rachel Passos Rezende, onde a maior parte de seus orientandos realiza pesquisa. Participam como pesquisadores do laboratório os Professores Carla Romano, Carlos Priminho Pirovani, João Carlos Teixeira Dias e Eduardo Gross e seus orientandos. O LABIOTEC foi credenciado pela CTNBIO como de Risco II, Classe 2 e acesso restrito. Possuindo 60 m2, o LABIOTEC está equipado com 1 cabines de segurança biológica, cubae fontes para eletroforese, 2 termocicladores, 1 cromatográfo gasoso, 1 centrifuga refrigerada, dentre outros.

7) Laboratório de Nanociência Molecular, Materiais Biomoleculares e (Bio)Interfaces: com área total de 54 m2 este laboratório é coordenado pelo Prof. Luiz Salay que orienta discentes do PPGBBM nas áreas de pesquisa sobre materiais nanoestruturados, materiais biomoleculares e biomiméticos auto-organizáveis, interações moleculares de biomoléculas, Compostos Bioativos, Polímeros e nanobiotecnologia,. O laboratório é equipado com 1 Espectrômetro UV-Vis Bunker, Balança analítica, Espectrofluorímetro Shimadzu modelo RF5301-PC, Refrigerador 450 L, Extrusor Avanti Polar lipids.

8) Laboratório de Proteômica e Laboratório de Genômica e Expressão Gênica: Estes dois laboratórios são conectados internamente e são ambos coordenados pelo Prof. Dr. Carlos Priminho Pirovani, que atua na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular de Plantas, sobre os temas: Interação planta-patógeno, Proteômica e expressão gênica. Esses laboratórios encontram-se totalmente equipados para a realização de análises proteômicas, envolvendo identificação de perfis proteicos, expressão heteróloga, isolamento e caracterização de proteínas; bem como equipamento de genômica, metagenômica e expressão gênica., como: 1 espectrômetro de massas Q-TOF Micro, 1 HPLC Äkta com coletor de frações, 1 sequenciador MiSeq, 2 equipamentos de qPCR em tempo real, 1 sistema para géis-2D, 1 liofilizador, 1 centrífuga refrigerada. Ambos os laboratórios têm caráter multiusuário e são acessíveis a todos os pesquisadores e discentes do Programa.

9) Laboratório de Imunobiologia (LIB-UESC): O LIB-UESC está localizado no Pavilhão Manoel Nabuco e possui infraestrutura física e os equipamentos necessários ao desenvolvimento das pesquisas dos doutorandos, mestrandos e discentes de iniciação científica orientados pela Profa. Dra. Jane Lima dos Santos. Dentre os equipamentos utilizados para os ensaios de imunomodulação e interação patógeno hospedeiro in vitro e in vivo destacam-se 2 microscópios invertidos sendo um com câmera digital acoplada e microcomputador para captura de imagens, 1 estufa de CO2, 2 fluxos laminares NB2, 1 leitor de ELISA, 2 microcentrífugas.

Laboratórios de apoio de outras instituições

1) Laboratório de Ecologia e Fisiologia de Microrganismos, Departamento de Microbiologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais (Profs. Jacques Robert Nicoli e Flaviano dos Santos Martins,). Neste laboratório são realizadas pesquisas de discentes do PPGBBM que sob orientação do Prof. Jacques Nicoli ou em cooperação com ele estudam aspectos voltados ao desenvolvimento de Pré - e Probióticos e gnotobiologia. O laboratório possui 2 câmaras de anaerobiose, 1 estufa com atmosfera CO2, 2 termocicladores, 1 cuba Mini Protean, 2 biotérios para animais axênicos e gnotoxênicos, 12 isoladores completos Standard Safety e Biological Clean, dentre outros equipamentos.

2) Laboratório de Microbiologia e Imunologia da UFBA Campus de Vitória da Conquista: O Laboratório de Microbiologia da UFBA coordenado pelo Prof. Lucas Miranda Marques fornece suporte a algumas pesquisas de pós-graduandos do PPGBBM na área de microbiologia médica sobre resistência e patogenicidade bacteriana e busca de moléculas ou proteínas com atividade antimicrobiana ou profilática onde trabalham nele cerca de 12 pessoas. Este laboratório tem área total de 112 m2 e é equipado com 3 capelas de exaustão de gases, 3 cabines de fluxo laminar, 3 termocicladores, 2 equipamentos de PCR em Tempo Real, 1 citometro de fluxo, 2 espectrofotômetros, dentre outros.

Secretaria do programa, sala de estudos e laboratórios de informática

O PPGBBM possui uma secretaria localizada no 1º andar do Pavilhão Max de Menezes, onde estão instalados 4 computadores 2 impressoras, com 6 armários para guardar documentos. Outros 4 computadores estão instalados na sala de estudos dos discentes, todos ligados a internet e possibilitando acesso ao Portal de Periódicos da CAPES.

Os pós-graduandos do PPGBBM têm acesso e dispõe de seis laboratórios de informática, com área de 77 m2 cada, equipados com 94 computadores. A UESC integra a Rede Baiana de Tecnologia dispondo de provedor de Internet próprio (omega.uesc.br), roteador, dispositivos para manutenção das conexões e um servidor de internet. O setor de informática tem uma equipe de manutenção própria, disponível para atender as áreas de hardware e software.

A UESC tem como responsável pelo gerenciamento do Banco de Dados e dos Sistemas Corporativos a Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), órgão vinculado à Reitoria, que dentre outros sistemas, hospeda o SAGRES, que é o sistema acadêmico digital da instituição onde estão as informações pertinentes ao corpo discente (graduação e pós-graduação), corpo docente, turmas e disciplinas. Na UDO também há computadores servidores que hospedam o acervo bibliotecário digitalizado da UESC, e, além disso, essa unidade é responsável pela manutenção da rede e de computadores instalados no Campus, e pela elaboração de estratégias de desenvolvimento de informática, dentre outras atividades.

Centro de Computação Avançada Multidisciplinar (CCAM)

Tem por objetivo atender às demandas da UESC no que diz respeito a análises computacionais que necessitem de alto desempenho. No CCAM o conjunto de equipamentos de informática encontram-se fisicamente instalados em um único rack e unidade de distribuição de energia. A arquitetura do conjunto de equipamento é composta de 23 nós de cálculo ou processamento e 4 servidores.

Biblioteca Central da UESC

Tem área total de 1.830m2 e conta com uma estrutura moderna e bem equipada, com rede de serviços informatizados, dentre eles, o empréstimo domiciliar, o programa de comutação bibliográfica, o serviço de catalogação e o treinamento para uso do Portal de Periódicos CAPES. Dentre as redes de compartilhamento de informação destacam-se além do Portal de Periódicos da CAPES, a Rede Antares (Provedora de Informação em Ciência e Tecnologia), a Rede Bibliodata/CALCO, a Biblioteca Nacional e o BIREME. Na Seção de Processos Técnicos estão disponibilizados os serviços de catalogação, registro, estatísticas, digitação, preparação de livros, além da manutenção e supervisão de catálogos. A Biblioteca da UESC dispõe ainda da Seção de Multimeios e sala de palestras com computador e projetor multimídia.