Medicina Veterinária
Apresentação
Em novembro de 1996 foi autorizado o funcionamento do curso de Medicina Veterinária da UESC, vinculado ao Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA). O primeiro vestibular foi realizado em 1997.
Inicialmente, o curso ocupava o andar térreo do Pavilhão Jorge Amado, onde se localizava também o DCAA e o Colegiado de Medicina Veterinária. No início de 2001 o curso obteve grandes avanços, com a inauguração do Setor de Patologia Animal, Ambulatório com Canil e Baias e de Isolamento, e Sala de Cirurgia de Pequenos Animais. Essa estrutura inicial possibilitou a realização de práticas de necropsia, semiologia, clínica médica e cirurgia, obtendo uma demanda significativa de atendimento. A construção do Hospital Veterinário, maior aspiração do corpo docente e discente, foi iniciado em fevereiro de 2002, contando hoje com os Pavilhões de Laboratórios, Centro Cirúrgico, Clínica de Grandes Animais, Clínica de Pequenos Animais e o Pavilhão de Salas de Aula. Estão projetados ainda para serem construídos os Pavilhões dos Setores Administrativos e de Reprodução Animal.
O curso de Medicina Veterinária da UESC conta com acesso à Fazenda Almada que pertence ao Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais.
O curso formou a primeira turma em janeiro de 2002, com conceito A no provão do MEC. Em 2003 o Curso de Medicina Veterinária da UESC foi oficialmente reconhecido, premiando todos os esforços desenvolvidos até aqui.
No ano de 2007 o Curso de Medicina Veterinária completou dez anos de existência, consolidando assim sua importância na região.