Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

Filosofia

Apresentação

O licenciado em Filosofia está qualificado para exercer trabalho educacional, em todas as suas dimensões, junto às instituições voltadas para o ensino. A ênfase dada, no curso, à história da filosofia, tem por objetivo capacitar o aluno para a compreensão e a transmissão dos principais temas, problemas, sistemas filosóficos, assim como para a análise e reflexão crítica da realidade social em que se insere.

O estudo de sua história constitui o mecanismo por meio do qual pode-se perceber a relevância de determinados temas e, desse modo, indicar a atualidade dos mesmos (conhecimento, ética, política, lógica, metafísica, entre outros). O estudo da Filosofia não se esgota, assim, em sua história, mas no sentido que ela assume ao serem considerados os problemas que nela encontramos, os quais podem e devem ser repensados.

Tal perspectiva do estudo da filosofia alinha-se com uma proposta educacional preocupada com a formação de um profissional cujo objetivo está claramente voltado para o ensino. Entretanto, ainda que a docência seja tomada como finalidade central, ela não pode, em virtude de seu próprio exercício, ser dissociada da pesquisa. É precisamente esta última que, em grande medida, fornece os elementos fundamentais para uma docência conseqüente e verdadeiramente reflexiva. Através da pesquisa, o professor pode pensar, com maior profundidade, os temas emergentes, quer utilizando a história do pensamento como pano de fundo de análise, quer indicando por meio dela o valor de soluções filosóficas anteriormente construídas. O mesmo se pode dizer com relação à extensão. Por meio de atividades extensionistas, os estudos e resultados da pesquisa poderão ser socializados, bem como concorrer para a integração da filosofia em novos espaços de diálogo e convívio, inclusive com outras áreas de conhecimento, evidenciando importantes temas filosóficos visando a suscitar discussões e reflexões

TURNO: vespertino e  noturno 

NÚMERO DE VAGAS: 60 vagas anuais