Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

VII SEPEXLE – Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras

Programação

Solicitamos, dentro do possível, que os participantes no dia de sua apresentação estejam com seus próprios notebooks/tablets.

13 de Maio de 2015
7:30 Credenciamento
Corredor, 1º andar, Pavilhão Jorge Amado
8:00 – 8:30 Cerimônia de Abertura
Auditório, 1º andar, Pavilhão Jorge Amado
8:30 – 9:50 Mesa-redonda: As línguas estrangeiras no ensino contemporâneo
Auditório, 1º andar, Pavilhão Jorge Amado
  • Reflexões sobre o cenário atual do ensino de espanhol nas escolas básicas de Ilhéus e Itabuna
    Ma. Ludmila Scarano Coimbra
  • Formação de professores de inglês da UESC
    Dr. Rodrigo Camargo Aragão
10:00 – 12:00 Sessão de Comunicação: Estudos linguísticos
Coordenadora: Hellen Duarte
Sala 2101, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • A indeterminação do sujeito: O Pronome você na variedade linguística de Feira de Santana
    Janivam da Silva Assunção
  • A variação da concordância verbal na escrita: uma análise em produções de alunos do Ensino Fundamental II
    Cristina Maria dos Santos Costa
  • Os usos funcionais do verbo "DAR": um caso de gramaticalização?
    Nahendi Almeida Mota
  • Análise terminológica do item lexical Fé em testamentos do Período Colonial na Bahia
    Juliana Santa Clara Moreira
  • Análise linguística acerca da construção de estereótipos
    Ademario Jesus de Carvalho
  • Análises do gênero no sintagma determinante na aquisição do Português brasileiro como segunda Língua
    Raian Cardoso Oliveira
Sessão de Comunicação: Filologia e política linguística
Coordenadora: Luana dos Santos Castro Marinho
Sala 2102, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • O estabelecimento de critérios para transcrição de textos manuscritos
    Rafael Marques Ferreira Barbosa Magalhães
  • Reflexões sobre a arte de transcrever: pontos convergentes entre o tratamento de textos orais e escritos na linguística histórica
    Paulo Henrique de Souza Lopes
    Rafael Marques Ferreira Barbosa Magalhães
  • Estudo de palavras compostas na história do Galego-Português: textos notariais portugueses do douro litoral
    Mayana Soares Borges Leitão
  • Política linguística, línguas indígenas e catequização na América Portuguesa
    Cláudia Bahia
    Pedro Daniel dos Santos Souza
  • Língua, cultura e identidade: sobre a política de imposição da Língua Portuguesa às Populações Indígenas Brasileiras
    Camila Santos de Oliveira
    Pedro Daniel dos Santos Souza
Sessão de Comunicação: Educação e música
Coordenador: Rogério Soares de Oliveira
Sala 2105, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • A transversalidade no ensino de Língua Inglesa: sustentabilidade e música
    Alana Camila Nonato Leal Diniz
  • A música no ensino de línguas estrangeiras modernas na educação básica: orientações didáticas
    Natasha Susmaga Vargas
  • Música, transversalidade e ensino de Espanhol como língua estrangeira (ele): o quê e como trabalhar?
    Vanessa Souza Bastos
  • Trabalhando com música, transversalidade e ensino de línguas estrangeiras modernas
    Denildes Evangelista Santos
Sessão de Comunicação: Educação inclusiva
Coordenadora: Ione Barbosa de Oliveira Silva
Sala de Multimeios do DLA, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • O papel do intérprete de Libras no ensino de Língua Inglesa
    Fabio Peixoto
  • Surdez e bilinguismo: perspectivas, possibilidades e práticas para uma educação inclusiva.
    Rafael Almeida Teixeira
  • A construção de um modelo de roteiro de audiodescrição para o público com deficiência intelectual
    Bárbara Cristina dos Santos Carneiro
Sessão de Comunicação: Formação de professores 1
Coordenador: Givanildo Silva Santos
Sala 2107, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • O professor reflexivo na educação profissional: algumas considerações
    Amara Sampaio de Oliveira
  • A insersão da cultura nas aulas de Espanhol como língua estrangeira.
    Rosemeire Cerquira da Silva dos Santos
  • Princípios formativos do workshop do PIBID no Colégio Odorico Tavares-Feira de Santana-BA
    Luciene Freitas Moura da Costa
    Gabriela Reis Medeiros
  • Recursos visuais no ensino-aprendizagem de língua estrangeira (LE)
    André Luís da Silva Carneiro
    Luciene Carla Monjardim
Sessão de Comunicação: Ensino de línguas 1
Coordenadora: Zelina Marcia Pereira Beato
Sala 2108, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • HQ como recurso pedagógico para o desenvolvimento do diálogo intercultural na aula de ELE
    Flávia Queiroz Menezes
    Elijersse dos Santos
  • O ensino de sustentabilidade ambiental através das tirinhas de Seppo Leinonen
    Dalila da Silva Menezes
  • Educação ambiental vista por histórias em quadrinhos na sala de aula
    Aline Gonçalves Cedeçari Silva
  • As histórias em quadrinhos e o ensino/aprendizagem do Espanhol como língua estrangeira (E/LE)
    Alírio Marques Patrício Neto
  • A importância da língua Inglesa no mercado de trabalho
    Angelita Oliveira Reis Bruno
  • A análise de necessidades e sua importância para o ensino de Espanhol para fins profissionais
    Luana Ferreira Rodrigues
Sessão de Comunicação: Ensino e emoção
Coordenadora: Nair Floresta Andrade Neta
Sala 2109, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • Música, emoções e transversalidade no ensino de Espanhol como língua estrangeira: o potencial emocional e mnemônico da música
    Isabelle Góes Cedraz
  • A interferência do intermediate Plateau no processo de ensino/aprendizagem dos alunos de língua estrangeira: estratégias de ação
    Tarsila Batista Passos
  • A expressividade emocional no facebook
    Elionai Mendes da Silva
  • Identidade e emoção do professor de língua Inglesa
    Suellen Thomaz de Aquino Martins
  • A autoestima na sala de aula: podemos fazê-la crescer?
    Dalila Gomes da Silva
  • Culpado por aproximação! O fenômeno da derivação afetiva na formação inicial de professores de Espannhol como língua estrangeira
    Nair Floresta Andrade Neta
Sessão de Comunicação: Identidade e memória
Coordenador: André Luiz Mitidieri Pereira
Sala 2112, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • A relação entre história e memória em Operación Masacre, de Rodolfo Walsh
    Maria Clara de Jesus Reis
    Kamilla Souza Santana
  • Memória e identidade cultura em Jequitibá Rei
    Flávia Queiroz Menezes
  • Trauma na literatura: vozes, discursos e representação nos limiares da experiência
    Romilton Batista de Oliveira
  • Conversación al sur de Marta Traba, o elo entre a história e a memória
    Luana Isabel Silva de Assis
    Giselle Bomfim Cerqueira
  • Literatura Angolana: diálogo entre identidade e memória em o quase fim do mundo, de Pepetela
    Viviane Carvalho Lopes
  • O sujeito da literatura Pop contemporânea: a construção identitária em High Fidelity
    Isadora Gomes de Carvalho Matos
12:00 – 14:00 Mostra de Fotografias
Corredor, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
Juan Facundo Sarmiento

Voz e Violão
Corredor, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
A confirmar
14:00 – 17:00 Minicursos – 1ª parte
  • Ensino-aprendizagem de línguas para fins específicos (LINFE)
    Sala 1205, 2º andar, Pavilhão Pedro Calmon
    Jorge Onodera
  • Ensino de língua estrangeira dialogando com a sustentabilidade
    Sala 1207, 2º andar, Pavilhão Pedro Calmon
    Laura de Almeida
  • A fonética de língua Espanhola: teoria e prática
    Sala 1208, 2º andar, Pavilhão Pedro Calmon
    Juan Facundo Sarmiento
  • A música como recurso didático na aula de Espanhol: uma abordagem prática
    Sala 1209, 2º andar, Pavilhão Pedro Calmon
    Raquel da Silva Ortega
  • Análise de discurso e entremeios: a cidade como espaço de significação
    Sala 1210, 2º andar, Pavilhão Pedro Calmon
    Maurício Beck
  • Leitura e letramento na pedagogia freiriana
    Sala 1211, 2º andar, Pavilhão Pedro Calmon
    Arlete Vieira da Silva
  • LIBRAS: a língua em suas mãos
    Sala 1212, 2º andar, Pavilhão Pedro Calmon
    Ione Barbosa de Oliveira Silva
  • Filologia: arte ou ciência?
    Sala 1213, 2º andar, Pavilhão Pedro Calmon
    Luana dos Santos Castro Marinho
18:00 – 21:00 Sessão de Comunicação: Variação linguística
Coordenadora: Laura de Almeida
Sala 2108, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • O problema das variedades do Espanhol Americano
    Sebastian Perichon Stanley
  • Variação linguística no Português falado por Chico Bento: urbanização, letramento e monitoração estilística
    Amanda Kerolainy Braga Santos
    Pedro Daniel Santos Souza
  • A monotongação na fala dos quilombolas de Marobá dos Teixeiras da cidade de Almenara - Vale do Jequitinhonha/MG
    James Jesuino de Souza
    Maria do Socorro Vieira Coelho
  • Estudo das vogais médias em posição pretônica no Sul Baiano
    Paulo Henrique de Souza Lopes
  • O posicionamento sintático de advérbios temporal e locativo: um uso variável
    Mariane Sales Brasileiro da Silva
    Thays Cristine Ferreira Farias
  • Dêixis linguística: marcas da estrutura comunicativa da linguagem presente nas gramáticas das línguas naturais
    Paulo Roberto Pereira Santos
  • Advérbios temporais em produções textuais do Ensino Fundamental II: descrição e análise morfossintatica e semântica
    Patricia Regina dos Santos
Sessão de Comunicação: Leitura e letramento 1
Coordenadora: Glória de Fátima Lima dos Santos
Sala 2107, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • "Alice no País das Maravilhas": literatura, leitura e tecnologias da educação.
    Suzeli Santos Santana
  • As TIC como interface para o letramento na cibercultura em turmas de EJA
    Gilberto Pereira Fernandes
  • Por que a escola não forma leitores literários?
    Natalice Ferreira dos Santos
    Maria José Santos Tonico
  • Práticas de leitura e escrita para além do espaço escolar
    Manuella Carvalho Oliveira
  • Práticas de leitura na escola: análise de material didático para o ensino-aprendizagem de Espanhol no ensino médio
    Werlaine Miranda Oliveira
  • Prática de leitura e ensino de língua inglesa: perspectivas teóricas e análise de material didático
    Jadlla Cruz do Amparo
  • Oficina literária e publicação de um caderno de minicontos: relato de ações do PIBID/Espanhol no Colégio Modelo de Ilhéus
    Maria José Santos Tonico
    Laís Silva Santos
Sessão de Comunicação: Identidade e construções identitárias
Coordenadora: Ellen Caroline Oliveira Lima
Sala 2102, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • Contribuições da la crítica para os estudos de linguagem e identidade
    Nivana Ferreira da Silva
  • A construção de uma identidade negra no conto Angolano "ZITO MAKOA, da 4ª classe", de Luandino Vieira
    Thaíse de Santana Santos
  • Mistida: língua, identidade e oralidade
    Ellen Caroline Oliveira Lima
  • Identidade e consciência negra no poema "Quem sou eu?" de Luís Gama
    Naiara Pereira dos Santos
  • Literatura São-Tomense e construções identitárias
    Cleudes Cotias Santos
  • Que povo brasileiro? Considerações identitárias em João Ubaldo Ribeiro
    Bárbara Albuquerque Paixão
  • Meu corpo Afro
    Juan Ignacio Azpeitia
Sessão de Comunicação: Estudos tradutórios
Coordenador: Jorge Onodera
Sala 2101, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • De "Tocaia Grande" a "Showdown": um estudo dos termos gastronômicos traduzidos
    Renato Gonçalves Peruzzo
  • Aspectos culturais na tradução de Tenda dos Milagres
    André Luiz Nogueira Batista
  • Traduzindo a religião: o candomblé em Tocaia Grande: a face obscura
    Luana Santos Melo
  • Uma nova tendência na adaptação de Jane Austen
    Isadora Tavares Guerra
  • Expressões idiomáticas Português/ Inglês em Tocaia Grande: a face obscura, de Jorge Amado
    Idyara Machado Cruz Arruda
  • George Owell: um olhar comparativo entre obra literária e adaptação fílmica
    Kaique Moreira Léo Lopes
  • A bonança de Miranda após a tempestade: a personagem shakespeareana ressignificada no romance indigo, de Marina Warner
    Fernanda Pinheiro Pedrecal
Sessão de Comunicação: Questão de gênero
Coordenadora: Jeanne Cristina Barbosa Paganucci
Sala 2109, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • Gênero e realismo maravilhoso no romance sagrado
    Luciana Helena Cajas Mazzutti
  • O corpo/ fala subalterna do feminismo negro na obra Niketche: lócus da dominação masculina
    Maiane Pires Tigre
  • Penélopes em trânsito: antiguidade e modernidade em Machado de Assis
    Jaciene de Andrade Santos
  • O sentido guardado nas cartas de Mariana Alcoforado e conto de Florbela Espanca
    Jeanne Cristina Barbosa Paganucci
  • Os sapatinhos vermelhos: a representação feminina na narrativa de Caio Fernando Abreu
    Urandi Rosa Novais
  • Problematizando "estranhamentos" de alunos (as) frente às sexualidades não heterossexuais em aulas de língua Inglesa no ensino médio.
    Danilo Ramos dos Santos Leao Barreto
    Clebemilton Gomes do Nascimento
  • Questões de gênero e sexualidade em dois filmes de Pedro Almodóvar: a homossexualidade em mala educación e a transexualidade em todo sobre mi madre
    Oriana Araujo Maia
Sessão de Comunicação: Recursos digitais e interatividade
Coordenadora: Arlete Vieira da Silva
Sala 2112, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • Interatividade dialógica em obras de narrativas locativas
    Vinícius Vita Gorender
    Vânia Lúcia Menezes Torga
  • O desafio da didatização de gêneros discursivos da internet em livros didáticos de Português
    Verena Santos Abreu
  • A experiência do blog no subprojeto do PIBID de Espanhol
    Aline de Freitas Santos
  • Alice no país das maravilhas, do papel à tela: algumas considerações sobre iniciação à docência e ensino de literatura no contexto digital
    Reheniglei Araújo Rehem
    Viviane de Jesus Barbosa
  • Relatos de experiências online: construindo autorias em uma educação em direitos humanos na EJA
    Thaise da Paixão Santos
    Gilberto Pereira Fernandes
  • O uso das interfaces digitais no contexto escolar: contribuições e novas perspectivas para o aprendizado da escrita
    Fernanda Maria Almeida dos Santos
  • Ensino de língua Portuguesa como língua estrangeira no programa portal: desafios e perspectivas
    Carine Andrade Santana
Sessão de Comunicação: Estudos literários 1
Coordenadora: Raquel da Silva Ortega
Sala 2105, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • Abuso de poder, repressão e tortura no romance En Cualquier Lugar, de Marta Traba: realidade do período ditatorial na Argentina
    Giselle Bomfim Cerqueira
    Luana Isabel Silva de Assis
  • Outrização produtiva em "Things Fall Apart", de Chinua Achebe
    Evelyn Santos Almeida
  • Marcas do gênero testemunhal em Conversación al Sur de Marta Traba e Operación Masacre de Rodolfo Walsh
    Kamilla Souza Santana
    Maria Clara de Jesus Reis
  • Intertextualidade em Eça de Queirós: múltiplas tessituras
    Juliana Rodrigues Salles
  • Modernidade e fantástico em A Hora dos Ruminantes, de José J. Veiga
    Raquel da Silva Ortega
  • A construção hibrida do romance Purgatório
    Tiago Calazans Simões
  • A representação literária na relação entre discursos e poderes
    Victor Lima Pereira Santos
Sessão de Comunicação: Estudos literários 2
Coordenadora: Suellen Thomaz de Aquino Martins
Sala de Multimeios do DLA, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • Narrativas orais do Rio do Engenho (Ilhéus/ Bahia): memória e patrimônio
    Gisane Souza Santana
    Maria de Lourdes Netto Simões
  • História e ficção em As Andorinhas, de Paulina Chiziane
    Bárbara Luiza Menezes Lago
  • Vocalidades poéticas: performance, tradição e memória nas narrativas orais do município de Eunápolis-Ba
    Suzana Santana de Souza
  • A palavra como bálsamo: a doença em Manuel Bandeira e Caio Fernando Abreu
    Layz Costa Silva Matos
  • Nós todos, sozinhos: os conceitos intercambiáveis de multitude e solitude em "O Homem da Multidão" de Edgar Allan Poe e "Quadros Parisienses" de Charles Baudelaire
    Helio Pereira Barreto
  • Tensão e entusiasmo com a modernidade na poética de Eurico Alves
    José Roberto dos Santos
    Jorge de Souza Araujo
  • Na tessitura da intertextualidade: o entrelugar da reverência e reestilização nos contos "Linha Férrea" de Tércia Montenegro e "O Enfermeiro" de Machado de Assis
    Isaura dos Santos Souza
    Juliana Rodrigues Salles
14 de Maio de 2015
8:00 – 8:30 Apresentação cultural de dança
Auditório, 1º andar, Pavilhão Jorge Amado
Studio de Dança Natália Azevedo
8:30 – 9:50 Mesa-redonda: Ensino contemporâneo de literaturas
Auditório, 1º andar, Pavilhão Jorge Amado
  • O ensino da literatura nos dias atuais
    Dra. Paula Regina Siega
  • Ensino de literatura – apontamentos – coisas de palavras
    Dr. Flávio Lourenço Peixoto Lima
10:00 – 12:00 Sessão de Comunicação: Estudos biográficos
Coordenadora: Inara de Oliveira Rodrigues
Sala 2102, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • "ESPAÇO BIOGRÁFICO" E "BIOGRAFEMA": NOÇÕES PARA COMPREENDER A REINVENÇÃO DE VIDAS PULVERIZADAS
    Murillo Cesar da Silva Silva
  • O IRMÃO ALEMÃO DE CHICO BUARQUE: MEMÓRIA E AUTOBIOGRAFIA EM PROSA LITERÁRIA
    Jeanne Cristina Barbosa Paganucci
  • UMA PERSPECTIVA HOMOAFETIVA NO BIOGRAFEMA CAMP DE EVA PERÓN
    Lorena Dantas Rodrigues
  • TIA CIATA E TIA NORATA – CAMINHOS BIOGRÁFICOS QUE SE ENTRECRUZAM
    Leila Cunha Raposo
  • DAS CINZAS À PURPURINA: O BIOGRAFEMA HOMOCULTURAL EM "MANUEL NUNCA DIJO ADIÓS"
    Tales Santos Pereira
  • EXPLORANDO AS AUTOGRAFIAS: (AUTO)BIOGRAFIAS EM QUADRINHOS
    Fabiana Dias Bastos
Sessão de Comunicação: Estudos discursivos
Coordenador: Maurício Beck
Sala 2107, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • #ÊTAPRESIDENTACONECTADA: UMA ANÁLISE DIALÓGICO-DISCURSIVA DA PÁGINA DILMA BOLADA NO FACEBOOK.
    Luiza Helena André Santos Chiovato
  • LINGUAGEM MACHISTA: A INVISIBILIDADE DA MULHER ENQUANTO "SUJEITA" NA HISTÓRIA
    Bruna Weyll de Melo
  • A ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA: REFLEXÕES DE FAIRCLOUGH SOBRE A TEORIA SOCIAL DO DISCURSO.
    Elso Soares Leite
  • A HETEROGENEIDADE DISCURSIVA NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO POLÍTICO
    Remigio Pires de Noaves
  • A QUESTÃO DO RACISMO NO CONTO "NEGRINHA" DE MONTEIRO LOBATO SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO
    Allana Costa Silva
  • O MONÓLOGO NA CONSCIÊNCIA: A CRÍTICA DERRIDIANA A FENOMENOLOGIA DE HUSSERL.
    Magno Luiz da Costa Oliveira
Sessão de Comunicação: Formação de professores 2
Coordenador: Juan Facundo Sarmiento
Sala 2105, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • ENSINAR A ENSINAR: EXPERIÊNCIAS NA DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
    Juan Facundo Sarmiento
  • O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS DA UEFS
    Wadisllane Borges Santos
    Luana Moreira Reis
  • ANÁLISE CRÍTICA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
    Edineia de Barros Santos
    Jurgem Souza
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS EM PERSPECTIVA CRÍTICA E INTERCULTURAL
    Luana Moreira Reis
Sessão de Comunicação: Ensino de línguas 2
Coordenadora: Ludmila Scarano Coimbra
Sala 2101, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • PORTUNHOL: O TRATAMENTO DA INTERLÍNGUA NA AULA DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE)
    Laís Silva Santos
  • O ARTIGO "LO" E A PREPOSIÇÃO "A" EM PRODUÇÕES ESCRITAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
    Diana Yineth Rueda Cordero
  • O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PRAGMÁTICA A PARTIR DO ENSINO DE EXPRESSÕES FRASEOLÓGICAS DA LÍNGUA INGLESA
    Diogo Rammon Correia de Freitas
    Liz Sandra Souza e Souza
  • ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
    Daniela Rocha de Franca
  • A TEORIA DOS POLISSISTEMAS NO CONTEXTO DO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
    Jorge Hernán Yerro
Sessão de Comunicação: Formação de professores 3
Coordenador: Isaías Francisco de Carvalho
Sala 2108, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • LÍNGUA INGLESA NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOBRE SUSTENTABILIDADE
    Mariana Correia de Oliveira Silva
    Luciene Monjardim
  • LÍNGUA INGLESA NO COTIDIANO: UM OLHAR SOBRE OS SÍMBOLOS DE RECICLAGEM
    Elisabete Costa Silva
    Luciene Monjardim
  • LÍNGUA INGLESA E SUSTENTABILIDADE NO ENSINO PÚBLICO POR MEIO DE CHARGES
    Hanna Santana Barbosa
    Luciene Monjardim
  • TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PROPOSTA INTEGRADORA
    Francielle Ferreira Silva
    Maria Alice Linhares Costa
  • CRENÇAS E IDENTIDADE DOS PROFESSORES ALUNOS DO PARFOR/INGLÊS DA UESC
    Roselma Vieira Cajazeira
Sessão de Comunicação: Leitura e letramento 2
Coordenadora: Reheniglei Araújo Rehem
Sala 2109, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • O LUGAR DO TEXTO LITERÁRIO NAS METODOLOGIAS DE BASE TRADICIONAL, ESTRUTURAL E COMUNICATIVA
    Jocilene Santana Prado
  • O GÊNERO DISCURSIVO NARRATIVAS LOCATIVAS
    Vinícius Vita Gorender
  • LITERATURA INGLESA, LETRAMENTO E O ENSINO DE INGLÊS
    Helen Cristina Macedo Carvalho Silva
  • LETRAMENTO E ENSINO DE ESPANHOL: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE LEITURA PROPOSTAS POR UM MATERIAL DIDÁTICO
    Amanda Santos Alves
  • LETRAMENTO E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA PROPOSTAS NO MATERIAL DIDÁTICO DO SISTEMA DE ENSINO POSITIVO PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
    Yuri Andrei Batista Santos
  • SEMIÓTICA SOCIAL E GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL NA LEITURA DE INFOGRÁFICOS
    Denise Claudete Bezerra de Oliveira
Sessão de Comunicação: Materiais e recursos didáticos
Coordenadora: Siomara Castro Nery
Sala 2112, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • A PRODUÇÃO ORAL NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL CERCANÍA: ANÁLISE E ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES
    Iasmine Menezes Passinho
  • ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE ATRAVÉS DE RECURSOS AUDIOVISUAIS.
    Allana Costa Silva
  • ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA & GÊNEROS TEXTUAIS: RELAÇÃO NECESSÁRIA E SIGNIFICATIVA À APRENDIZAGEM
    Luciene Carla S. S. Monjardim
    Laura de Almeida
  • O TEXTO NOS CADERNOS DAS 7ª E 8ª SÉRIES DO PROGRAMA GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA: CONCEPÇÕES E ENSINO
    Andréa Caldas Duarte
  • A PRODUÇÃO ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO CERCANÍA: ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA ESPANHOLA
    Cecília Souza Santos Sobrinha
  • A PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO
    Rafaele Almeida Soares
Sessão de Comunicação: Representações sociais
Coordenadora: Núbia Nunes
Sala de Multimeios do DLA, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
  • RESISTÊNCIA AO EUROCENTRISMO NA LÍRICA DE ANA PAULA TAVARES
    Elane Nascimento da Silva
    Leandro Souza Borges Silva
  • GARIMPANDO IMAGENS, REVELANDO 'OUTRA' BAHIA: SERTÃO E SOCIABILIDADES GARIMPEIRAS NA NARRATIVA DE LINDOLFO ROCHA
    Isaura dos Santos Souza
  • A GUERRA E SEUS MODOS DE CONDUÇÃO NA EXPANSÃO IMPERIAL PORTUGUESA
    Wellington José Gomes Freire
  • A ESCRITURA MALANDRA EM "MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS"
    João Daniel Guimarães Oliveira
  • CULTURAS POPULARES: CLIVAGENS E RASURAS CONCEITUAIS
    Vanusa Mascarenhas Santos
  • RUBÉN DARÍO: UM HOMEM, UM POETA
    Gustavo Adolfo Rivera Arbulú
    Iara Kastrup Schlaepfer
  • ENTRE MITO E HISTÓRIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO BRASIL EM "SÃO MARCOS" DE GUIMARÃES ROSA
    Taís Fernanda da Gama e Silva
12:00 – 14:00 Mostra de Fotografias
Corredor, 1º andar, Pavilhão Adonias Filho
Juan Facundo Sarmiento
14:00 – 17:00 Minicursos – 2ª parte
  • Ensino-aprendizagem de línguas para fins específicos (LINFE)
    Sala 1205, 2º andar, Pavilhão Pedro Calmon
    Jorge Onodera
  • Ensino de língua estrangeira dialogando com a sustentabilidade
    Sala 1207, 2º andar, Pavilhão Pedro Calmon
    Laura de Almeida
  • A fonética de língua espanhola: teoria e prática
    Sala 1208, 2º andar, Pavilhão Pedro Calmon
    Juan Facundo Sarmiento
  • A música como recurso didático na aula de espanhol: uma abordagem prática
    Sala 1209, 2º andar, Pavilhão Pedro Calmon
    Raquel da Silva Ortega
  • Análise de discurso e entremeios: a cidade como espaço de significação
    Sala 1210, 2º andar, Pavilhão Pedro Calmon
    Maurício Beck
  • Leitura e letramento na pedagogia freiriana
    Sala 1211, 2º andar, Pavilhão Pedro Calmon
    Arlete Vieira da Silva
  • LIBRAS: a língua em suas mãos
    Sala 1212, 2º andar, Pavilhão Pedro Calmon
    Ione Barbosa de Oliveira Silva
  • Filologia: arte ou ciência?
    Sala 1213, 2º andar, Pavilhão Pedro Calmon
    Luana dos Santos Castro Marinho
18:00 – 19:30 CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO: Tradições e mudanças linguísticas
Auditório, 1º andar, Pavilhão Jorge Amado
  • TRADIÇÃO ORAL E ESTUDOS LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS: PANORAMA E PERSPECTIVAS EM COMUNIDADES AFRO-BAIANAS
    Ma. Marialda Jovita Silveira
  • FENÔMENOS DE MUDANÇA LINGUÍSTICA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
    Dra. Gessilene Silveira Kanthack
19:30 – 21:00 Apresentações culturais
Auditório, 1º andar, Pavilhão Jorge Amado
21:00 – 21:30 Entrega dos certificados
Auditório, 1º andar, Pavilhão Jorge Amado