VIII SEPEXLE – Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras
Minicursos
Para fazer sua inscrição nos minicursos utilize o seguinte formulário: http://goo.gl/forms/Fx4Xf3TPaf
Minicurso 1: |
Vamos falar do professor de línguas do século XXI? - Por quê? Quem? Como? Onde? Ao fazer o convite para falar do professor de línguas do Século XXI este minicurso pretende dialogar sobre os desafios, as complexidades e as novas demandas de uma sociedade multifacetada e plural, onde o conhecimento, a informação e a inovação tecnológica sinalizam-se como os pilares para o crescimento, transformação e desenvolvimento dessa sociedade. Nesse contexto, os temas sobre – formação docente; docência reflexiva; diversidade cultural; interculturalidade; tecnologias de linguagem; tecnologias da informação e comunicação; entre outros – são revisitados para responder aos questionamentos: 'Por que falar do professor de línguas do Século XXI?'; 'Quem é esse professor?'; 'Como se vislumbra esse professor?'; 'Onde está esse professor?'. Para tanto, busca-se nas áreas da Linguística Aplicada e da Educação o referencial teórico para embasar uma discussão crítica e profícua. |
Minicurso 2: |
Funções da linguagem: um modelo para a educação linguística (Re)conhecimento das diferentes funções da linguagem como intencionalidade discursiva em textos diversos: canções e poemas; charges e HQ; publicidade e propaganda. |
Minicurso 3: |
Leitura e letramento na Educação de Jovens e Adultos em Paulo Freire Pressupostos acerca das categorias leitura e Letramento a partir da pedagogia do educador Paulo Freire. A importância do ato de ler e temas geradores como pressupostos para a construção da alfabetização na EJA. |
Minicurso 4: |
Metodologia do ensino do francês: origem, princípios e evolução do enfoque comunicativo O trabalho proposto é concebido sob o formato de mini-curso e pretende fomentar a discussão acerca da metodologia das línguas estrangeiras, com ênfase no ensino do francês. Para tanto, far-se-á, um panorama do enfoque comunicativo desde os seus primórdios até os dias atuais. Em seguida, proceder-se-á ao delineamento dos princípios comunicativos do enfoque em questão. E finalmente, debater-se-á sobre sua evolução. Em tempo, segundo o linguista Widdowson (1988), conhecer uma língua não é somente compreender, falar, ler e escrever frases; é também saber como as frases devem ser utilizadas, objetivando a comunicação, isto é, adquirir uma língua é muito mais do que compreender e produzir frases gramaticalmente corretas; é antes de tudo empregar frases de maneira adequada ao contexto e à situação. |
Minicurso 5: |
Poesia de resistência à ditadura civil-militar (1964-1985) O minicurso tem por objetivo apresentar a poesia de resistência à ditadura civil-militar em relação à produção poética brasileira contemporânea. Em seguida, haverá leitura e discussão poemas a fim de se comentar aspectos relativos a temáticas, configurações, contexto de produção, circulação e recepção. Outro aspecto importante dentro do curso é a função testemunhal de parte da poesia de resistência. |
Minicurso 6: |
Gramática para quê? O ensino de língua portuguesa passa por um ensaio de mudança de paradigma. No centro das discussões, está a gramática. Este minicurso vai apresentar uma proposta para o ensino de gramática, integrado ao ensino da leitura, da produção escrita e da oralidade. |
Minicurso 7: |
Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS, cultura e aspectos linguísticos Propomos neste mini-curso apresentar noções básicas da comunicação em Língua Brasileira de Sinais/Libras, apresentado elementos da cultura surda e características linguísticas que reconhece a Libras como língua. |