GESTÃO CULTURAL
Estrutura Curricular e Características Gerais
- Carga Horária: 360 horas/aula, mais o tempo para elaboração do trabalho final de curso;
- Duração: 24 meses;
- Modalidade: presencial, com dois encontros semanais a cada quinze dias, em cada módulo, aos sábados e domingos (das 08h00min às 11h00min e das 12h00min às 16h30min);
- Aulas: Teóricas (no Campus da UESC) e uma aula de campo ou visita técnica (Imersão Cultural) ao final de cada módulo, em equipamentos culturais do Território Litoral Sul da Bahia ou outras localidades;
- Trabalho de Final de Curso (TCC): Monografia, artigo científico ou projeto de intervenção;
PORTARIA ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO CULTURAL
Termo de Aceite de Orientação de Estudantes
Manual de Normas Técnicas para TCC-UESC
Projeto de Intervenção - Rio do Engenho
Pré-Projeto de Intervenção - Feira de Buerarema
Artigo Resumido - Programa de Formação de Agentes e Gestores Culturais Litoral Sul da Bahia
- Certificados: Fará jus ao certificado de conclusão o (a) estudante que obtiver, ao menos, 75% de frequência no curso e nota igual ou superior a 7,0 (sete), além de ter seu trabalho final (TCC) aprovado;
- Vagas: 40 (quarenta);
- Entrada: Anual;
- Calendário de aulas:
Aguardando início de aulas em 2023.2
- Disciplinas (teóricas, de 30h e 02 créditos), códigos e ementas:
Dimensões da Cultura: Interfaces, Diversidade e Desenvolvimento | (LTA-723) |
Análise da diferenciação entre as dimensões da cultura: dimensão antropológica, sociológica e sua dimensão organizacional. O caráter essencial e duradouro da cultura, a maneira como se expressa enquanto arte, sua configuração como mercado e sua institucionalização como experiência política. A articulação entre cultura e os demais campos que constituem a dimensão central da experiência coletiva e que se configuram as políticas públicas: a educação, o turismo, a saúde, o meio ambiente e a comunicação.
Políticas Públicas para a Cultura e Marketing Cultural | (LTA-724) |
Histórico das políticas públicas brasileiras voltadas para a produção, distribuição e consumo cultural. As leis de incentivo à cultura. Marketing cultural na perspectiva da empresa, do artista e do Governo.
Ciência e Conhecimento Científico, Metodologia de Pesquisa e Elaboração de Conclusão de Curso | (FCH-773) |
Pesquisa e desenvolvimento científico. Organização e orientação da pesquisa para elaboração de trabalho de conclusão de curso.
Gestão da Cultura, Patrimônio e Planejamento | (LTA-725) |
As funções administrativas básicas: planejamento, coordenação, direção e controle, aplicadas à área cultural. A gestão de negócios no campo da cultura. Empreendedorismo cultural. O aproveitamento dos recursos culturais e sua transformação em produtos comercializáveis.
Elaboração de Projetos Culturais, Captação de Recursos e Gestão Orçamentária | (LTA-726) |
Elaboração e gestão de projetos culturais. Fontes e mecanismos de financiamento de projetos culturais. Leis de incentivo à cultura por renúncia fiscal. Editais públicos e de entes privados para inscrição de projetos. Estratégias de captação de recursos.
A Cultura como Direito, Legislação e Direito Cultural | (LTA-727) |
Reflexão sobre a cultura como parte dos direitos fundamentais do cidadão. A Constituição Brasileira e os marcos legais que dela derivam. O papel do Estado nacional e dos demais entes federados e da sociedade civil. Cidadania e cidadania cultural.
Seminários Temáticos I | (LTA-728) |
Aulas abertas; rodas de conversa, compartilhamento de experiências por parte de artistas, produtores culturais, gestores públicos e afins, com base na proposta do Plano Nacional de Cultura (acesso à fruição cultural), com vistas ao intercâmbio academia/comunidade.
Seminários Temáticos II | (LTA-729) |
Aulas abertas; rodas de conversa, compartilhamento de experiências por parte de artistas, produtores culturais, gestores públicos e afins, com base na proposta do Plano Nacional de Cultura (acesso à fruição cultural), com vistas ao intercâmbio academia/comunidade.
Sistemas de Cultura e Redes Colaborativas | (LTA-730) |
Estrutura e caracterização do Sistema Nacional de Cultura e Sistema Estadual de Cultura (Bahia). Políticas públicas acerca de formação de redes em cultura: finalidade, operacionalidade. Adesão de municípios às redes. Interesses municipais quanto ao recebimento de recursos para a cultura.
Economia da Cultura e Economia Criativa | (ECO-125) |
Caracterização da chamada Economia da Cultura, ao lado da Economia do Conhecimento (ou da Informação), no âmbito da Economia Nova. Produção, circulação e consumo de bens e serviços culturais. A capacidade criativa no campo da cultura. As indústrias criativas brasileiras. Impactos econômicos do setor criativo.
Cultura Brasileira e Produto Cultural Brasileiro | (LTA-731) |
Considerações sobre a formação cultural do povo brasileiro a partir das heranças africana, americana e europeia. Arte e cultura brasileiras: simbolismo, identidade e mercado. Recursos culturais e produtos culturais brasileiros e baianos. Produção cultural de cunho regionalista, no âmbito dos processos de globalização.
Projetos Culturais: Seminário de Encerramento | (LTA-732) |
Seminários para apresentação de trabalhos de conclusão de curso: monografias, artigos ou projetos de intervenção da realidade cultual local, regional. Participação de público interno e externo.