Formação de Consultores
Ementas
Planejamento Estratégico em Consultoria
Introdução. O Que É Planejamento Estratégico?. Por que desenvolver uma plano estratégico na empresa? Qual a diferença do planejamento estratégico para o tradicional? Quais são os principais elementos do planejamento estratégico? A Importância Do Planejamento estratégico. Planejamento Estratégico de Marketing e Planejamento Operacional/Tático De Marketing. Balanced Scorecard. Planejamento estratégico é suficiente para garantir uma boa gestão?
Gestão e Logistica Empresarial
Introdução. Administração Empreendedora. Logística Empresarial. O Gerenciamento Da Cadeia De Suprimentos – Supply Chain. Management. A Importância Das Tecnologias Da Informação Para A Logística. Bens e Serviços; política de preços; canais de distribuição; estratégias de comunicação; plano de marketing.
Economia, Conectividade e Oportunidade de Negócios
Segurança de dados e da Informação; Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade de dados e informação. Abordagem dos conceitos e características do empreendedorismo. Definição do conceito de empresa e seus aspectos legais. Elaboração de plano de negócios. Formação de administradores, profissionais, líderes e empreendedores, no contexto de globalização e das relações homem e empresa. Técnicas de Negociação: aspectos comportamentais na negociação e sua eficácia. Negócio e sua Importância. Descrição do Negócio. Análise de Prioridades. Teoria das Decisões.
Marketing de Serviços para Consultores e Plano de Negócios para empresa de consultoria.
Conceito de Marketing. Ambientes de Marketing. Composto de marketing. Marketing de serviços. Sistema de informação de marketing com aplicação de pesquisa de mercado. Plano de marketing e estratégias mercadológicas. Informática e suas implicações com Marketing. Avaliação do desempenho do participante a partir do desenvolvimento de um Plano de Negócios para uma empresa de consultoria.
Métodos de Pesquisa aplicados à Consultoria e diagnóstico de Empresa
Conceitos estatísticos. Análise exploratória de dados: amostragem, coleta de dados, codificação, tabulação, processamento eletrônico, representação tabular, representação gráfica, resumo de dados (medidas de tendência central e de dispersão), análise e interpretação. Dimensionamento da amostra, correlação e regressão simples. Probabilidade. Variáveis aleatórias. Distribuições de probabilidade. Diagnóstico Empresarial. Estratégias.
Consultoria: Técnicas de Consultoria, Negociação e Comunicação
Características do consultor; Mercado de consultoria; Elaboração de business plan; As etapas de um processo de negociação; A importância da informação e do planejamento na negociação da consultoria; Comunicação eficaz; Recursos visuais; Linguagem corporal; Administração de Conflitos: Conflito Pessoal. Como Resolver os Conflitos. Como Gerenciar Conflitos entre duas Pessoas. Conflito e Negociação nas Organizações. Tipos de Conflitos. Áreas de Conflito. Conflitos e Negociação. Como Administrar os Conflitos. Negociação. Vinte Dicas Para ter Sucesso numa Negociação. Os Principais Ingredientes Para se ter Êxito em uma Negociação. Modelos De Negociação. Negociação E Poder De Barganha Nas Decisões Em Grupo.
Contratos de Consultoria (tributação, direitos e deveres)
Introdução. Origens e importância do planejamento tributário. O planejamento tributário a partir das normas jurídicas tributárias. O planejamento tributário a partir das normas jurídicas fiscais a questão da elisão e evasão fiscal no planejamento tributário. Conceitos e definições. Imunidade tributária. elisão e evasão fiscal elementos e características de um bom sistema tributário. Tributação sobre o a renda. a norma antielisiva – parágrafo único do art. 116 a medida provisória n. 232 57.
Cultura Organizacional
Conceituação e dinâmica da cultura organizacional. Cultura organizacional como ferramenta de gestão. Diagnóstico do clima organizacional. Os efeitos da cultura organizacional sobre o clima e o desempenho da organização. Análise do exercício do poder, dos estilos de liderança e gerência e das formas de participação na organização. Gestão da cultura direcionada ao alto desempenho da organização. Mudança estratégica na organização. Tipos de pesquisa do clima organizacional. Divulgação da pesquisa e formas de ação.
Gestão Financeira de Serviços de Consultoria
Fundamentos da Gestão Financeira, ambiente financeiro e conceitos financeiros. Fontes de Financiamento. Técnicas de análise e planejamento financeiro. Administração de capital de giro. Análise do ponto de equilíbrio das operações e alavancagem. Administração de ativos permanentes e investimento de capital. Custo de capital. Finanças pessoais.
Seminários de Tópicos Avançados
A carga horária desta disciplina será destinada para palestra que abordem temas atuais e inovadores e, sempre que possível ministrada por empresários, profissionais e/ou professores convidados.
Monografia
Trabalho de conclusão de curso (TCC).