Uesc -Universidade Estadual de Santa Cruz

Economia das Sociedades Cooperativas

Estrutura Curricular

O curso é composto por 20 (vinte) disciplinas, sendo 12 (doze) obrigatórias e 8 (oito) optativas). Para integralizar, o discente deverá cumprir as disciplinas obrigatórias e pelo menos 2 (duas) optativas.

Espera-se o cumprimento de 13 disciplinas nos primeiros doze meses, restando apenas a disciplina de Seminário de Pesquisa para o último semestre, momento de construção da monografia com orientação dos professores.

  • GRADE CURRICULAR
  • DISCIPLINAS OPTATIVAS
  • EMENTÁRIO

Disciplinas / Atividades Nt Carga Horária Creditação
T P Total T P Total
Processo de Formação da Vontade Coletiva OB 30   30 2 0 2
Teoria da Doutrina Cooperativista OB 30   30 2 0 2
Tópicos da Legislação Cooperativista OB 30   30 2 0 2
Tópicos da Economia Social, Associativismo e Economia Solidária OB 30   30 2 0 2
Gestão das Sociedades Cooperativistas OB 15 30 45 1 1 2
Noções de Contabilidade de Empreendimentos Cooperativos OB 30   30 2 0 2
Análise Econômica e Financeira de Empreendimentos Cooperativos OB 30   30 2 0 2
Economia Empresarial OB 30   30 2 0 2
Estudo de Viabilidade Econômica Empreendimentos Cooperativos OB 30   30 2 0 2
Pesquisa Aplicada OB 30   30 2 0 2
Avaliação de Cooperativas OB 30   30 2 0 2
Seminário de Pesquisa OB 15   15 1 0 1
Optativa 1 OP 30   30 2 0 2
Optativa 2 OP 30   30 2 0 2
Total   390 30 420 26 1 27

 


Disciplinas / Atividades Nt Carga Horária Creditação
T P Total T P Total
Fundamentos de Economia OP 30   30 2 0 2
Economia Política OP 30   30 2 0 2
Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários OP 30 30 60 2 1 3
Comercialização e Redes em Empreendimentos Coletivos OP 30 30 60 2 1 3
Seminários de Economia de Empreendimentos Cooperativos OP 30   30 2 0 2
Metodologia do Ensino Superior OP 30   30 2 0 2
Tópicos Especiais em Cooperativismo OP 30   30 2 0 2
Tópicos Especiais em Economia Solidária OP 30   30 2 0 2

 

1. Processo de Formação da Vontade Coletiva
Interação social. Evolução social. Divisão social do trabalho. Atitudes associativistas. Vontade coletiva: visões econômica, sociológica e marxista.

2. Teoria da Doutrina Cooperativista
História do Cooperativismo. Evolução da doutrina. Princípios: fins educativos, sociais e econômicos. O cooperativismo no contexto do capitalismo. História das formas associativas e do cooperativismo. Doutrina cooperativista. Doutrinadores e correntes doutrinárias do cooperativismo.

3. Tópicos da Legislação Cooperativista
Direito Cooperativo: conceito, fontes e relações com outras disciplinas. Regime tributário e trabalhista da sociedade cooperativa. Ato cooperativo e não-cooperativo. Sociedade cooperativa: conceitos básicos e dispositivos legais.

4. Tópicos da Economia Social, Associativismo e Economia Solidária
Conceitos, categorias e tipos. Associações, Cooperativas, Fundações, Irmandades de Misericórdia, Centros Sociais, Institutos de Desenvolvimento Local. Modelos e formas de atuação. Economia Solidária.

5. Gestão das Sociedades Cooperativas
Abordagens sobre gestão: clássica, relações humanas, estruturalista, comportamentalista. Modelos de gestão. Planejamento, organização, controle.

6. Noções de Contabilidade de Empreendimentos Cooperativos
Situação patrimonial. Método das partidas dobradas e os procedimentos contábeis. Análise e balanço. Aplicações para Cooperativas e organizações sociais.

7. Análise Econômica e Financeira de Empreendimentos Cooperativos
Análises de viabilidade de projetos econômicos. Para análise de viabilidade financeira, serão utilizados: Fluxo de caixa; Taxas de Juros; Descontos; Valor Presente Líquido; Taxa Interna de Retorno; Payback; Análises de Custos. Para análise de viabilidade econômica incluirá: CANVAS, SWOT, custo de oportunidade; capacidade de gestão; concorrentes; fornecedores; entendimento sobre cadeias produtivas.

8. Pesquisa Aplicada
A pesquisa científica: definição e construção do objeto da pesquisa. Revisão de literatura. Métodos e técnicas de pesquisa. Tipos de Pesquisa. Estratégias e instrumentos de coleta de dados. Análise de dados. O artigo científico como resultado da pesquisa.

9. Economia Empresarial
Caracterização do objeto de estudo e sua evolução histórica. As diferentes abordagens teóricas da empresa. A relação da empresa com o mercado em cada uma das abordagens teóricas. Formas de representação da empresa: institucional (lei das sociedades anônimas, sociedades limitadas, ...) organizacional (controle hierárquico e sistema de decisão; coordenação vertical e horizontal; redes de firmas,...), contábil-financeira (conceitos clássicos de contabilidade analítica e análise financeira; crise dos métodos clássicos de representação contábil e financeira; novos métodos de avaliação de empresas) e cultural. Estratégias e avaliação de opções de financiamento. A problemática do porte, da origem e da estrutura patrimonial do capital das empresas.

10. Estudo de Viabilidade Econômica Empreendimentos Solidários
Plano de negócios x Estudo de Viabilidade dos Empreendimentos Associativos (EVE). Procedimentos necessários ao EVE. Objetivos do EVE. Ponto de partida: o conhecimento da atividade: perguntas preliminares. As contas necessárias: conceitos básicos. Cálculo: dos investimentos, dos custos, da receita. O resultado da atividade. Ponto de Equilíbrio. Margem de contribuição.

11. Avaliação de Cooperativas
Conceito básico de avaliação. Modelo de avaliação. Definição das variáveis e indicadores. O desempenho por esfera ou fator: administrativo, econômico, social e a participação (integração). Desempenho global. Capacidade de pagamento. Diferenciais de benefícios antes e depois da presença da cooperativa.

12. Seminário de Pesquisa
Acompanhar o desenvolvimento das pesquisas dos discentes, com vistas aos seguintes aspectos: técnicas de coleta de dados; procedimentos de análises dos dados coletados; elaboração da monografia.

13. Fundamentos da Economia
Modo de produção. Processo de trabalho: força de trabalho, objeto de trabalho e meios de trabalho. Transformação da força de trabalho em mercadoria. Salário e Lucro. Preço de produção. Mais-Valia. Oferta e Demanda. Estruturas de mercados: concorrência perfeita, monopólio e oligopólio. Empresa capitalista e empresa solidaria.

14. Economia política
Origem e natureza da economia política; a economia política clássica e marxista; o modo de produção capitalista e a lógica do capital; a lei da queda tendencial da taxa de lucro; as contradições e as crises capitalistas na atualidade; os novos sentidos da mercadoria e a teoria da alienação.

15. Incubação de empreendimentos econômicos solidários
Etapas da incubação. Metodologia e base educativa. Abordagens ANTEAG, ITCP, UNITRABALHO, CAPINA. Emancipação e avaliação.

16. Comercialização e Redes em Empreendimentos Coletivos
Consumo consciente e comércio justo. Sistemas de classificação e legitimação. Desenvolvimento e qualidade do produto. Sistema Nacional de Comercio Justo e Solidário. Certificação dos produtos e serviços e de empreendimentos econômicos solidários. Experiências exitosas de comercialização e redes em Economia Solidária.

17. Metodologia do Ensino Superior
Fundamentos filosóficos, sociológicos e políticos no processo educativo; a contemporaneidade – desenvolvimento científico e tecnológico e seu impacto na percepção de realidade: cultura, educação e poder: sua manifestação no currículo. A problemática da prática docente – a questão didática.

18. Tópicos Especiais em Cooperativismo
A disciplina tratará de temas atuais e específicos da área do cooperativismo e terá ementa e referência bibliográfica definida pelo professor da disciplina quando esta for ofertada

19. Tópicos Especiais em Economia Solidária
A disciplina tratará de temas atuais e específicos da área da Economia Solidária e terá ementa e referência bibliográfica definida pelo professor da disciplina quando esta for ofertada.

20. Seminários de Economia de Empreendimentos Cooperativos
Apresentar e discutir questões relacionadas a economia de empreendimentos cooperativos: desafios; estudos de casos; experiências exitosas; melhores práticas.